Hidratação com mel para os cabelos: benefícios e 7 receitas caseiras

0

A hidratação com mel é natural e indicada tanto para os cabelos quanto para a pele. Saiba como fazer em casa e aproveitar esse ingrediente ao máximo:

 

Para que serve a hidratação com mel?

pra que serve hidratação com mel
@nikki_makeup

 

É fato que o mel é um ingrediente natural com benefícios incríveis para a saúde. Além disso, ele tem sido utilizado ao longo da história da humanidade para hidratar a pele e os cabelos de forma natural. Em geral, é muito indicado pela medicina ayurvédica e, no Brasil, as receitas caseiras com mel vem fazendo cada vez mais sucesso na internet.

De acordo com a Vogue India, o mel é repleto de antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde da pele e do couro cabeludo. Também é altamente hidratante, o que, por sua vez, melhora a saúde do cabelo e controla o nível de umidade, impedindo que as madeixas fiquem quebradiças e danificadas.

Isso porque as propriedades antioxidantes dos polifenóis que ele contém ajudam a destruir os radicais livres que causam danos nos tecidos e nas células.

 

Benefícios do mel para o cabelo

benefícios do mel para os cabelos
Reprodução
  • Faz o cabelo crescer mais rápido e saudável;
  • Doa brilho e hidrata profundamente;
  • Reduz a quebra e a queda capilar;
  • Auxilia no tratamento de psoríase e eczema no couro cabeludo.

 

Auxilia no crescimento capilar

 

De acordo com um estudo de 2013, o mel pode promover o crescimento de células epiteliais (da pele). O couro cabeludo está cheio de células epiteliais que compõem os muitos folículos e ductos tão importantes para o crescimento do cabelo.

 

Hidrata os fios e adiciona brilho

 

Além disso, o mel possui propriedades hidratantes para ajudar a manter o cabelo condicionado e saudável. Ele contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Também vale notar que esse ingrediente natural possui tanto propriedades emolientes quanto umectantes.  As primeiras servem para suavizar os folículos capilares, adicionando brilho aos cabelos opacos. Já as propriedades umectantes se ligam às moléculas de água, adicionando umidade aos fios secos.

Em suma, a hidratação com mel é completa e perfeita para todos os tipos de cabelo.

 

pra que serve a hidratação com mel
@nikki_makeup

Ajuda a reduzir a quebra e a queda capilar

 

A queratina é uma proteína essencial que adiciona estrutura e força ao seu cabelo. Os tratamentos com proteínas são uma parte popular do cronograma capilar e podem ajudar a restaurar os fios fracos e quebradiços.

O mel contém aproximadamente 0,5% de proteína. Isso pode não parecer muito, mas é bem interessanteem combinação com outras vitaminas e minerais que o néctar as abelhas contém.

 

Eficaz no tratamento de doenças do couro cabeludo

 

Por fim, é preciso observar que um couro cabeludo saudável é o ponto de partida para ter cabelos longos, hidratados e cheios de brilho.

Certas condições inflamatórias da pele, como psoríase e eczema, podem afetar o couro cabeludo. Pesquisadores descobriram que o mel possui excelentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os antioxidantes são um composto importante no tratamento dessas condições.

Além disso, ingredientes anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas em caso de crise.

 

hidratação com mel para cabelos cacheados
@freshlengths

 

Receitas de hidratação caseira com mel

 

Na sequência você confere 6 receitas caseiras que usam o mel para hidratar os cabelos. As 3 primeiras são completamente naturais, enquanto as 3 últimas utilizam também uma máscara da sua preferência, nesse caso vale entender a diferença entre nutrição e hidratação para escolher a melhor.

 

Máscara capilar de mel e óleo de coco

máscara caseira de mel para os cabelos
Reprodução

 

As enzimas e os nutrientes do mel emprestam brilho ao cabelo opaco sem sobrecarregá-lo. Já o óleo de coco penetra no eixo do cabelo para condicionar e suavizar a cutícula e, juntos, eles trabalham para condicionar e fortalecer os fios.

Como fazer:

Para começar, prepare uma mistura dos dois com uma proporção de 1:2 para o mel e o óleo de coco. Em seguida basta aplicar no comprimento e deixar agir por 20 minutos antes de enxaguar.

Cuidados

É preciso sempre lembrar que o uso do óleo de coco não é indicado para todos os tipos de cabelo. Clique aqui e confira se você pode ou não fazer uso seguro do ingrediente.

 

Máscara hidratante com mel e ovo

 

A hidratação com ovo já é excelente e fica ainda melhor quando combinada com esse ingrediente natural rico em antioxidantes. Desse modo, a máscara caseira funciona porque o ovo devolve proteínas ao cabelo, tornando-o mais forte e acelerando o crescimento, enquanto o mel fornece nutrição e umidade.

Como fazer:

Misture 2 ovos com 1 xícara de mel, aplique essa mistura das raízes até pontas e deixe descansar por 20 minutos antes de enxaguar bem com shampoo.

 

Máscara capilar de iogurte e mel

Primeiramente, observamos que o iogurte tem ácido cítrico, o que ajuda a combater a caspa, enquanto o mel hidrata o cabelo de dentro para fora. Por isso essa receita é indicada pela medicina ayurvédica para quem sofre com a caspa, já que as bactérias presentes na fermentação que origina o iogurte podem ajudar a combater o problema.

Antes de utilizar, lembre-se que receitas caseiras são ótimas, mas o ideal é compreender as causas da caspa e também apostar em um bom shampoo anticaspa.

Como fazer:

Misture 1 copo de iogurte com 1/2 copo de mel, de preferência orgânico. Aplique nos cabelos limpos, deixe agir por 15 minutos e, por fim, enxágue com shampoo e condicione normalmente.

 

cabelos hidratados com mel
@hairbyruslan

 

Hidratação com mel e café

 

Na sequência, uma máscara que utiliza tanto o café quanto o mel para potencializar a máscara hidratante.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de café em pó
  • 2 colheres da máscara de sua preferência para nutrição ou hidratação
  • 1 colher (sopa) de mel:

Confira o passo a passo e aplicação no vídeo a seguir:

 

Hidratação profunda com mel para cabelos cacheados

 

Se o seu cabelo é cacheado, essa mistura certamente foi feita para você. Isso porque a receitinha caseira mistura mel, óleo de coco e máscara para deixar os cachos altamente hidratados e bem definidos.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de máscara da sua preferência;
  • 3 colheres (sopa) de mel;
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco

 

Como fazer:

  1. Para começar, lave o cabelo apenas com shampoo. Se preferir, pode usar shampoo detox.
  2. Em seguida é hora de aplicar a hidratação caseira de mel e deixar agir pelo tempo desejado;
  3. Depois lave novamente e retire a receitinha dos cabelos;
  4. Condicione normalmente e enxágue;
  5. Por fim, retire o excesso de água com toalha e finalize como desejar, o dedoliss é excelente para cachos definidos.

 

 

Hidratação com babosa, mel e ceramidas

 

Para finalizar, uma receitinha que promete ser a hidratação caseira mais poderosa de todas. Considerando os ingredientes que ela leva, certamente deve fazer maravilhas pelos cabelos. Confira na sequência:

 

Ingredientes:

  • Babosa;
  • 1 colher (sopa) de mel
  • O quanto baste de máscara;
  • 1 colher (sopa) de ceramidas;
  • Soro fisiológico
  • 1 tampinha de glicerina

 

 

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy