Detox capilar caseiro: para que serve e como fazer o seu

3
Você já ouviu falar no detox capilar caseiro? Essa é uma técnica de limpeza profunda que ajuda a regular a oleosidade, remover impurezas acumulados nos fios e ainda promover um crescimento mais saudável para o cabelo.

 

 

Qual é a função do detox capilar?

Utilizando ativos com alto poder anti-séptico, anti-inflamatório e adstringente, o detox capilar promove uma desintoxicação profunda do couro cabeludo, removendo as impurezas e resíduos acumulados. Dessa forma, os fios ficam leves e a raiz bem limpa hidratada, contribuindo para a saúde geral do cabelo.
No procedimento caseiro, você pode utilizar shampoo detox, argila verde, carvão ativado e outros ingredientes fáceis de encontrar. Esse é, também, um procedimento simples e barato para incluir na rotina.
Também é interessante notar que a desintoxicação dos cabelos pode e deve ser feita por quem está passando pelo processo de transição. Ao incluir o detox no cronograma capilar, é possível eliminar mais rapidamente resíduos de processos químicos dos fios.

 

 

Como saber se o cabelo está precisando de detox?

Bom, a princípio, sempre que o seus filhos estiverem pesados, sem vida, opacos e pouco maleáveis, é hora de desintoxicar. No dia a dia, é comum utilizar uma infinidade de produtos cheios de sulfatos, parabenos outros derivados de petróleo.
O que ocorre é que todos esses compostos químicos acabam se acumulando no fio, fechando as cutículas e formando uma película que impede que a hidratação penetre dentro do fio. Assim, o cabelo acaba ficando pesado e com um aspecto pouco saudável.
Se esse for o seu caso, não se preocupe. Basta fazer um detox capilar caseiro e você irá notar imediatamente a diferença.

 

Benefícios do detox capilar caseiro

detox capilar caseiro
Ruslan Nureev

 

  • Ajuda a controlar e reduzir a oleosidade no couro cabeludo;
  • Remove impurezas, resíduos cosméticos, cloro e agentes agressivos acumulados nos fios;
  • Estimula a circulação no couro cabeludo, promovendo crescimento capilar;
  • Além disso, optando por ativos ricos em antioxidantes, você estimula regeneração celular e reduz os danos que os radicais livres causam nas células dos capilares.

Ingredientes para desintoxicar os cabelos

detox capilar caseiro como fazer
Ruslan Nureev

 

 

Shampoo detox ou antirresíduos

Para começar, é importante limpar os fios e abrir as cutículas. Isso pode ser feito tanto com shampoo detox quanto com o antirresíduos, a escolha irá depender da frequência com a qual você aplica o detox capilar caseiro e também o estado dos fios.

Por exemplo: cabelos sem química podem optar pelo shampoo menos agressivo, enquanto os cabelos tingidos, alisados ou que usam produtos com sulfatos e petrolatos frequentemente devem optar pelo antirresíduos.

 

Argila

Na sequência, a queridinha das máscaras faciais que também faz sucesso no detox capilar. Você pode escolher entre os vários tipos de argila de acordo com o objetivo.

De modo geral, as mais indicadas são a preta e a verde. Essas duas certamente promovem uma limpeza profunda, removem os resíduos da poluição, promovem esfoliação leve e, por fim, ajudam a controlar a oleosidade.

 

Hidratação

Nesse passo vale utilizar tanto máscaras prontas quanto aquelas receitinhas turbinadas com ingredientes naturais. O que vai guiar a escolha é, de fato, a necessidade de hidratação ou nutrição dos fios. Siga as indicações do modo de aplicação e depois enxágue.

Caso opte por uma hidratação mais natural dos cabelos, esses são os melhores ingredientes:

  • Maizena: o amigo de milho doa brilho, sela as cutículas e ainda reduz o volume;
  • Abacate:  esse, por sua vez, é mais indicado para cabelos bastante ressecados e danificados, pois trata-se de uma hidratação rica em lipídios;
  • Mel:  rico em proteínas e aminoácidos, o mel é excelente para recuperar cabelos sem vida e bastante ressecados;
  • Babosa: por último, esse ingrediente também é indicado para todos os tipos de cabelo pois hidrata profundamente, sem pesar.

 

Tônico fortalecedor ou de crescimento

 

E para finalizar, é possível utilizar um tônico natural feito com chás. Esse produto deve ser aplicado na raiz e traz efeitos incríveis no longo prazo.

Aliás, o tônico de hibisco e o tônico de anis estrelado são ótimos para promover crescimento capilar bem acelerado.

 

Como fazer um detox capilar caseiro?

produtos caseiros para detox capilar
Ruslan Nureev

 

Na sequência, você confere as melhores dicas e receitas (testadas e aprovadas) para desintoxicar os fios em casa.  Com os ingredientes mencionados anteriormente, é possível fazer um detox completo bem fácil e barato.

 

Detox caseiro com argila verde

 

Além de limpar profundamente, a argila verde é ótima no combate à caspa e outras doenças de pele que atingem o couro cabeludo. Esse ingrediente ainda ajuda a controlar a oleosidade e remover as impurezas dos fios, facilitando a hidratação:

 

 

Detox capilar caseiro antiqueda

 

Em segundo lugar, um detox pensado para combater a queda, limpar profundamente e estimular o crescimento dos fios. Esse procedimento é excelente para cabelos oleosos, recomendado por tricologistas e bem natural.

A recomendação é esfoliar o couro cabeludo ao menos 1 vez por mês, para remover as células mortas e estimular a circulação sanguínea na raiz.  Por fim, o ingrediente principal é a argila branca, conhecida por ser super leve e indicada sem contraindicações.

 

 

Detox capilar caseiro com babosa

 

A babosa é certamente a rainha dos tratamentos caseiros, especialmente para as cacheadas.  Isso porque a planta é rica em água e nutrientes que deixam os fios mais macios, brilhantes, hidratados e cheios de vida.

 

 

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy