Murumuru: descubra os benefícios desse ingrediente natural brasileiro

0

O murumuru é extraído de uma palmeira amazônica e faz maravilhas para pele e cabelo. Ele é comercializado geralmente em óleo ou manteiga e seus benefícios são incríveis.

 

O que é e para que serve o murumuru?

manteiga de murumuru
Imagem: Reprodução / Wikipedia

 

De origem amazônica, o Murumuru (Astrocaryum murumuru) começou a ser explorado nacionalmente ainda em 2003, pela Natura. Na época, a promessa era de que o murumuru seria o novo óleo de argan. De lá para cá muita coisa mudou e as propriedades ultra hidratantes do ingrediente ganharam fama internacional.

A partir das sementes de Murumuzeiro é extraído o óleo de Murumuru. É do óleo que se extrai a manteiga de murumuru, ambos servem para tratar tanto as peles ressecadas quanto os cabelos desidratados.

Hoje em dia a manteiga é muito utilizada em produtos capilares focados nos fios muito secos e danificados. Isso porque as propriedades emolientes e os ácidos graxos que compõem esse ingrediente nutrem profundamente e restauram os fios.

Por se tratar de um produto nacional, é certamente mais barato que o Argan e ainda possui benefícios simulares, ou seja: vale à pena ficar de olho.

 

sementes de murumuzeiro
Imagem: Reprodução / Wikipedia

 

Para quem é indicado?

 

Graças às propriedades emolientes e alto conteúdo de ácidos graxos, esse ingrediente é mais recomendado para peles secas e cabelos ressecados, elásticos, porosos e sem vida. Aliás, o Murumuru é um ótimo aliado dos cabelos cacheados, alisados ou agredidos por procedimentos químicos.

Se esse for o seu caso, também vale complementar a hidratação com óleo de abacate ou, ainda, azeite no cabelo.

Óleo de Murumuru

 

  • Altamente nutritivo;
  • Penetra profundamente na fibra capilar:
  • Também auxilia na finalização dos cabelos, uma vez que ajuda a reduzir o frizz;
  • Devolve a elasticidade natural tanto da pele quanto dos cabelos;
  • Preenche as fissuras de modo a alinhar e selar as cutículas;
  • Nutre a pele e ajuda a combater sinais da idade.

 

Como usar

 

Primeiramente, o óleo feito a partir das sementes de Murumuzeiro é vendido puro ou diluído em óleos vegetais. Em tese, o ideal é sempre seguir a orientação do fabricante.

Mas para se ter uma ideia, recomenda-se adicionar 1 tampa do óleo para cada 50g de máscara nutritiva ou hidratante. Então é só aplicar na extensão dos fios úmidos, enluvando todas as mechas. Por fim, deixe agir por 5 minutos, enxágue e finalize. Para as cacheadas, vale apostar no dedoliss para terminar com cachos perfeitos.

 

 

murumuru pra que serve como usar
Imagem: Lesley Buckle (Reprodução / Instagram)

 

Manteiga de Murumuru

 

  • Rica em ácidos láurico, oleico, linoleico (B6) mirístico;
  • Altamente nutritiva, emoliente e hidratante;
  • Controla o volume dos cabelos;
  • Recupera  os fios muito danificados por procedimentos químicos;
  • Possui efeito antifrizz;
  • Devolve a aparência saudável aos fios muito secos;
  • Ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento;
  • Indicada para peles secas ou maduras e contra-indicada para peles oleosas.

Como usar

 

Uma vez que se trata de um ingrediente altamente hidratante, certamente é melhor optar por fórmulas que contenham a manteiga de murumuru diluída.

Hoje em dia esse ingrediente está presente em muitas marcas nacionais e internacionais, como por exemplo a linha Ekos Murumuru, da Natura, a linha Murumuru da Haskell ou, ainda,  Absolut Control: Néctar Murumuru, da L’Óreal.

Caso prefira, é possível utilizar a manteiga de murumuru pura como um hidratante corporal para áreas muito ressecadas. Aí é só aplicar onde desejar.

Também é possível adicionar umas gotinhas de óleo essencial de Lavanda ou óleo essencial de alecrim para combinar ainda mais benefícios.

 

Quer conhecer mais ingredientes naturais amigos da beleza? Então leia:

Demaquilante natural e caseiro: aprenda como fazer o seu

Óleo de babosa nutre profundamente e pode ser usado como pré poo

Mel de beterraba para cabelo: hidratação caseira poderosa para cacheadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy