Reeducação alimentar: aprenda a emagrecer de forma saudável e duradoura

0

A reeducação alimentar é a melhor opção para o emagrecimento saudável, longe de medicamentos que são prejudiciais à saúde, longe de procedimentos cirúrgicos perigosos e longe da tortura das dietas restritivas.

Essa é a mais simples, barata e melhor maneira de diminuir, pouco a pouco, alimentos que contém maior teor gorduras e açúcar, para adicionar uma alimentação saudável na sua rotina. Para isso, prepare-se! É uma jornada incrível, que você vai precisar contar com ajuda e apoio de familiares, amigos e profissionais qualificados.

Dessa forma, aprenda um pouco mais sobre os benefícios de uma reeducação alimentar de sucesso e conquiste dicas para passar por todas as fases dessa sua nova vida sem dificuldades, com muita saúde e nutrição completa.

 

Comidas caseiras são ótimas aliadas na reeducação alimentar
Imagem: Reprodução / Pinterest

O que é reeducação alimentar?

O primeiro passo, quando estamos acima do peso é pensar: o que posso fazer para melhorar a minha saúde, minha disposição e minha rotina? Uma das melhores soluções para conquistar tudo isso de volta sem tantos efeitos colaterais é a reeducação alimentar.

Ela consiste em um plano de dieta alimentar reestruturado na busca por comer alimentos saudáveis como, verduras, frutas, legumes, carnes magras e na diminuição progressiva do volume da comida nas refeições. Assim, você ensina seu corpo novamente como comer com responsabilidade, sem exageros.

Essa reeducação vai conta a filosofia de todas as dietas radicais e super puxadas, que estimulam uma rotina muito restritiva. Dessa forma, ela se baseia na melhora da sua relação com a comida, tratando fatores externos, como o ambiente em que você vive, e internos, como a ansiedade e a compulsão.

 

Quais os benefícios da reeducação alimentar?

São muitos os benefícios proporcionados ao nosso organismo com a reeducação alimentar. Em primeiro ponto, essa mudança de visão e relação com a sua comida vai tornar sua vida mais saudável e menos prejudicial, em todos os sentidos!

Além disso, o emagrecimento com reeducação alimentar ensina a comer de forma correta, de acordo com seu perfil, suas características e necessidades. Dessa maneira, mesmo que a redução do peso não seja imediata, e os resultados apareçam aos pouquinhos, ela diminui o risco do efeito sanfona, muito comum em dietas radicais.

O mais legal da reeducação alimentar é que esse método une os benefícios do emagrecimento com o ganho de músculos mais fortes e resistentes. Além disso, você fica mais disposta, com hábitos mais saudáveis de hidratação e energia!

 

Beber bastante água ajuda na reeducação alimentar
Imagem: Reprodução / Pexels

3 dicas de sucesso no emagrecimento saudável

Existem três principais dicas para te ajudar, desde o começo, a seguir um plano de reeducação alimentar saudável e contínuo. Com elas, você não desanima e ainda sente que seu corpo se adapta melhor às mudanças da alimentação.

 

Se hidrate para potencializar os efeitos da reeducação alimentar!

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, em entrevista ao Tua Saúde, a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia auxilia no controle e na redução do peso. Além disso, promove hidratação, limpa toxinas e facilita a mudança de hábitos alimentares nocivos para mais saudáveis.

Caso tenha dificuldade em ingerir essa quantidade de água pura, todos os dias, experimente saborizá-la. Assim, coloque um pouco de limão e um pedaço de gengibre em água gelada para facilitar essa rotina.

Uma outra possibilidade é equilibrar também com suco natural e chás sem açúcar. Mas, não esqueça que a água é extremamente necessária para nosso corpo, todos os dias.

 

Alimente-se melhor regularmente para emagrecer com saúde na reeducação alimentar
Imagem: Reprodução / Pexels

Coma mais comidas naturais e caseiras

No conhecimento de Sophie Deram, nutricionista especializada em comportamento alimentar, em seu blog, comer comidas menos processadas, como as frutas, que ajudam a emagrecer, é um dos primeiros passos para uma reeducação alimentar de sucesso.

Assim, essa é uma das melhores formas de comer alimentos mais saudáveis, porque dessa forma o alimento terá mais adicionamentos de temperos naturais e as preparações serão mais leves. Além disso, a memória criada por um alimento preparado com o amor do lar faz tudo ficar muito mais saboroso e aconchegante.

Não pense que só porque a dica é sobre comida caseira na reeducação alimentar que ela será sem gordura nenhuma e sem temperos! De forma alguma! Utilize temperos e ervas naturais, dê o seu toque de delicia nas receitas. Dessa forma, você acostuma seu paladar a alimentos mais naturais, saciando-o e fortalecendo-o.

 

Tenha uma rotina regrada de alimentação e pausas na reeducação alimentar

 

Por fim, mas não menos importante, a rotina da reeducação alimentar só é bem aceita com disciplina. Por isso, nada de comer só quando a barriga roncar! É muito importante estabelecer um cronograma alimentar. Assim, divida os nutrientes, os sabores e tudo que seu corpo precisa para ficar forte, saudável e feliz, durante o dia.

Comer em intervalos de 3 horas é importantíssimo, porque assim o nível de glicose no sangue fica mais estável, fazendo com que você se sinta saciado e permitindo maior concentração na sua rotina.

Mas, para garantir e consolidar esse hábito sem causar um efeito reverso, reduza a quantidade de comida a cada refeição e selecione bem os alimentos, equilibrando proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. As refeições devem ser compostas por café da manhã, lanche no meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Preparar sua própria comida auxilia na reeducação alimentar
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Segundo Vitória Campos ao blog Desinchá, é muito importante entender os benefícios da reeducação e seguir as dicas para uma prática de sucesso, sem desanimar nessa caminhada.

A repetição dessas boas práticas na reeducação alimentar ajuda com uma rotina de alimentação saudável. Assim, ela pode ser cada vez mais prazeirosa, diminuindo e acabando com hábitos alimentares prejudiciais.

Dessa maneira, é importante lembrar que a reeducação alimentar, assim como qualquer processo de emagrecimento saudável deve ser acompanhada por um nutricionista qualificado. Ele te orientará em outras dúvidas mais específicas e criará um plano perfeito para sua vida.

 

Quer emagrecer de forma saudável? Então leia também:

Jejum intermitente: tire todas as suas dúvidas sobre a dieta

Dieta do ovo pode te ajudar a emagrecer com saúde. Saiba mais!

Proteína vegetal: confira 8 opções para substituir a carne na sua dieta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy