Máscara de café: benefícios, dicas e receitas para deixar a pele radiante

0 8.104

Você já ouviu falar nos inúmeros benefícios da máscara de café? Feita com a borra, essa é uma daquelas dicas de vovó que funciona e vai deixar a sua pele linda.

 

Como fazer a máscara de café?

máscara de café receitas
Aprenda a fazer a sua máscara de café em casa, com ingredientes simples e acessíveis.

 

Em primeiro lugar, as receitas com máscara de café podem incluir dois ou mais ingredientes. Sendo o café, é claro, a estrela principal!

Portanto, na hora de escolher a sua máscara de café, é ideal sempre ter em mente o seu tipo de pele. Isso porque cada pele tem uma necessidade especial e, portanto, a receita deve ser feita levando isso em consideração.

Peles oleosas e com tendência à acne, por exemplo, se darão bem com máscaras que levem, além do café, outros ingredientes com propriedades antimicrobianas, antibacterianas e antifúngicas. Por outro lado, as peles secas pedem por receitas altamente hidratantes. No fim, tudo é uma questão de encontrar o que funciona para você.

 

As melhores receitas naturais de máscara de café

máscara de café A naturalissima receita
Imagem via A Naturalíssima

 

Conforme mencionamos anteriormente, a borra do café é a estrela nessas receitas. Por esse motivo, não é possível utilizar o pó instantâneo, já que ele não possuirá a borra e tende a derreter rapidamente. O ideal é que a máscara promova uma esfoliação leve.

Assim, indicamos sempre utilizar a borra do café passado no dia. Aliás, quanto mais fresca, melhor. Só tome cuidado para deixar ela esfriar primeiro, ok?

Confira, em seguida, algumas receitas super especiais:

 

1. Máscara facial renovadora e esfoliante com café e óleo de coco

máscara de café receitas 3
O café é um ingrediente versátil, que colabora com a beleza da pele.

 

A primeira máscara é uma receita do site A Naturalíssima, comandado pela jornalista Marcela Rodrigues, que é uma referência em beleza natural. Conforme ela conta, o objetivo da receita é nutrir, hidratar e, é claro, renovar a pele.

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de óleo de coco, preferencialmente orgânico.
  • 2 colheres de sopa de borra de café (fresca e bem sequinha)
  • 1 gota de óleo essencial de palmarosa ou lavanda (para peles oleosas)

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes com cuidado. Em seguida, aplique na pele com movimentos leves e circulares. Como a borra do café possui partículas mais grossas, é preciso ter cuidado na hora de esfoliar, em especial se a sua pele for sensível. Aí é só deixar a máscara de café agir no seu rosto de 5 até 10 minutos. Enxágue com água fria e hidrate bem.

 

2. Máscara com café, aveia e mel para peles secas

máscara de café aveia e mel receitas
Máscara feita com café, mel e aveia ajuda a hidratar a pele.

 

Caso você tenha a pele seca, não se preocupe. Essa poderosa combinação de ativos hidratantes ajudará a deixar a pele com textura sedosa.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de borra de café
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos
  • 3 a 4 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos. Acrescente, por fim, o mel, até dar ponto. Na sequência, basta aplicar no rosto limpo e deixar agir por cerca de 5 minutos. Além disso, também é possível aplicar essa máscara no pescoço, colo e mãos.

3. Máscara de café com leite anti-cravos

Por último, uma máscara caseira simples e muito fácil para quem sofre com os cravos. A receita é do canal Nathalia Serenna, que promete acabar com cravos, manchas e até mesmo olheiras. Testa e contra pra gente o que você achou!

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de café
  • 2 a 3 colheres de leite

Modo de preparo:

Misture até formar uma pasta e aplique no rosto. No vídeo, ela aplica utilizando as mãos e uma colher. Porém, você pode utilizar um pincel para facilitar.  Após 10 minutos é só lavar e depois hidratar bem a pele.

Para que serve a máscara de café?

máscara de café receitas 4
Máscaras caseiras são seguras, fáveis e eficientes.

Conforme mencionamos anteriormente, a eficácia da máscara de café se dá junto aos demais ingredientes utilizados. Em geral, o café é um ingrediente perfeito para a rotina da beleza, uma vez que estudos comprovam a sua eficiência em reduzir a aparência de rugas e manchas causadas pelo sol, devido ao seu poder antioxidante.

Além disso, o uso regular (1x por semana) de máscaras esfoliantes é eficaz para ajudar a manter a pele limpa e ajudar a combater as bactérias causadoras da acne. Isso porque o pó de café tem grandes propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Outro ponto interessante levantado pela  Beverly Hills MD Cosmeceuticals é que a cafeína pode auxiliar na redução das olheiras. Vale incluir na sua rotina!

 

Como fazer limpeza de pele com pó de café?

No vídeo acima, a esteticista Andressa Ganacin ensina a fazer um peeling caseiro fácil e eficiente utilizando café.

Por fim, é visível que a limpeza de pele com café é muito fácil e pode ser feita por qualquer um, desde que não apresente alergia ao pó.

Nesse caso, para quem está na dúvida vale fazer um teste, aplicando um pouco da máscara no pulso, deixando agir por 10 minutos e lavando a região. Aguarde 24 horas, caso não apareça nenhum sintoma de alergia, o uso é seguro.

Ah, é importante notar, também, que uma das características da máscara de café é causar uma leve ardência no rosto. É normal sentir isso, já que o café acelera a circulação na região, o que pode causar uma sensação de leves pinicadas em peles mais sensíveis. Não se assuste, ok?

Caso a ardência aumente, remova imediatamente e aplique algum hidratante para acalmar a pele.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy