Demaquilante natural e caseiro: aprenda como fazer o seu

0

O demaquilante natural é ideal para a pele do rosto, já que não provoca reações e nem agride a cútis. Isso porque esse tipo de produto é baseado em ingredientes de qualidade e pode, inclusive, ser feito apenas com óleos vegetais.

Por que usar demaquilante natural?

por que usar demaquilante natural
Reprodução

 

Além de ser uma opção para quem foge dos produtos sintéticos, o demaquilante de base natural também é indicado para quem sofre com dermatite e outras alergias.

Em geral, o uso desse tipo de cosmético é seguro e não provoca reações, a menos que você seja alérgica a algum componente. Nesse caso, vale sempre testar diferentes alternativas.

Hoje em dia você pode encontrar diversas marcas no mercado com opções prontas e livres de qualquer aditivo sintético, como a LiveAloe (demaquilante natural à base de aloe vera) ou Cativa Natureza, que oferece uma loção demaquilante vegana e orgânica.

O que pode substituir um demaquilante?

o que pode substituir um demaquilante
Kylie Jenner / Instagram

 

Na sequência, para quem prefere opções ainda mais caseiras, vale substituir o demaquilante por um óleo vegetal não-comedogênico. Entre todas as opções disponíveis, as melhores são o óleo de jojoba, óleo de argan ou até mesmo o óleo de rosa mosqueta.

Todos esses óleos citados anteriormente são seguros e fáceis de encontrar. A diferença fica, basicamente, por conta do nível de hidratação. Enquanto o óleo de jojoba é bem leve e pode ser usado por qualquer tipo de pele, os óleos de argan ou rosa mosqueta são mais hidratantes.

De qualquer forma, o ideal mesmo é sempre remover toda a maquiagem com auxílio do demaquilante natural escolhido e depois lavar o rosto normalmente. Assim você garante que a pele está 100% limpa e livre de impurezas.

Posso usar óleo de coco como demaquilante?

óleo de coco como demaquilante natural
Instagram

 

Até pode, mas não é o mais recomendado. Apesar de muitas pessoas indicarem o óleo de coco, ele não é tão seguro assim para uso na pele, já que é altamente comedogênico e, por isso, pode causar espinhas dolorosas em quem possui pele com tendência acnéica.

Embora o óleo de coco até funcione em peles secas, as opções apresentadas anteriormente são muito melhores. Caso esse seja o único óleo disponível na sua casa, certifique-se de lavar muito bem o rosto imediatamente após o uso. Não durma com óleo de coco na pele e nem utilize esse produto como um hidratante facial.

Também é recomendado aplicar um tônico para remover bem qualquer resquício de maquiagem ou óleo de coco.

 

Como fazer demaquilante natural caseiro?

 

Para finalizar, reunimos duas receitas ótimas de demaquilante caseiro. Lembre-se que se você optar por substituir o produto sintético por um óleo vegetal, nem precisa de receita. É só aplicar o óleo no rosto com auxílio de um algodão e remover a make normalmente.

Demaquilante natural bifásico

demaquilante natural bifásico caseiro
Um Ano Sem Lixo

 

Em primeiro lugar, a receita caseira super fácil do blog Um Ano Sem Lixo. Ela combina o óleo vegetal com gel de aloe vera (babosa) para criar o efeito de um demaquilante bifásico, embora esse seja de fato 100% natural.

 

Ingredientes:

  • 15 ml de gel de aloe vera industrializado (LiveAloe)
  • 15 ml do óleo vegetal da sua preferência (evite óleo de coco!)

 

Como fazer:

  1. Com auxílio de um funil pequeno, transfira os ingredientes para um pote de vidro de cor âmbar com válvula spray.
  2. Na sequência, é só tampar e está pronto.
  3. Antes de usar você precisa agitar o frasco para misturar bem, depois é só aplicar no rosto com um disco de algodão ou mesmo diretamente, com o spray.
  4. De acordo com Cristal Muniz, a receita dura de 1 a 2 meses, dependendo da frequência de uso.

Demaquilante caseiro fácil

demaquilante caseiro fácil e natural
Instagram

 

A segunda receita é uma versão turbinada do óleo vegetal. Para isso, você precisará também de um óleo essencial, que acalma a pele e ainda ajuda na hidratação. Essa receita é ótima para peles sensíveis ou com alergias de contato, mas pode ser usada por todos os tipos de pele, inclusive as oleosas.

Além de ser um demaquilante, essa receitinha versátil também funciona como um sérum hidratante bem leve. Nesse caso, é só utilizar umas gotinhas na pele à noite, antes de aplicar o creme hidratante.

 

Ingredientes:

Como fazer:

  1. Misture os ingredientes em um frasco âmbar com spray ou conta-gotas.
  2. Está pronto! Agora é só aproveitar sua receita de demaquilante caseiro 100% natural e versátil.
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy