Shampoo hidratante: saiba o que é e como escolher o melhor para o seu cabelo

1

O shampoo hidratante limpa suavemente o cabelo. Uma vez que a fórmula conta com ativos nutritivos, o produto ajuda a combater o ressecamento e é muito indicado no inverno ou no clima seco. Mas não é só isso! Continue lendo e descubra todos os benefícios

 

Pra que serve o shampoo hidratante

Em primeiro lugar, ainda os shampoos normais possam eliminar a oleosidade indesejada e o acúmulo de produtos, esse tipo de produto de limpeza pode  ressecar os fios devido ao uso diário. Por isso, vale a pena investir em um bom shampoo hidratante. Afinal, ele consegue limpar os fios sem remover a camada protetora inerente.

 

melhores shampoos para cabelos secos
Imagem: Ruslan Nureev (Reprodução / Instagram)

 

Isso acontece porque a fórmula tenta manter o pH do cabelo próximo ao seu nível natural. Isto é, em torno de 5,0 ou mais. Quando o pH do cabelo é elevado, ele fica muito alcalino e as cutículas se abrem. Com isso, o cabelo fica seco e quebradiço e o brilho desaparece.

Por outro lado, se o pH do cabelo ficar muito baixo, o visual das madeixas é duro e áspero. Portanto, uma grande parte do shampoo hidratante visa manter o cabelo naquele ponto ideal onde as cutículas permanecem seladas e mantém a umidade natural.

 

Como escolher o melhor shampoo hidratante para cada tipo de cabelo?

De acordo com o site Get Good Hair, você deve, primeiramente, checar a quantidade de sulfatos presentes no produto.  Os sulfatos ajudam a remover a oleosidade do cabelo, especialmente nas fórmulas que contém a substância em abundância.

Embora os sulfatos sejam bons para limpeza do cabelo, quanto mais eles se acumulam, menor é o poder hidratante do shampoo. Por isso, é melhor escolher um produto livre de sulfatos ou que contenha menos deles na fórmula.  Nesses casos, fique de olho nos produto no poo e low poo.

 

shampoos para cabelo oleoso
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Ademais, outra dica importante é reconhecer o seu tipo de cabelo e também o nível natural de oleosidade. Isso porque cabelos secos vão exigir cuidados mais atentos, enquanto os oleosos pedem por fórmulas mais leves. Na sequência, você vai aprender como escolher o melhor shampoo hidratante para suas madeixas:

 

Cabelos oleosos

Primeiramente, quando se trata de cabelos oleosos, você precisa de um shampoo hidratante que nutra os fios, mas sem pesar. Por isso, dê preferência para fórmulas pensadas para raizes oleosas e pontas secas.

Ademais, tenha cuidado ao comprar produtos com ingredientes ricos em gordura como o óleo de argan ou óleo de abacate .

 

 

shampoo hidratante
Imagem: Aliana King (Reprodução / Instagram)

 

Cabelos secos, coloridos ou quimicamente tratados

Quem está com os fios ressecados ou naturalmente secos certamente se beneficiará com formulações mega nutritivas. Afinal, foi para esse tipo de cabelo que o shampoo hidratante foi pensado.

Se esse for o seu caso, vale abusar das fórmulas ricas em lipídios como óleo de coco e manteigas como o murumuru. Por fim, não esqueça de aliar o tratamento com boas máscaras nutritivas ou hidratantes. Outra boa dica é sempre utilizar protetores térmicos e defrizante, para proteger ainda mais os fios do ressecamento.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy