Cabelo seco: descubra as principais causas e como recuperar o brilho dos fios

0

O cabelo seco, apesar de comum, preocupa muitas mulheres. Isso porque ele tira o aspecto de saúde dos fios e ainda remove o brilho. No entanto, é possível contornar a condição em casa e deixar as madeixas mais lindas do que nunca, confira:

 

Qual a diferença entre cabelos secos e ressecados?

Para começar, é preciso entender a diferença entre os dois. Isso porque a denominação “cabelo seco”, na verdade, diz respeito ao couro cabeludo. Ele ocorre naturalmente, quando a raiz não produz oleosidade o suficiente para hidratar todo o fio. É muito comum, por exemplo, nas cacheadas, uma vez que a curvatura dos fios dificulta a passagem dos nutrientes e óleos da raiz até as pontas.

 

cabelo seco ou ressecado
Imagem: Lesley (Reprodução / Instagram)

 

Um cabelo ressecado, por outro lado, é uma condição momentânea causada por agressões externas. Quanto utilizamos muita chapinha, secador ou procedimentos químicos, por exemplo, a estrutura do fio é alterada. Com isso, as cutículas se abrem e, consequentemente, o fio não consegue manter a hidratação.

Desse modo, é mais fácil tratar um ressecamento pontual, como os que ocorrem no Inverno, por exemplo.  Já o cabelo seco precisa de cuidados constantes para que os fios estejam sempre brilhantes, bem nutridos e hidratados.

 

O que causa ressecamento nos fios?

Na sequência, vamos abordar alguns procedimentos que pioram o estado natural dos cabelos secos e podem causar ressecamento até mesmo nas madeixas mais oleosas. Portanto, é preciso ter cuidado para não piorar o problema.

 

1. Calor em excesso

Em primeiro lugar, o maior vilão dos cabelos. Chapinhas, secadores e baby liss podem detonar os fios, causando quebra e uma aparência pouco saudável. Por isso, quem tem cabelo seco deve ter muito cuidado com o uso regular desses equipamentos. Sendo assim, o ideal é evitar ao máximo. Contudo, caso seja extremamente necessário, aposte em bons protetores térmicos e tente utilizar a temperatura média.

2. Excesso de lavagem pode piorar os cabelos secos

Ainda que a sensação de limpeza seja tentadora, tome cuidado com os excessos. Manter a higiene adequada do cabelo é importante, mas exagerar na frequência pode acabar removendo a oleosidade natural. Portanto, reduza a quantidade e evite a água quente.

Naturalmente, o cabelo cacheado é mais sujeito ao ressecamento. Então, para quem tem cachos, lavar o cabelo uma ou duas vezes por semana pode ser o suficiente.  Use um condicionador suave e profundo para manter o cabelo com aspecto e sensação de nutrição. Depois de lavar o cabelo, dê tapinhas – não esfregue – o cabelo seque. Isso ajuda a prevenir a perda adicional de umidade.

 

o que causa cabelo seco
Imagem: Reprodução / Instagram

 

3. Agressões ambientais externas

De acordo com a Garnier, a superexposição ao sol, calor extremo, ventos frios e baixa umidade podem afetar seu cabelo. Por isso, para reduzir o risco de danos ao cabelo, sempre proteja os fios com chapéus ou bonés quando for aproveitar o dia na praia.

Quem pratica natação como esporte, por exemplo, deve apostar nas tocas para evitar os danos causados pelo cloro. Por fim, também é interessante enxaguar as madeixas imediatamente após deixar a piscina, eliminando os produtos nocivos dos fios.

 

4. Utilizar os produtos errados para o seu tipo de cabelo

Como você já deve imaginar, escolher um produto que não é formulado para o seu tipo de cabelo pode ter consequências, como ressecamento.

Sendo assim, ao selecionar um shampoo e condicionador, sempre verifique o rótulo do produto para o cabelo antes de comprar. Sempre que possível,  evite aqueles com álcool (que podem retirar os óleos naturais e a umidade do seu cabelo). O ideal, portanto, é investir nos produtos formulados com óleos e extratos vegetais nutritivos tais como óleo de abacate, óleo de argan ou extrato de aveia.

Como hidratar o cabelo seco?

hidratação para cabelos secos
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Em primeiro lugar, você deve se preocupar em não remover a oleosidade natural, tão escassa, da raiz. Por isso, invista em um bom shampoo hidratante ou nas versões em barra, que são menos agressivas. Para as cacheadas, os produtos no poo e low poo também fazem sucesso. Uma vez que essas opções são livres (ou possuem fórmulas reduzidas) de surfactantes, elas promovem uma limpeza bem suave, que preserva a oleosidade natural dos fios.

Além disso, não abra mão de um bom cronograma capilar. Você pode, por exemplo, investir em hidratações caseiras com ingredientes acessíveis e naturais. Abacateazeite e até mesmo óleo de semente de uva são alternativas excelentes.

Por fim, além de escolher um condiconador nutritivo, você também deve escolher boas máscaras de hidratação. Caso ainda não seja o suficiente, é possível turbinar a rotina capilar com hidronutrição e umectação com óleos vegetais.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy