Argila verde: o que é, benefícios e como usar

Aprenda como usar argila verde e desfrute dos benefícios que ela pode trazer para sua pele e cabelo

1

Quem ama cuidar da pele e dos cabelos e faz questão de priorizar produtos naturais vai se apaixonar pelos benefícios da argila verde. De todas as variedades de argila, a verde é a que possui maior diversidade na composição, como magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco e o óxido de ferro, que é o que garante a coloração esverdeada.

Para que serve a argila verde?

Em conjunto, os componentes da argila verde atuam na regularização das glândulas sebáceas, sendo uma grande ajuda para as peles oleosas. Esse tipo de argila também é capaz de acalmar a pele sensível porque tem ação antioxidante e ainda age como uma proteção da poluição, criando uma barreira na pele capaz de absorver as impurezas.

argila verde faz bem para a peleBenefícios da argila verde

Controle de oleosidade

Por conta das propriedades adstringentes, antibacterianas e esfoliantes, essa argila é o produto ideal para pele oleosa. O zinco e o silício presentes na composição são capazes de regular a produção de sebo, ajudando no combate aos cravos e espinhas.

Clareamento da pele

Os minerais agem na regeneração celular, o que ajuda a amenizar as manchas da pele. O resultado, no entanto, pode demorar um pouco para aparecer, mas é uma ótima alternativa natural para esse tipo de tratamento. Para isso, use a máscara periodicamente para alcançar uma cútis uniforme.

Diminui olheiras

A argila verde tem propriedades absortivas e desintoxicantes, o que melhora a vascularização da pele e ainda faz uma drenagem local. Isso porque a ação revitalizante atua como um lifting, diminuindo as indesejadas olheiras.

Ameniza a celulite

Aqui a ação descongestionante que atua de novo, aliada ao efeito anti-inflamatório. O uso no corpo diminui a retenção de líquidos, o que ameniza bastante o aspecto das celulites e ainda combate a flacidez. Não é à toa que a argila verde é uma das queridinhas nos spas e clínicas estéticas!

cuidados com a pele com argila verdeRedução de medidas

Além de diminuir a retenção de líquidos, a argila verde também estimula o sistema linfático, dando um chega pra lá nas toxinas. Use nas áreas desejadas para uma ajudinha da redução de medidas!

Cuidados com o couro cabeludo

As funções podem ser aproveitadas também para a saúde do couro cabeludo. Por ser desintoxicante e anti-inflamatória, ela é capaz de combater a seborreia porque diminui a oleosidade do couro. A ação desintoxicante ainda provoca uma descamação que contribui para a limpeza do couro cabeludo, o que favorece o crescimento saudável do cabelo.

Reparação de cutículas

Aconteceu algum acidente na hora de remover as cutículas? Conte com a argila verde que tem ação regeneradora, cicatrizante e hidratante, funções capazes de acalmar a pele de possíveis agressões causadas pelo alicate. A argila verde possui também ação protetora contra fungos e bactérias, o que faz dela uma aliada contra micoses e inflamações que podem acometer a região.

Benefícios da argila verde
Conheça os benefícios da argila verde

Como preparar a argila verde?

Prefira um recipiente de vidro ou cerâmica – evite plásticos e metais para não alterar a composição. O preparo básico é feito com água, usando uma medida de água para duas de argila verde. No entanto, é possível misturar a argila verde com óleo de coco para deixar o skincare ainda mais turbinado.

Dependendo da aplicação, é possível também adicionar outros óleos essenciais à mistura, como o óleo de rosa mosqueta ou o óleo de prímula, seja na mistura com água ou com óleo de coco.

argila verde
Argila verde nos cuidados com a pele

Como usar argila verde

Seja no rosto, no corpo ou no cabelo: o ideal é usar a uma vez por semana e manter em contato com a pele por 20 minutos, no máximo. Lembre-se que o uso exagerado pode causar efeitos reversos, como um ressecamento da pele, fazendo o corpo produzir ainda mais oleosidade para compensar.

Para a aplicação no corpo, espalhe a mistura de com as mãos – aqui vale ir massageando também. Aguarde a argila secar e enxágue. Se a intenção é reduzir medidas, envolva o corpo com plástico filme e aguarde de meia hora a 45 minutos. Depois é só ir para o banho.

No rosto, utilize um pincel ou espátula. Tome cuidado para não passar nas regiões dos olhos, boca e nariz. Aguarde 20 minutos e enxágue. Não esqueça de utilizar um hidratante depois.

Já para o couro cabeludo, faça a aplicação com os cabelos secos e um pincel firme, como os utilizados para coloração. Espalhe por toda a região da cabeça, aguarde a mistura secar e enxágue. Depois é só lavar o cabelo normalmente.

como usar argila verde

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy