Kombucha: descubra tudo sobre o probiótico natural que virou febre

2

Você já ouviu falar em kombcha? Essa é uma bebida oriental de origem milenar, mas que há poucos anos ganhou destaque global. O sabor é bem diferentão e conquista cada vez mais adeptos. Confira:

 

O que é kombucha?

Chá, açúcar, leveduras e bactérias. Essa é a receita da kombucha, uma bebida fermentada, levemente alcoólica, adocicada e gasosa, que faz muito bem para a saúde.

Acredita-se que a sua origem tenha se dado na China ou Japão. Durante a produção, adiciona-se  cepas específicas de bactérias e algum tipo de açúcar ao chá preto ou verde, que deve ser mantido em um pote de vidro. Depois disso, é preciso deixar a mistura em repouso por, pelo menos, uma semana.

O processo de fermentação produz ácido acético (também encontrado no vinagre) e vários outros compostos ácidos, níveis residuais de álcool e gases que transformam a kombucha em um líquido carbonado.

 

o que é kombucha
Imagem: Reprodução / Unsplash

Semelhante ao kefir, ela também é um probiótico natural. Só que no caso da kombucha as bactérias estão presentes no Scooby, uma espécie de “esponja” mãe que digere o açúcar do chá e dá o aspecto gasoso original da bebida.

Após a fermentação inicial, é possível dar ainda mais sabor ao drink adicionando frutas na segunda etapa. Alguns adeptos produzem, inclusive, versões altamente fermentadas e com maior teor de álcool, que lembram até um champanhe.

Além de ser considerada uma alternativa saudável aos sucos e refrigerantes, o consumo regular bebida também traz muitos benefícios para o organismo.

 

Benefícios para a saúde

Agora que você já sabe a origem da bebida, é hora de falar das vantagens de consumí-la. A kombucha apresenta as mesmas propriedades do chá e também é rica em probióticos. Esses são excelentes para a digestão e bons amigos do intestino.

Contudo, é interessante observar que, embora ainda não hajam evidências científicas sobre os benefícios probióticos da kombucha, o fato é que o líquido contém várias espécies de bactérias lácticas que podem ter função probiótica. Essas bactérias também podem melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo digestão, inflamação e até perda de peso.

Portanto, a bebida é rica em polifenóis do chá e ácido acético, que comprovadamente suprimem o crescimento de bactérias e leveduras indesejáveis. Alguns estudos apontam que graças as suas propriedades bacterianas, ela pode ser uma aliada no combate de bactérias causadoras da candidíase.

Ademais, o fermentado também contém antioxidantes. Por isso, estudos com ratos mostram a ingestão regular da bebida pode melhorar muito dois marcadores de doenças cardíacas, o LDL “ruim” e o colesterol HDL “bom”, em apenas 30 dias.

O site Health Line ainda pontua que, de fato, os consumidores de chá verde têm um risco até 31% menor de desenvolver doenças cardíacas, um benefício que também se aplica à kombucha.

Por último, outras evidências apontam ainda que esse drink fermentado pode ajudar no controle da diabetes tipo 2. Um estudo em ratos diabéticos descobriu que a kombucha retardava a digestão dos carboidratos, o que reduzia os níveis de açúcar no sangue. Também melhorou a função hepática e renal.

 

Como fazer kombucha em casa

kombucha
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Para quem adora experimentar novas receitas, vale se aventurar na produção de kombucha caseira. Contudo, antes de começar, saiba que é fundamental prestar atenção máxima à higiene. Isso porque os alimentos fermentados são produzidos a partir de bactérias. Portanto, para garantir que apenas as cepas desejadas irão proliferar, é interessante ser cuidadoso no manuseio.

Os ingredientes da receita são bem simples de encontrar. Primeiramente, você precisa de um chá preto ou verde de qualidade, açúcar (pode ser o refinado, orgânico, cristal ou demerara) e um pote de vidro bem grande.

Na verdade, o astro da receita é o scooby, também conhecido como a “mãe” da kombucha. Trata-se, portanto, de um disco de aspecto gelatinoso, formado por uma colônia de bactérias e leveduras.

Sendo assim, é possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais ou conseguir alguma doação. Uma vez que o scooby se reproduz a cada fermentação, ele gera novos discos constantemente. Por isso muitos adeptos da bebida costumam organizar grupos para doar a base.

Na sequência, você confere a receita e o modo de preparo com a chef Bela Gil:

Ingredientes para a 1ª fermentação:

  • 300g de folhas de chá verde
  • 400ml de água
  • 5 colheres  (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 unidade de scooby

 

Ingredientes para a 2ª fermentação:

  • 300ml de kombucha
  • 1 xicara de jabuticaba
  • 200ml de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo

 

Modo de preparo:

Por fim, separe um tempinho e assista ao vídeo com o passo a passo. Nele, a chef ensina não apenas a fermentação básica, como também uma versão mais gostosa e bem docinha. Essa última é ideal para os paladares mais sensíveis.

 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy