Inclua essas frutas que ajudam a emagrecer na sua dieta

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De uma forma geral, as frutas são grandes aliadas de uma dieta equilibrada. Embora algumas sejam mais calóricas, todas têm benefícios, já que são ricas em nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde física. Porém, se você quer perder, existem algumas frutas que ajudam a emagrecer. Conversamos com a nutricionista Carolina Gastaldo para saber quais são elas. Confira.

Frutas ajudam a emagrecer?

Frutas que ajudam a emagrecer
Foto: Pixabay

Ricas em nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde, as frutas devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Seja in natura, em receitas ou sucos, elas são muito importantes para o processo de emagrecimento porque, normalmente, são ricas em fibras e prolongam a sensação de saciedade. Além disso, algumas têm baixo valor calórico e, por isso, podem ser incluídas em uma alimentação que tem como foco a perda de peso de forma saudável.

Sendo assim, segundo a nutricionista Carolina Gastaldo, sim, algumas frutas ajudam a emagrecer. “Aliadas a hábitos saudáveis, algumas auxiliam na perda de peso graças às suas propriedades”. Por isso, com a ajuda da profissional, fizemos uma lista com cinco frutas que ajudam a emagrecer. A dica é: inclua essas delícias no café da manhã, como sobremesa, no lanche da tarde, em sucos ou receitas e aproveite todos os seus benefícios, que vão te dar uma forcinha na dieta.

Frutas que ajudam a emagrecer

Melancia

Melancia
Foto: Pixabay

Refrescante, a melancia entra na lista das frutas que ajudam a emagrecer graças à sua baixa quantidade de calorias e grande quantidade de fibras. “Meio quilo tem só 150 calorias e, além disso, ela é rica em água”, conta Carolina. E tem mais: tem vitaminas do complexo B, A e C, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. A melancia é diurética e, por isso, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço. Além de ser consumida in natura, é uma ótima pedida para o lanche da tarde, por exemplo.

Morango

“O morango ajuda a saciar a vontade de comer doce”, diz a nutricionista. E, de fato, essa fruta popular é um coringa na alimentação. Isso porque, além de ter poucas calorias, o morango é rico em antioxidantes e flavonoides, que diminuem a inflamação celular. Entre as frutas que ajudam a emagrecer, o morango merece destaque porque também colabora no controle da glicemia e ajuda a acelerar o metabolismo. Para aproveitar os benefícios, ele pode ser consumido em diferentes receitas, em sucos ou vitaminas. Seu sabor azedinho combina, inclusive, com saladas.

Abacaxi

A bromelina presente no abacaxi faz dessa fruta uma grande aliada no processo de emagrecimento. Isso porque, de acordo com Carolina, essa enzima ajuda na digestão. “Além disso, o abacaxi tem alto teor hídrico e de fibras, que auxiliam na sensação de saciedade”, conta. Uma fatia média tem cerca de 50 calorias. Vitamina A, betacaroteno, potássio e vitamina C também ganham destaque quando falamos em frutas que ajudam a emagrecer e ainda têm outros benefícios para a saúde. Também vale ressaltar que o abacaxi tem uma quantidade insignificante de gorduras.

Maçã

Maçã
Foto: Pixabay

É praticamente impossível encontrar alguém que não gosta ou que nunca comeu uma maçã. “Ela é clássica nas dietas de emagrecimento por ser de fácil consumo e ter poucas calorias”, afirma a profissional. Além disso, a maçã contém fibras, como a pectina – que forma uma espécie de gel quando é digerida e, portanto, contribui para a saciedade e diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Ela ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, facilita a digestão e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Maracujá

Assim como a maçã, o maracujá também conta com pectina que, indiretamente, ajuda no processo de perda de peso por promover sensação de saciedade. O maracujá entra na lista das frutas que ajudam a emagrecer por ter poucas calorias. Mas, a nutricionista vai além. Segundo ela, o maracujá tem, ainda, efeito calmante no nosso sistema nervoso central e isso, consequentemente, ajuda a diminuir a compulsão alimentar causada pela ansiedade. Ele também colabora na digestão e acelera o metabolismo, é rico em vitaminas A, B e C, potássio, cálcio, ferro e fósforo.

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