Detox capilar caseiro: para que serve e como fazer o seu

Você já ouviu falar no detox capilar caseiro? Essa é uma técnica de limpeza profunda que ajuda a regular a oleosidade, remover impurezas acumulados nos fios e ainda promover um crescimento mais saudável para o cabelo.

 

 

Qual é a função do detox capilar?

Ruslan Nureev
Utilizando ativos com alto poder anti-séptico, anti-inflamatório e adstringente, o detox capilar promove uma desintoxicação profunda do couro cabeludo, removendo as impurezas e resíduos acumulados. Dessa forma, os fios ficam leves e a raiz bem limpa hidratada, contribuindo para a saúde geral do cabelo.
No procedimento caseiro, você pode utilizar shampoo detox, argila verde, carvão ativado e outros ingredientes fáceis de encontrar. Esse é, também, um procedimento simples e barato para incluir na rotina.
Também é interessante notar que a desintoxicação dos cabelos pode e deve ser feita por quem está passando pelo processo de transição. Ao incluir o detox no cronograma capilar, é possível eliminar mais rapidamente resíduos de processos químicos dos fios.

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como saber se o cabelo está precisando de detox?

Bom, a princípio, sempre que o seus filhos estiverem pesados, sem vida, opacos e pouco maleáveis, é hora de desintoxicar. No dia a dia, é comum utilizar uma infinidade de produtos cheios de sulfatos, parabenos outros derivados de petróleo.
O que ocorre é que todos esses compostos químicos acabam se acumulando no fio, fechando as cutículas e formando uma película que impede que a hidratação penetre dentro do fio. Assim, o cabelo acaba ficando pesado e com um aspecto pouco saudável.
Se esse for o seu caso, não se preocupe. Basta fazer um detox capilar caseiro e você irá notar imediatamente a diferença.

 

Benefícios do detox capilar caseiro

Ruslan Nureev

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Ajuda a controlar e reduzir a oleosidade no couro cabeludo;
  • Remove impurezas, resíduos cosméticos, cloro e agentes agressivos acumulados nos fios;
  • Estimula a circulação no couro cabeludo, promovendo crescimento capilar;
  • Além disso, optando por ativos ricos em antioxidantes, você estimula regeneração celular e reduz os danos que os radicais livres causam nas células dos capilares.

Ingredientes para desintoxicar os cabelos

Ruslan Nureev

 

 

Shampoo detox ou antirresíduos

Para começar, é importante limpar os fios e abrir as cutículas. Isso pode ser feito tanto com shampoo detox quanto com o antirresíduos, a escolha irá depender da frequência com a qual você aplica o detox capilar caseiro e também o estado dos fios.

Por exemplo: cabelos sem química podem optar pelo shampoo menos agressivo, enquanto os cabelos tingidos, alisados ou que usam produtos com sulfatos e petrolatos frequentemente devem optar pelo antirresíduos.

 

Argila

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, a queridinha das máscaras faciais que também faz sucesso no detox capilar. Você pode escolher entre os vários tipos de argila de acordo com o objetivo.

De modo geral, as mais indicadas são a preta e a verde. Essas duas certamente promovem uma limpeza profunda, removem os resíduos da poluição, promovem esfoliação leve e, por fim, ajudam a controlar a oleosidade.

 

Hidratação

Nesse passo vale utilizar tanto máscaras prontas quanto aquelas receitinhas turbinadas com ingredientes naturais. O que vai guiar a escolha é, de fato, a necessidade de hidratação ou nutrição dos fios. Siga as indicações do modo de aplicação e depois enxágue.

Caso opte por uma hidratação mais natural dos cabelos, esses são os melhores ingredientes:

  • Maizena: o amigo de milho doa brilho, sela as cutículas e ainda reduz o volume;
  • Abacate:  esse, por sua vez, é mais indicado para cabelos bastante ressecados e danificados, pois trata-se de uma hidratação rica em lipídios;
  • Mel:  rico em proteínas e aminoácidos, o mel é excelente para recuperar cabelos sem vida e bastante ressecados;
  • Babosa: por último, esse ingrediente também é indicado para todos os tipos de cabelo pois hidrata profundamente, sem pesar.

 

Tônico fortalecedor ou de crescimento

 

E para finalizar, é possível utilizar um tônico natural feito com chás. Esse produto deve ser aplicado na raiz e traz efeitos incríveis no longo prazo.

Aliás, o tônico de hibisco e o tônico de anis estrelado são ótimos para promover crescimento capilar bem acelerado.

 

Como fazer um detox capilar caseiro?

Ruslan Nureev

 

Na sequência, você confere as melhores dicas e receitas (testadas e aprovadas) para desintoxicar os fios em casa.  Com os ingredientes mencionados anteriormente, é possível fazer um detox completo bem fácil e barato.

 

Detox caseiro com argila verde

 

Além de limpar profundamente, a argila verde é ótima no combate à caspa e outras doenças de pele que atingem o couro cabeludo. Esse ingrediente ainda ajuda a controlar a oleosidade e remover as impurezas dos fios, facilitando a hidratação:

 

 

Detox capilar caseiro antiqueda

 

Em segundo lugar, um detox pensado para combater a queda, limpar profundamente e estimular o crescimento dos fios. Esse procedimento é excelente para cabelos oleosos, recomendado por tricologistas e bem natural.

A recomendação é esfoliar o couro cabeludo ao menos 1 vez por mês, para remover as células mortas e estimular a circulação sanguínea na raiz.  Por fim, o ingrediente principal é a argila branca, conhecida por ser super leve e indicada sem contraindicações.

 

 

Detox capilar caseiro com babosa

 

A babosa é certamente a rainha dos tratamentos caseiros, especialmente para as cacheadas.  Isso porque a planta é rica em água e nutrientes que deixam os fios mais macios, brilhantes, hidratados e cheios de vida.

 

 

Comentários (3)
Comentar