Óleo essencial de Patchouli é calmante, cicatrizante e rejuvenescedor

0

O óleo essencial de Patchouli possui um aroma inconfundível e traz benefícios incríveis tanto para a pele quanto para a saúde. Os usos da planta são muito difundidos nas culturas orientais e, é claro, hoje em dia o mundo todo presta atenção nos seus poderes terapêuticos.

 

O que é Patchouli?

O óleo essencial de Patchouli é extraído de uma planta de flores roxas e formato alongado. Também conhecida como Oriza, ela é nativa das Índias Orientais e Ocidentais. Graças ao seu aroma forte e marcante, o óleo de Patchouli tem sido amplamente utilizado na perfumaria ao longo dos séculos.

 

flor de patchouli
Imagem: Reprodução / Pinterest

Contudo, muitos associam esse aroma aos incensos popularizados pela cultura hippie e o movimento Hare Khrishna. Para além dessas curiosidades, o óleo essencial é extraído pelo método de destilação.

Seu aroma é doce, picante e amadeirado ao mesmo tempo, sendo portanto muito característico. Ademais, essa erva aromática apresenta benefícios incríveis para a saúde e também promove relaxamento.

 

Benefícios do óleo essencial de Patchouli

De fato, o óleo de Patchouli tem uma variedade de usos tradicionais ao redor do mundo. Alguns deles incluem:

  • Alívio dos sintomas de doenças como resfriados, dores de cabeça e dores de estômago
  • Tratamento de doenças da pele, tais como dermatite, acne, rachaduras e ressecamento;
  • Melhora o humor e pode auxiliar nos quadros depressivos;
  • Também é reconhecido por proporcionar sensações de relaxamento, enquanto ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade;
  • Possui propriedades inseticidas, antifúngicas e antibacterianas;
  • Por último, é eficaz no tratamento de cabelos oleosos ou com caspa.

 

Na sequência, vamos explorar um pouco mais dos benefícios e da forma de usar esse óleo tão especial.

 

Aromaterapia

De acordo com o site DoTerra, o óleo essencial de patchouli é rico em patchoulol, um componente químico altamente aterrador. Por causa disso, ele tem efeitos poderosos no equilíbrio das emoções.

Ele também estimula a coragem, fortalece o idealismo e ajuda na auto-estima. Ainda pode ser utilizado no tratamento de quadros de desânimo, depressão nervosa, sonolência excessiva e ansiedade.

Para isso, o ideal é consultar um aromaterapeuta qualificado. Assim o profissional pode auxiliar na dosagem e também na criação de blends específicos para o seu caso.

Como usar

Para obter todos os benefícios do Patchouli, aplique uma a duas gotas do óleo essencial no pescoço ou têmporas. Ou, ainda, coloque 3 a 4 gotas de óleo essencial de Patchouli no difusor de sua escolha.

 

aromaterapia óleo essencial de patchouli
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Aplicação tópica do óleo de Patchouli

Por fim, além da aromaterapia, o óleo essencial de Patchouli também brilha no tratamento da pele e dos cabelos. Isso porque ele é capaz de auxiliar na redução de rugas, manchas e imperfeições da pele. Seus poderes terapêuticos promovem uma cútis mais saudável e com aquele glow que todo mundo ama.

Uma vez que a planta contém ativos regeneradores e cicatrizantes, o blend de óleo essencial diluído em óleo vegetal serve também para tratar eczemas e casos de dermatite.

 

óleo de patchouli na pele
Imagem: Reprodução / Kylie Skin

Ademais, o óleo de patchouli é uma ameaça tripla contra doenças do couro cabeludo porque é um anti-séptico, adstringente e fungicida. Todas as três propriedades são surpreendentes para condições que atingem o couro cabeludo, tais como caspa, psoríase e eczema.

Graças às suas propriedades terapêuticas, o óleo essencial de Patchouli não apenas trata rapidamente as feridas, mas também evita novas infecções. Ele é capaz de acalmar as inflamações e atuar como um anti-séptico, inibindo o crescimento de fungos e micoses.

 

Contraindicações do óleo de Patchouli

Por fim, como sempre citamos por aqui, até mesmo os ingredientes naturais podem causar reações. Uma vez que os óleos essenciais possuem concentração extremamente alta de ativos, você deve ter cuidado na hora de usar.

Desse modo, como o óleo de patchuli pode afetar a coagulação do sangue, as seguintes pessoas devem evitar o uso do óleo essencial:

  • Aqueles que tomam medicamentos para afinar o sangue
  • Indivíduos serão submetidos a uma cirurgia de grande porte. Também devem evitar os que se operaram recentemente.
  • Aqueles com distúrbios hemorrágicos, como hemofilia.

Ademais, na dúvida, é sempre importante consultar um aromaterapeuta. As informações contidas nesse artigo são de caráter meramente ilustrativa e não substituem a opinião profissional.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy