Alimentos probióticos: o que são, para que servem e 5 opções para incluir na dieta

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Certamente você já ouviu falar em alimentos probióticos. Populares por fazerem super bem à saúde, os probióticos são, micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, fazem um bem danado ao nosso corpo, dando um up na imunidade e auxiliando nosso intestino a absorver melhor os nutrientes.

Quer entender melhor como funcionam esses alimentos e como consumi-los? Então, confira abaixo 5 opções para inserir já na dieta!

 

Kombucha
Foto: Reprodução/Pinterest

O que são alimentos probióticos?

Basicamente, probióticos são opções de alimentos que contam com a presença de micro-organismos vivos, cuja ingestão traz diversos benefícios à saúde humana.

Uma vez que as bactérias dos alimentos probióticos são benéficas ao nosso corpo, a ingestão desses alimentos garante que tenhamos uma flora intestinal saudável e também promove diversas outras vantagens à saúde geral do organismo.

Para que servem os alimentos probióticos?

Antes de tudo, é importante relembrar que nosso intestino naturalmente já conta com a presença de inúmeras bactérias: é no nosso sistema digestivo que absorvemos nutrientes e esses micro-organismos ajudam na manutenção da saúde do nosso corpo.

Portanto, consumir alimentos probióticos é garantir uma forcinha a mais para a nossa saúde intestinal e, sendo assim, a saúde geral do organismo. Confira abaixo alguns benefícios dos probióticos para a saúde:

Melhoram o sistema imunológico

Se você quer sua imunidade nas alturas, insira já os alimentos probióticos na sua dieta. Afinal, eles auxiliam nosso corpo a estimular a produção de células naturais de defesa, conhecidas como macrófagos.

Iogurte natural
Foto: Evan Reimer/Unsplash

Combatem doenças

Não à toa, probióticos são ideais para combater enfermidades – tanto do trato intestinal, como colite e síndrome do intestino irritável, como também candidíases e infecções urinárias.

Probióticos auxiliam o trato digestivo a funcionar melhor

Alimentos probióticos são úteis tanto no combate à azia quanto na melhora do trânsito intestinal. Principalmente porque combatem diarréias, amenizam desconfortos intestinais e ajudam a diminuir a prisão de ventre.

Ajudam na digestão de lactose e previne alergias

Se você sofre com intolerância à lactose ou outras intolerâncias alimentares, os alimentos probióticos podem te fazer super bem, uma vez que os micro-organismos amenizam essas resistências que nosso organismo cria a certos alimentos.

Confira 5 alimentos probióticos para incluir na dieta

Aqui estão algumas opções de probióticos deliciosos e fáceis de incluir na rotina alimentar.

Kombuchá

Essa bebida fermentada tem dado o que falar, mas muitos não sabem que é um probiótico dos bons! Feita a partir do chá preto ou chá verde, a kombuchá conta com a ajuda de uma colônia de bactérias e leveduras para realizarem seu processo de fermentação.

Ela pode também ser saborizada com diversas frutas, potencializando ainda mais seu sabor delicioso – e levemente gaseificado. 

Kombucha  alimentos probióticos
Foto: Klara Avsenik/Unsplash

Alimentos probióticos – Picles

Você pode não saber, mas os picles são alimentos probióticos, uma vez que são fermentados por bactérias dentro da solução de água e sal em que são armazenados.

Principalmente, os picles são pepinos que são ótima fonte de vitamina K, tem alto potencial antioxidante e fazem super bem à saúde. 

probióticos naturais picles de pepino
Foto: Reprodução/Pinterest

Vinagre de maçã

Fonte rica de probióticos, os micro-organismos presentes no vinagre de maçã auxiliam e muito o processo digestivo do nosso organismo, além de ajudarem a tratar a prisão de ventre.

Você pode usar na salada ou, então, beber: dilua de 1 a 2 colheres de sopa em 300ml de água e pronto! Só ingerir. 

Vinagre de maçã  alimentos probióticos
Foto: Reprodução/Pinterest

Kefir

Grande fonte de probióticos, o kefir é um alimento constituído por bactérias e leveduras. Ademais, é um coringa na cozinha por ser ideal para a produção de diversos outros alimentos.

É famoso e indispensável na lista de alimentos probióticos por ser uma opção bastante interessante para consumir, aliás também auxilia na produção caseira de leite, manteiga ou até mesmo cream cheese. Incrível e versátil!

Kefir
Foto: Reprodução/Pinterest

Iogurtes também são alimentos probióticos

Por último mas não menos importante, os populares iogurtes já são amplamente conhecidos por serem alimentos probióticos. Não há segredo: são fáceis de encontrar e ótimos para inserir na dieta. Entretanto, prefira os naturais: os sem adição de açúcares são melhores para a nossa saúde.

Iogurte natural alimentos probióticos
Foto: Tiard Schulz/Unsplash

E aí, gostou dessas opções de alimentos probióticos? Qual é a que você mais se interessou e vai incluir agora mesmo na sua dieta? 

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