No Poo e Low Poo: descubra as diferenças e como adotar as técnicas

3

Os métodos No Poo e o Low Poo se popularizaram, inicialmente, entre as cacheadas. Hoje em dia eles são uma febre que faz sucesso com todos os tipos de cabelo.

 

Afinal, para que servem os métodos No Poo e Low Poo?

 

O objetivo desses dois métodos de lavagem é reduzir (ou eliminar) o uso de derivados de petróleo nos cabelos. De acordo com as adeptas, isso é ideal para manter os fios mais saudáveis e brilhantes.

Com certeza você já ouviu falar nessas duas expressões, que ganharam fama mundial nos últimos anos. No exterior, a marca que ajudou a popularizar as técnicas foi a Deva Curl, especialista em cacheadas.

Até hoje tanto o No Poo quanto o Low Poo integram, principalmente, a rotina capilar de crespas e cacheadas. Contudo, cada vez mais mulheres apostam nesses métodos de lavagem.

 

o que é no poo
Imagem: Fresh Lenghts (Reprodução / Instagram)

O que é No Poo?

Inicialmente, o No Poo era um método de lavagem dos cabelos indicado para quem sofre de psoríase ou alergia aos shampoos comumente comercializados. Contudo, ele conquistou de vez as cacheadas e amantes de produtos naturais. Hoje em dia o método  é uma tendência global.

Em poucas palavras, o nome No Poo vem do inglês e significa, literalmente, “sem shampoo”. Para aderir a essa técnica, é preciso dispensar o shampoo tradicional, bem como o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios do cabelo e exigem a remoção do sulfato. Entre eles estão os silicones insolúveis, óleo mineral e parafina.

Sendo assim, no método No Poo, o shampoo é dispensado porque os demais produtos liberados contêm apenas substâncias solúveis em água. Deste modo, outros cosméticos, como o condicionador, podem removê-los.

Embora muitas adeptas da técnica costumem lavar os cabelos apenas com ingredientes naturais, como shampoo em barra ou bicarbonato e vinagre de maçã, atualmente marcas como Nazca, Amend, Skala e Lola Cosmetics oferecem boas opções de produtos No Poo.

Substâncias proibidas: surfactantes, silicones, parafina líquida, lauril sulfato de sódio, petrolatos e qualquer derivado do petróleo.

 

Quem pode usar

Em tese, todas as pessoas que desejam eliminar os derivados de petróleo da rotina capilar podem usar o método No Poo. Contudo, a rotina é mais indicada para cabelos crespos e cacheados, já que ajuda a manter os fios nutridos e brilhantes por mais tempo.

De acordo com especialistas, o método não é interessante para cabelos quimicamente tratados. Nesses casos, o melhor é consultar um cabeleireiro de confiança antes de adotar o No Poo.

 

o que é low poo
Imagem: Chloé Margaux (Reprodução / Instagram)

O que é Low Poo?

 

Assim como no método anterior, o Low Poo também está ligado aos derivados de petróleo. No entanto, ao invés de eliminar o uso, ele busca reduzir os sulfatos e surfactantes dos produtos capilares.

Isso porque, assim como o nome entrega,  Low Poo vem do inglês e significa “pouco shampoo”. Isso quer dizer que a técnica prega a redução do uso de agentes de limpeza fortes e agressivos, permitindo que o fio “respire” e se recupere das agressões.

As adeptas da técnica Low Poo devem ter duas coisas importantes em mente. Em primeiro lugar, corte o sulfato. Para isso, é preciso trocar as versões tradicionais pelos shampoos liberados. Na sequência, a dica é eliminar o uso de derivados de petróleo em geral.
quem pode fazer low poo
Imagem: Reprodução / Instagram
Uma vez que os sulfatos e parabenos não são hidrossolúveis, é preciso de shampoo para remover os resíduos dos cabelos. Por isso, diferentemente do No Poo, a segunda técnica não abandona por completo o shampoo.

Quem pode usar

Por fim, o Low Poo também funciona em todos os tipos de cabelo. Ainda que as crespas, cacheadas e onduladas sejam pioneiras em adotar a técnica, certamente dar uma pausa nos agentes agressivos pode ser interessante para todos.

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy