Óleo de café verde é rico em benefícios para a pele e o cabelo

0 2.163

Os óleos essenciais são aliados muito especiais da saúde e também da beleza. A lavanda, por exemplo, combate a acne e ajuda no crescimento capilar. Enquanto isso, o patchouli é calmante e cicatrizante. Agora, é hora de conhecer todos os benefícios do óleo de café verde. Você vai adorar tudo que ele tem a oferecer!

 

O que é o óleo de café verde?

óleo de café verde
Imagem: reprodução / Instagram

 

O café verde, assim como outros tipos de grão, contém muitos óleos naturais que são recheados de propriedades interessantes. Mas, para extrair esse óleo, a semente precisa passar um processo de prensagem a frio.

Depois disso, o óleo ou extrato de café verde está prontinho para ser utilizado. Aliás, você encontra o ingrediente disponível tanto na aromaterapia quanto em produtos cosméticos.

 

Quais são os benefícios do óleo de café verde?

benefícios do óleo
Imagem: Hellen Gois (reprodução / Instagram)

 

De fato, existe uma lista enorme de benefícios que o óleo de café verde proporciona. Em primeiro lugar, ele faz bem para a saúde do organismo. Isso porque estimula a produção de serotonina no cérebro, responsável pela sensação de bem-estar. Como resultado, ajuda a aliviar sintomas de ansiedade e depressão. Ademais, regula os níveis de glicose no sangue e, por ser termogênico, colabora com a perda de peso.

Mas o café verde tem ainda outros efeitos positivos. Confira a seguir.

 

Cuidados com a pele 

óleo de café verde para a pele
Imagem: Juliana Goes (reprodução / Instagram)

 

Como é abundante em antioxidantes poderosos e vitamina E, o óleo de café verde combate a ação dos radicais livres. Por consequência, previne os sinais do envelhecimento, como linhas de expressão, e o surgimento de manchas na pele. Por outro lado, a cafeína melhora a circulação do sangue e, com isso, o extrato atua também no tratamento da celulite.

O óleo tem ainda alto poder de hidratação, o que é perfeito para quem tem a pele seca ou sofre com rachaduras. Funciona muito bem até mesmo nos lábios. Por fim, consegue tonificar e dar mais firmeza à derme, além de ter ação anti-inflamatória, indicada para tratar problemas como dermatite e psoríase.

 

Cuidados com o cabelo 

óleo de café verde para o cabelo
Imagem: Vanessa Laura (reprodução / Instagram)

 

O óleo de café verde apresenta muitas vantagens para a saúde dos cabelos. Uma delas é o fato de que estimula o crescimento dos fios, assim como combate a queda. Por isso, é importante para prevenir a calvície.

O ingrediente ainda dá brilho e força e possui ótima ação hidratante. Por essa razão, é usado para restaurar cabelos que estão danificados e quebradiços. Ou seja, se você costuma usar secador e chapinha com frequência ou fazer procedimentos químicos, pode apostar no café verde para deixar as mechas mais saudáveis.

 

Como usar o óleo de café verde

como usar óleo de café verde
Imagem: Dalila Silva (reprodução / Instagram)

 

Você pode usufruir dos benefícios do óleo de café verde de diferentes maneiras. Há por exemplo, a opção de comprar o óleo essencial em casas de produtos naturais. Então, você coloca em difusores de aromaterapia ou pode até mesmo usar em massagens.

Na pele, pode aplicar até três vezes por semana. Ou colocar no comprimento do cabelo e deixar agir durante a noite, lavando bem no dia seguinte. Esse processo deve ser feito a cada 15 dias.

Por fim, pode investir em cosméticos que contenham o ingrediente em sua fórmula. No mercado, você encontra shampoo, condicionador e até máscaras de hidratação com ativos do café verde.

Vale apenas lembrar que, apesar de ser um produto natural, possui contraindicações e efeitos colaterais. Assim, na pele, evite regiões onde costuma aparecer acne, como rosto e costas, principalmente se tiver tendência à oleosidade. A mesma dica vale para quem tem cabelo oleoso ou tem problemas com caspas e dermatite seborreica.

Fique de olho também se você tem algum tipo de reação alérgica à cafeína ou se apresenta sintomas como agitação, ansiedade e insônia. O óleo de café verde pode ainda, em situações mais extremas, causar diarreia e dor de cabeça.

Não se recomenda o uso do produto para crianças, grávidas e mulheres que estão amamentando, bem como pessoas com quadros de hipertensão, hipertireoidismo, gastrite e disfunções hepáticas.

A dica, portanto, é procurar a opinião de um médico antes de começar a utilizar qualquer tipo de produto.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy