Tipos de cabelo: quais são e como descobrir o seu?

O sistema de classificação de tipos de cabelo possui 12 diferentes possibilidades. Ele foi pensado para abranger desde os lisos até os crespos, separando-os de acordo com a textura. Descubra qual o seu:

 

Sistema de classificação de tipos de cabelo por Andre Walker

Incrível

 

Ainda nos anos 90, o cabeleireiro gringo Andre Walker Desenvolveu um sistema de classificação de tipos de cabelo. Originalmente, esse sistema foi pensado para a sua linha de cuidados capilares para cabelos afro. Aliás, Andre Walker é o hairstylist queridinho de celebridades como Oprah Winfrey, motivo pelo qual é reconhecido mundialmente como uma referência na área.

 

GLENFORD NUNEZ TYP

 

No entanto, por se tratar de uma classificação bem abrangente e assertiva, rapidamente ganhou popularidade. Com certeza você já ouviu falar em cabelo do tipo 1C, cachos 3A, etc.

Isso porque o sistema utiliza números e letras para classificar os fios de acordo com a sua textura. Portanto, dentro do sistema de classificação capilar Andre Walker, tudo se resume a quanto o cabelo é naturalmente crespo.

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como saber qual é o meu tipo de cabelo?

Elle

 

Para descobrir o seu tipo de cabelo, André Walker criou um teste bem fácil. Basta lavar o cabelo, pentear de forma suave e deixar secar ao natural. Depois, é necessário analisar primeiramente a textura do fio.

Cabelo tipo 1: fios perfeitamente lisos, sem sinal de cachos,

Tipo 2: fios levemente ondulados, mas sem formação de cachos

Cabelo tipo 3: cabelos encaracolados, com padrão em forma de S

Tipo 4: cabelos enrolados e crespos.

A partir dessa triagem inicial, cada tipo é dividido em 3 subtipos, classificados como A, B e C.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

 

Quais são os tipos de cabelo?

 

Agora que você já sabe como funciona o sistema de classificação, é hora de conhecer os tipos de cabelo e cuidados necessários para cada um.

 

Tipos de cabelo liso

Instagram

 

Cabelo 1A: em primeiro lugar, esse cabelo é geralmente muito fino e macio. Além disso, é naturalmente brilhante. No entanto, pode ser mais oleoso, por isso é preciso apostar em shampoos e condicionadores leves.

 

Cabelo 1B: esse é um cabelo um pouco mais grosso, que conta com volume perto das raízes. Ele ainda é liso, embora pareça mais cheio do que o tipo anterior.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cabelo 1C: finalizando os lisos, esse fio possui um volume impressionante e é mais grosso que os anteriores. Ainda assim, o fio é perfeitamente liso e não forma cachos. É muito comum entre asiáticas e indígenas.  Em geral, quem tem esse tipo de cabelo busca por produtos que controlem o volume.

Tipos de cabelo ondulado

Reprodução

 

Cabelo 2A: na sequência, um fio que ainda fica entre o liso e o ondulado. Normalmente, ele tende a formar leves ondulações em S, em geral perto das extremidades.

Cabelo 2B: diferentemente tipo de cabelo anterior, esse tipo de fio forma cachos mais visíveis e também pode ter um pouco de frizz.

Cabelo 2C: por fim, o último tipo de ondulado é uma mistura que pode lembrar o crespo. Isso porque ele tem ondas em S bem definidas e tende a ficar cacheado em ambientes com mais umidade, além de ser volumoso e mais grosso.

Tipos de cabelo encaracolado

Reprodução

 

Cabelo 3A: cheio de brilho e muito fácil de modelar, o tipo 3A tem cachos em forma de S muito bem definidos, com aparência bem cheia.

Cabelo 3B: esse cabelo por sua vez, tem ondulações espirais que são um pouco menores do que o tipo anterior. Além disso, ele também é reconhecido por sua textura mista.

Cabelo 3C: por fim, o 3C é mais fino que os anteriores, embora possua cachos menores que fazem com que o visual pareça mais cheio. Também vale notar que os cachos são mais apertados e quase crespos.

Tipos de cabelo enrolado e crespo

Instagram

 

Cabelo 4A: os fios possuem padrões em forma de S quando esticados, mas geralmente esse tipo de cabelo é cheio de espirais bem apertadas, quase como molas. Além disso, ele tende a ser mais frágil, podendo até mesmo ser fino e quebradiço. Por isso, vale caprichar na hidratação.

 

Cabelo 4B: na sequência, o segundo tipo dos crespos possui ângulos mais pontiagudos e cachos em zigue-zague, quase com formato Z. Assim como o tipo visto anteriormente, também pode ser um fio frágil.

 

Cabelo 4C: por último, o cabelo realmente crespo. Embora não possua padrão de ondulação definido, ele é facilmente identificável. Também pode ser mais difícil de modelar e a recomendação é caprichar na finalização e na hidratação para deixar os fios sempre lindos.

 

 

Cabelo cacheadoCabelo Crespo
Comentários (13)
Comentar