Cúrcuma: açafrão-da-terra aumenta a imunidade e clareia a pele

0 6.126

A cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra) é rica em curcumina, um componente vegetal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Muitos benefícios sugeridos do açafrão-da-terra são comprovados por evidências de ensaios clínicos randomizados, atestando suas propriedades mágicas.

 

Cúrcuma aumenta a imunidade e clareia a pele

Raiz de cûrcuma in natura. Imagem: GymBeam

Iluminando as despensas de muitos lares na Índia, a cúrcuma é um tempero que está entrelaçado na vida cotidiana, na culinária e nas tradições culturais e de cura. Sendo parte da família do gengibre, ela tem sido usada na medicina ayurvédica há milhares de anos e suas propriedades anti-inflamatórias.

Recentemente, a ciência Ocidental começou a apoiar o que os indianos já sabem há muito tempo: a cúrcuma realmente contém compostos com propriedades medicinais. Esses compostos são chamados de curcuminóides, o mais importante dos quais é a curcumina.

Preste atenção nesse nome, pois a curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão-da-terra. Esse composto contém poderosos efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte.

Por essa razão, essa raiz é poderosa para ajudar a aumentar a imunidade e aparece muitas vezes associada ao gengibre e o mel. Além disso, as características antioxidantes da cúrcuma podem fornecer brilho a pele e deixá-la ainda mais radiante. Esse efeito faz com que a máscara de açafrão-da-terra dê a impressão de que a pele está mais clara. E é por isso que a receita é a queridinha das noivas indianas.

Imagem: Healthline

 

No entanto, o conteúdo de curcumina do açafrão-da-terra não é tão alto. É cerca de 3%, do peso bruto da raiz. A maioria dos estudos sobre esta erva está usando extratos de açafrão que contêm, principalmente, a própria curcumina concentrada, com doses geralmente superiores a 1 grama por dia.

Seria muito difícil atingir esses níveis usando apenas o tempero de açafrão em seus alimentos. Portanto, se você quiser experimentar todos os efeitos, precisa tomar um suplemento que contenha quantidades significativas de curcumina.

Apesar disso, apenas adicionar esse ingrediente ao seu dia a dia já apresenta benefícios substanciais. Para absorver a curcumina ao máximo, o indicado é consumí-la em associação com pimenta preta, uma dupla perfeita que você vai conhecer ainda nesse artigo.

 

Benefícios da curcumina

O pó de cúrcuma, que no Brasil também é vendido como açafrão-da-terra. Imagem: GymBeam
  • Contém compostos bioativos com propriedades medicinais poderosas;
  • A curcumina é, de fato, um anti-inflamatório natural;
  • O açafrão-da-terra ou cúrcuma aumenta dramaticamente a capacidade antioxidante do corpo;
  • A curcumina aumenta o fator neurotrófico derivado do cérebro, ligado à melhora da função cerebral e a um menor risco de doenças cerebrais;
  • Além da saúde, também possui benefícios para a pele, deixando o rosto iluminado e também auxiliando na cicatrização;
  • Por fim, a cúrcuma pode ajudar a retardar o envelhecimento e combater doenças crônicas relacionadas à idade.

 

Leia mais:

Mel aumenta a imunidade? Descubra benefícios, receitas e como usar

Melatonina: conheça o hormônio do sono e saiba quando suplementar

Vitamina B12: pra que serve e quando suplementar

Qual a diferença entre cúrcuma e açafrão?

açafrão da terra ou pó de cúrcuma
Imagem: Reprodução

Assim como falamos no início, em português a cúrcuma é, também, chamada de açafrão-da-terra. A confusão, portanto, ocorre quando se reduz o segundo nome. Muitas pessoas, erroneamente, confundem essa especiaria com o verdadeiro açafrão.

Mas, a bem da verdade, são duas coisas bastante distintas. O açafrão verdadeiro é o tempero mais caro do mundo todo, sendo tratado como uma iguaria, o ouro da gastronomia. Ele é extraído do pistilo da flor da espécie Crocus sativus e original do Leste asiático. Para se ter uma ideia, 1 kg dessa especiaria custa, hoje, mais de R$ 70 mil. 

A boa notícia dessa confusão é que, certamente, você não precisa gastar rios de dinheiro para aproveitar todos os benefícios da curcumina. Isso porque a planta que estamos tratando nesse artigo é facilmente encontrada e custa menos de R$ 30 a cada 100 gramas.

 

Cúrcuma com pimenta preta: os melhores aliados da imunidade

O pó de cúrcuma deve ser consumido com pimenta-preta, para ajudar na absorção. Imagem: WebMD

Assim como vimos anteriormente, a curcumina é responsável pelos poderes medicinais da cúrcuma. Apesar de ser um antioxidante poderoso, uma das maiores “decepções” da curcumina é que ela não é bem absorvida no corpo.

À medida que a piperina aumenta a absorção de curcumina no organismo em até 2.000%, a combinação das especiarias aumenta seus efeitos. Assim, essa combinação pode reduzir a inflamação e melhorar a digestão, além de potencializar todos os outros efeitos benéficos do açafrão-da-terra.

Dessa forma, se você deseja aproveitar ao máximo as vantagens da açafrão e da pimenta preta, considere misturar essas especiarias para obter melhores resultados.

Como usar cúrcuma na pele?

raizes e pó de cúrcuma
Imagem: Healthline

Por fim, além das propriedades excelentes para a saúde, a cúrcuma também faz maravilhas pela pele.  Isso porque, primeiramente, a curcumina pode ajudar a curar feridas, diminuindo a inflamação e a oxidação. Também reduz a resposta do seu corpo a cortes cutâneos.

Isso resulta em uma cicatrização mais rápida, que pode ser interessante no tratamento de espinhas. As qualidades anti-inflamatórias podem penetrar nos poros e acalmar a pele. Além disso, o açafrão-da-terra também é conhecido por reduzir cicatrizes. Essa combinação de usos pode ajudar seu rosto a se livrar de acne.

Estudos descobriram que a cúrcuma também pode afetar positivamente a formação de tecidos e colágeno. A revista Life Sciences recomenda aplicar a curcumina como uma fórmula otimizada para melhor trabalhar as feridas da pele.

Para uso tópico, vale adicionar uma colher pequena à sua máscara de argila. No entanto, um cuidado é essencial: devido a sua cor amarela e vibrante, a cúrcuma pode manchar o rosto. De modo a evitar que isso aconteça, na Índia as mulheres protegem a pele com óleo vegetal antes da aplicação. Além disso, sempre dê preferência para o ingrediente orgânico, garantindo que não haja nenhum corante adicionado ao tempero.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy