Máscara de argila: conheça os melhores tipos e aprenda a fazer em casa

1 8.039

Máscara de argila vermelha, verde, amarela, rosa, preta ou branca? Independentemente do seu tipo de pele, é certo que esse tratamento irá fazer toda a diferença na sua rotina de beleza em casa.

Descubra os benefícios de cada uma e aprenda a escolher a melhor para você:

 

Qual a melhor máscara de argila?

mascara de argila rosa

As pessoas usam máscara de argila há séculos para melhorar a saúde tanto da pele quanto dos cabelos. Em geral, as máscaras faciais de argila são compostas por um dos vários tipos do mineral, que é comumente conhecido pelas suas cores.

É fato que essas máscaras têm vários benefícios, como absorver o excesso de oleosidade, regenerar a pele seca, iluminar o rosto, suavizar manchas e prevenir a acne, como apontam os estudos mais recentes. Além disso, a argila também é conhecida por limpar profundamente a pele.

 

secar espinhas mascara de argila
Argila verde é recomendada para peles oleosas e acnéicas.

 

Cada argila tem benefícios específicos, sendo indicada para pessoas diferentes. Assim, para saber qual é a melhor máscara de argila, é preciso, em primeiro lugar, considerar o seu tipo de pele.

Quem tem pele normal pode usar todas, sem restrições. Outra ideia bacana é alternar entre máscaras de cores diferentes, para obter todos os benefícios.

Esses são os principais tipos de argila:

  • Verde: de efeito detox, ela ajuda a controlar a oleosidade, secar espinhas e tratar cravos.
  • Preta: é ainti-inflamatória e tensora, limpa profundamente e rejuvenesce a pele.
  • Amarela: iluminadora e hidratante, aumenta a elasticidade da pele e suaviza linhas de expressão, além de ajudar na formação do colágeno na pele.

 

argila verde mascara
Queridinha das peles oleosas, a argila verde é a mais comumente encontrada.
  • Branca: sendo, por sua vez, a mais suave de todas, ela é perfeita para peles sensíveis e delicadas, já que remove impurezas e absorve a oleosidade excessiva sem ressecar.
  • Vermelha: rica em ferro, alumínio e silício. Serve para suavizar linhas, regenerar e revitalizar a pele.
  • Rosa: por fim, essa é a mistura das argilas branca e vermelha, de modo que sua ação antisséptica e cicatrizante é mais suave e indicada também para peles sensíveis

Como fazer máscara de argila?

mascara de argila
A seguir, você aprende como fazer essa máscara em casa.

 

Fazer uma boa máscara de argila é um dos passos fundamentais para a limpeza de pele caseira. Isso porque ela limpa profundamente e ainda hidrata.

Além disso, é muito fácil: basta dissolver uma colher de chá da argila escolhida em água, soro fisiológico, chá ou hidrolato. Você pode, ainda, acrescentar algum óleo vegetal ou essencial para potencializar os efeitos do tratamento.

Em primeiro lugar, lave o rosto e faça uma esfoliação para que o mineral penetre profundamente na pele.

Depois basta aplicar a mistura de argila no rosto, formando uma camada grossa e deixar agir por, no mínimo, 20 minutos. Você não deve, jamais, deixar a argila secar na pele. O indicado é mantê-la úmida, com o auxílio de um borrifador.

Por se tratar de um mineral, quando a argila seca ela vai absorvendo toda a água e, consequentemente, a hidratação da pele.

 

mascara de argila como fazer
Você não deve deixar a argila secar na pele.

 

Agora preste atenção: ao misturar as argilas, nunca utilize utensílios de metal. O mais indicado é usar potes e colheres de plástico ou cerâmica, para que o mineral não perca suas propriedades.

Outro erro comum é achar que o uso de qualquer argila é seguro. Apesar de estar disponível em todas as lojas de produtos naturais, é preciso ter muito cuidado com a fonte da argila.

Isso porque a extração do mineral precisa ter uma boa procedência, já que é possível haver contaminação com metais pesados do solo. Portanto, dê preferência para argilas orgânicas e certificada, pois elas são 100% seguras.

 

Máscara de argila para pele oleosa

mascara de argila verde oleosidade
As argilas verde e preta são as mais indicadas.

 

Se esse for o seu caso, as mais indicadas são a argila verde e também a argila preta, que podem ser combinadas com óleos essenciais para potencializar esse efeito.

Como as máscaras de argila têm o potencial de absorver a oleosidade da pele, elas são eficazes para prevenir formas leves de acne, como espinhas, cravos e espinhas. Esses tipos de acne se formam quando os poros estão entupidos com excesso de sujeira e sebo.

Uma vez que a argila limpa profundamente a pele, ela ajuda a deixar os poros mais saudáveis e evita a formação de novas inflamações.

 

Como usar:

Dissolva a argila na água e aplique sobre a pele úmida. Para um tratamento mais intensivo, adicione gotinhas de óleo de melaleuca ou lavanda. Repita de 1 a 2 vezes na semana.

 

++ Leia também: Óleo essencial de Melaleuca: tratamento natural para pele oleosa e acnéica

 

Além disso, você pode fazer um tratamento complementar com uma argila mais hidratante. Nesse caso, aplique a preta ou verde 1 vez na semana e opte pela amarela, branca, vermelha ou rosa na segunda vez.

 

A melhor máscara de argila para pele seca

a melhor argila para peles secas
Já para quem precisa de hidratação, vale apostar em argilas nutritivas

 

Na sequência, para quem sofre com o problema oposto, é indicado optar por argilas mais nutritivas e altamente hidratantes. Se esse for o seu caso, as mais indicadas são as argilas branca, amarela e também vermelha. Além delas, vale testar a rosa, que promove limpeza suave.

Uma boa dica é misturar óleos vegetais hidratantes (como o de jojoba) junto com a argila, potencializando o efeito nutritivo.

Como usar:

Dissolva 1 colher de argila em água, formando uma pastinha. Na sequência, é só aplicar na pele úmida e aguardar, sem deixar secar.

Máscara de argila para pele sensível

Argila branca é excelente para peles sensíveis.

 

Por fim, as mais recomendadas em caso de sensibilidade são as máscaras rosa e branca, que possuem ação bem suave. Elas ainda ajudam a acalmar a pele e, para uma aplicação ainda mais calmante, você pode diluir o mineral em chá de camomila feito recentemente.

Como usar:

Em um pote de cerâmica ou plástico, dissolva 1 colher de argila em água ou chá de camomila. Depois aplique sobre o rosto úmido e deixe agir por cerca de 20 minutos. Siga borrifando o chá para que a máscara não seque.

++ Leia também: Óleo essencial de Lavanda: combate a acne e promove crescimento capilar

 

O que passar depois da mascara de argila?

melhor argila para pele sensivel mascara
Após a máscara de argila, é hora de tonificar e hidratar.

 

Para finalizar a sua máscara, basta lavar bem o rosto em água fria. Em seguida, o indicado é tonificar e hidratar.

Além dos tônicos de farmácia, você pode utilizar hidrolatos naturais que possuem o mesmo efeito, sem produtos sintéticos. E outro passo interessante é aplicar um sérum antes do hidratante, em especial para as peles secas e sensíveis.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy