Extrato de aveia devolve a umidade e o brilho natural dos cabelos

1

Você sabia que o extrato de aveia é um incrível aliado para os cabelos? Ele ajuda a combater a manter a umidade natural dos fios e, de quebra, ainda sela as cutículas, nutrindo profundamente as madeixas. Descubra tudo sobre o ativo queridinho da vez:

 

O que é o extrato de aveia?

Para começar, como o nome já indica, o ativo vem das sementes do cereal. Por esse motivo, ele concentra todas as propriedades cosméticas incríveis da semente. Enquanto ativo, o extrato de aveia atua como umectante, isto é, absorvendo e retendo a umidade tanto da pele quanto dos cabelos.

A aveia, por sua vez, contém grandes quantidades de sílica, ferro, manganês e zinco – todos nutrientes importantes para a saúde da pele e do cabelo. As sementes também contêm minerais, compostos esteróides, vitamina B1, vitamina B2, vitamina D, vitamina E, caroteno, lipídios e polifenóis.

 

beneficios da aveia para o cabelo
Imagem: Penny Antuar (Reprodução / Instagram)

 

Uma poção mágica natural, que devolve o equilíbrio saudável das madeixas. Os ingredientes ativos do extrato de aveia ajudam a reduzir a quebra do cabelo e as pontas duplas, alisando as cutículas. Por fim, o ativo faz sucesso em composições para cabelos secos e danificados, já que ele é capaz de hidratar e doar brilho para os fios.

 

Como usar

Uma vez que se trata de um ativo cosmético, é preciso investir em fórmulas que contenham, na sua fórmula, o extrato de aveia. Por isso, fique de olho nas embalagens e, é claro, sempre leve em consideração o seu tipo de cabelo e nível de oleosidade natural.

Isso porque a indústria pode utilizar o mesmo ingrediente em dosagens e indicações distintas, já que, no final, é a composição total do produto que age nos cabelos. Por isso, sejam seus fios ressecados ou oleosos, é possível encontrar a fórmula ideal para obter todos os benefícios da aveia.

Os condicionadores e shampos em barra formulados com extrato de aveia são excelentes para quem quer aproveitar o ativo e, de quebra, reduzir a produção de lixo. Aliás, para quem está nessa vibe, também é bacana ficar de olho nas opções de cosméticos liberados para no poo e low poo.

 

Leia também:

Óleo de café verde é rico em benefícios para a pele e o cabelo

Óleo de crambe hidrata profundamente os cabelos sem pesar

Shampoo hidratante: saiba o que é e como escolher o melhor para o seu cabelo

 

extrato de aveia
Imagem: Penny Antuar (Reprodução / Instagram)

 

Benefícios do extrato de aveia para cabelos

 

De modo geral, o ativo aumenta a elasticidade e a umidade da cutícula capilar, evitando , portanto, quebras e frizz . Além disso, o extrato de aveia é excelente para cabelos tingidos, já que sela as cutículas e, com isso, aumenta a duração da coloração nos fios.

É muito indicado para cabelos secos, pois os shampoos e condicionadores à base de extrato de aveia formam uma barreira física que previne a perda de água. Sendo assim, o uso regular evita o ressecamento e a desidratação.

Alguns estudos, inclusive, apontam que a aplicação tópica do extrato pode auxiliar no tratamento da alopecia e outros tipos de queda de cabelo. Como a aveia também contém propriedades anti-inflamatórias, ela é efetiva contra doenças inflamatórias da derme, tais como a dermatite seborreica. Nesses casos, é claro, é preciso investir em formulações específicas para combater o problema.

Por isso, para além da estética, lembre-se sempre que cabelos bonitos também são um bom indicativo da saúde. Se os seus fios estão excessivamente ressecados, é ideal investir em produtos com extrato de aveia e outros ingredientes que combatam a desidratação.

Ademais, ingerir a quantidade necessária de água e vitaminas também é fundamental para a manutenção da saúde das madeixas.

Para quem quer turbinar ainda mais a hidratação capilar, o ideal é investir em produtos à base de aveia e incluí-los em um cronograma capilar focado em cabelos ressecados.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy