Glicerina no cabelo funciona? Descubra pra que serve e como usar
O uso de glicerina no cabelo promove fios mais hidratados, reduz o frizz e devolve a sedosidade. Esse ingrediente caseiro e baratinho promete muitos benefícios para o seu cronograma capilar.
Quais os benefícios da glicerina no cabelo?
A glicerina (também conhecida como glicerol) é usada há muitos anos pela indústria de cosméticos e cuidados pessoais. Sendo, portanto, considerado um hidratante notável para a pele e cabelos. De fato, novos estudos mostraram que ela tem propriedades incríveis para realmente ajudar no reparo e regeneração de células da pele.
Esses são os principais benefícios do uso de glicerina como hidratante para os cabelos:
- Retém a umidade natural dentro dos fios;
- Deixa o cabelo mais forte e, portanto, mais resistente à quebra;
- Devolve o brilho natural dos cabelos;
- Reduz o frizz e também as pontas duplas.
Pelos motivos elencados anteriormente, a hidratação com glicerina ganhou popularidade na internet. Desse modo, muitas receitas “milagrosas” utilizam o ingrediente, geralmente associado à outros agentes também hidratantes.
Desse modo, se o seu cabelo está muito ressecado, pode ser uma boa ideia testar a hidratação caseira à base de glicerina. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. O uso da glicerina é recomendado em diluição, sempre aplicada com outros ingredientes ou, ainda, como um potencializador de ampolas e cremes prontos.
Glicerina no cabelo funciona? Saiba o que diz a ciência
De acordo com o Dr. Lucas Fustinoni (Médico / CRM: nº 30.155), a glicerina é um ingrediente hidratante cientificamente comprovado. Ela é, na verdade, um agente espessante e umectante.
Ou seja: faz com que a pele e os cabelos mantenham a umidade natural e mantém a água no interior dos fios. O médico afirma ainda que, como resultado do uso, seu cabelo ficará – de fato – mais forte e macio.
No entanto, ele ressalta que existem diferenças entre a glicerina sintética e a natural. Confira a explicação no vídeo a seguir:
Afinal, o que é a glicerina e onde ela pode ser encontrada?
Você certamente já ouviu falar desse ingrediente. A glicerina é um álcool, conhecido também pelos nomes químicos glicerol e 1,2,3, propano triol. Pode ser obtida por hidrólise de gorduras vegetais ou vegetais naturais (triglicerídeos) ou, ainda, por síntese química de petroquímicos. Conforme citado no video anterior, existem diferenças básicas entre a glicerina vegetal e a sintética.
Se estiver pensando em usar glicerina nos cabelos, saiba que a primeira é mais indicada para usar nas hidratações caseiras e também mais fácil de encontrar. Alguns exemplos de fontes vegetais de glicerina seriam óleo de coco e manteiga de karité.
Normalmente, se você estiver comprando glicerina, o rótulo dirá se é proveniente de uma fonte vegetal. No entanto, um produto de farmácia com vários ingredientes não pode divulgar a fonte de glicerina (animal, vegetal ou sintética), a menos que esse seja um ponto de marketing para a marca (como produtos veganos, por exemplo).
Onde comprar:
Em geral, a glicerina é um ingrediente facilmente encontrado em farmácias ou mesmo online. Custa cerca de R$ 5 e é apresentada em forma líquida.
Você já conhece a hidratação com Maizena? Ela é perfeita para deixar os fios brilhantes e acabar com o frizz. Além disso, reduz o volume do cabelo, deixa os cachos mais definidos e também funciona como uma progressiva caseira.
Hidratação Com Maizena: 3 Receitas Caseiras Para Cabelos Lisos E Cacheados
Como usar a glicerina no cabelo para hidratação caseira
1. Glicerina e óleo de coco
Para começar, uma receita fácil para quem está sofrendo com a queda de cabelo. Quando a glicerina é diluida com óleo de coco e utilizada em massagens, ela melhora a circulação sanguínea. Como consequência, aumenta o crescimento do cabelo, fortalece e ajuda na queda de cabelo
Umectação com glicerina e óleo de coco antiqueda
O óleo de coco é um poderoso hidratante e regenerador, que possui propriedades para combater a queda dos fios.
- 1 colher de chá de glicerina vegetal líquida
- 1 colher de chá de óleo de coco
-
Misture os ingredientes com auxílio de uma colher de plástico.
-
Aplique no couro cabeludo
-
Em seguida, massageie bem e deixe agir por 20 minutos
-
Enxágue com shampoo e água morna, depois finalize como de costume.
-
Repita semanalmente.
2. Máscara hidratante de glicerina com babosa
A seguir, uma misturinha ótima para deixar os cabelos mais fortes, brilhantes e sem frizz. Enquanto a glicerina nos cabelos retém a umidade e hidrata os folículos capilares, a babosa regenera e trata profundamente.
Além de ser muito fácil, essa receita combina dois ingredientes baratos e poderosos.
Hidratação com glicerina e babosa
- 2 colheres de sopa de gel de babosa ((retire da folha, com o auxílio de uma faca))
- 2 colheres de sopa de glicerina vegetal
-
Para começar, retire o gel da babosa da folha
-
Em seguida, misture bem todos os ingredientes.
-
Aplique bem no cabelo, da raiz até as pontas. Vale também massagear o couro cabeludo.
-
Deixe agir por até 20 minutos.
-
Repita 1x a cada 15 dias.
Observação: as quantidades podem variar de acordo com o comprimento e volume dos seus cabelos. No entanto, o importante é que você mantenha a proporção, sendo metade de gel de babosa para metade de glicerina.
3. Desmaia cabelo com glicerina líquida e máscara hidratante
Por fim, uma receita de hidratação com glicerina no cabelo liso. Também conhecida como “desmaia cabelo”, essa misturinha vai alinhar os fios, devolver o brilho e trazer muita maciez.
Além disso, é uma receita ideal para ter sempre em casa, uma vez que os seus benefícios são altos e o custo é baixo.
Ingredientes:
- Máscara capilar (hidratante ou nutritiva, de acordo coms eu cronograma capilar);
- 1 colher de sopa de glicerina vegetal líquida;
- 1 colher de chá de óleo de coco;
- Gotas de ampola de tratamento (da sua preferência)
Confira o vídeo na sequência para ver o modo de preparo e forma de aplicação: