Tipos de cachos: confira as diferentes curvaturas e dicas de como cuidar

0

Diferentes tipos de cabelo exigem diferentes tipos de cuidados, e isso é um fato. Similarmente, os diferentes tipos de cachos precisam de diferentes produtos, tratamentos e finalizações entre si.

Se você tem cachos mais soltos e deseja mais volume, ou se tem os cachos mais caracóis e busca definição, descubra como cuidar dos seus cachinhos da melhor forma!

Por isso, caso você esteja só agora aprendendo a cuidar dos seus fios cacheados, não tem problema: nós te ensinamos a identificar qual é a curvatura dos seus cabelos e os tipos de cuidados e finalizações ideais para ele. Vamos lá?

cabelo cacheado
Foto: Pinterest/Reprodução

Antes de saber quais são os tipos de cachos, conheça os tipos de cabelo

Começando pelo começo, existem quatro tipos principais de cabelo: lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Dentro de cada tipo, existem definições, curvaturas, texturas e tipos de fios (mais grossos ou finos, por exemplo).  

Nos anos 90, o cabeleireiro Andre Walker criou a referência que hoje se utiliza para explicar os diferentes tipos de cabelo: ele desenvolveu um sistema de classificação para os fios. Os mais lisos correspondem ao tipo 1, os ondulados são do tipo 2, os cacheados são do tipo 3 e, os crespos, tipo 4.

 

tipos de cabelo
Os quatro tipos de cabelo: liso, ondulado, cacheado e crespo. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Agora vamos falar, sobretudo, dos tipos de cachos e diferentes estruturas dos cabelos do tipo 3. 

Quais são os tipos de cacho e suas curvaturas? 

Desde cachinhos mais soltos até fios mais caracóis, os tipos de cabelos cacheados variam entre si e demonstram diferentes aspectos e formatos. Assim como uns podem ser mais ressecados e exigir bastante hidratação, outros podem ser mais pesados e precisar de bons géis ou óleos finalizadores.

Entre os 3 tipos de curvaturas de cabelos cacheados, diferentes cortes de cabelos, cuidados, produtos e finalizações são recomendados para cada cacho. Encontre o seu e entenda melhor como cuidar direitinho dos seus fios.

cabelo cacheado
Foto: Pinterest/Reprodução

Primeiramente, vamos começar explicando as diferentes curvaturas de fios dentro do espectro dos cabelos cacheados. 

Cachos 3A

cachos 3a
Cachos do tipo 3A. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Cachos maiores, com aspecto solto e espaçado no formato de espiral. Quem tem cabelo cacheado do tipo 3A pode ter a raiz mais lisa e as pontas mais encaracoladas, e é normal algumas partes do cabelo serem mais definidas que outras. Em outras palavras, são fios mais pesados, e conseguir volume é um dos maiores desafios para cacheadas nessa curvatura.

Na hora de finalizar, investir em bons produtos ativadores de cachos pode ser a diferença entre cabelos definidos ou não. A técnica de plopping, a fitagem com dedoliss e a finalização com difusor são ótimas opções para cachos mais estruturados.

Cachos 3B

cachos 3b
Cachos tipo 3B. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Cacheadas 3B têm os cachinhos espirais bastante definidos por toda a extensão do cabelo. Entretanto, cabelos com cachos 3B comumente têm partes mais fechadas e outras mais abertas. Para os tipos de cacho 3B, considerados intermediários, cortes em camadas curtas e repicadas garantem um volumão e um resultado super harmonioso. Porém, na hora de cortar, peça para o profissional arredondar somente as pontas do cabelo, para evitar o formato triângulo.

Decerto cortes de cabelo curtos ou com franja caem super bem nos cachos 3B também. Contudo, para finalizar, prefira um leave-in e óleos capilares, para garantir definição, brilho e naturalidade aos fios.

Tipos de cachos – 3C

cachos 3c
Cabelos cacheados do tipo 3C. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Esses tipos de cachos são os mais estruturados, já que beiram quase ao cabelo crespo. Isto é, são cachinhos espirais e definidos desde a raiz até as pontas, e os fios são mais grossos e de curvatura fechada.

Na hora de finalizar, procure fazer boas fitagens para garantir a definição dos sonhos. Decerto, o pente garfo é um bom item aqui, especialmente se você gosta de cabelos mais volumosos. 

Entretanto, quando o assunto é crescimento dos cachos 3C, esse tipo de cacho costuma sofrer bastante com o fator encolhimento, ou seja, o crescimento dos fios é tão imperceptível devido à curvatura dos cachinhos que é preciso muita paciência – especialmente se você estiver fazendo a transição capilar.

Gostou? Então leia também:

Hidronutrição: a técnica que recupera os fios danificados e revitaliza os cachos

Escova para cabelo cacheado: qual é a melhor e como escolher a sua?

Cabelo seco: descubra as principais causas e como recuperar o brilho dos fios

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy