Kefir pode ajudar na sua dieta. Saiba como fazer em casa!

0

Com a popularidade dos probióticos, o kefir volta para as prateleiras com embalagem de novidade. Contudo, assim como a kombuchaele também é uma receitinha do tempo da vovó, muito apreciada ao redor do mundo. Saiba tudo sobre a bebida:

 

O que é o kefir?

O kefir é um micro-organismo capaz de ajudar a regular sua flora intestinal e demais partes do seu corpo quando inserido em sua dieta. Se te causou estranhamento ler a informação anterior, vamos te dar um exemplo mais comum e que você com certeza conhece.

Sabe o leite fermentado que crianças geralmente bebem? Ele contém lactobacilos vivos.  Estes lactobacilos nada mais são do que micro-organismos capazes de ajudar no bom funcionamento do intestino. Legal, né?

 

O kefir pode ajudar na sua dieta
Foto: Reprodução/Pinterest

Portanto, o kefir funciona mais ou menos do mesmo jeito. Ele é um micro-organismo que fermenta quando colocado em bebidas como a água e o leite. Dessa forma, após a fermentação, o kefir resulta em um líquido ou em um creme, o qual pode ser usado nas mais deliciosas receitas.

E sabe qual a melhor parte de tudo isso? É que você pode ter o kefir na sua casa e pode cultivar, congelar para usar depois ou multiplicar essa delícia para doar alguns destes micro-organismos para amigos, familiares e vizinhos. Assim todo mundo se alimenta melhor!

Antes de te ensinar a fazer, a gente vai te convencer o dos motivos pelos quais você deve consumi-lo. Quer ver?

 

Afinal, como o kefir pode melhorar minha saúde?

Um copo pequeno de kefir, com aproximadamente 200 ml, contém substâncias primordiais para o bom funcionamento do nosso corpo. São eles: carboidratos, colesterol, proteínas, cálcio, fósforo e ferro. Todos esses componentes são importantes para o nosso organismo quando consumidos nas medidas corretas.

Além disso, vitaminas como A, B12, B7, B1, C e D podem ser encontradas no kefir ou em receitas derivadas dele. Vitaminas como estas são capazes de melhorar nossa visão e melhorar nosso bom humor, como é o caso da vitamina D.

Ainda podemos te dar mais alguns motivos para associar o probiótico à uma boa saúde. De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo, ele é capaz de favorecer o funcionamento do coração e os rins. Ademais, a Universidade de Vila Velha comprovou que ajuda na memória de pessoas com Alzheimer.

 

E quais os benefícios deste alimento probiótico na minha vida?

Vamos começar com o item da lista que encherá seus olhos: ele faz parte de dietas saudáveis para emagrecer.

É claro que sozinho o kefir não conseguirá modificar o seu peso. Entretanto, quando aliado a uma dieta balanceada, ele pode colocar seu intestino para trabalhar, reduzindo inchaços e constipações. Deste modo, o corpo trabalhando feito um reloginho. Fica tudo mais fácil, né?

Em entrevista para o Estadão, a nutricionista Vanessa Baad afirma os benefícios do kefir. De acordo com ela, ele é composto por bactérias “do bem” capazes de melhorar a imunidade.

 

Aprenda a fazer kefir de água
Foto: Reprodução/Pinterest

Benefícios do kefir

 

1. Abaixa a pressão arterial

Nos dias de hoje, má alimentação, correria, estresses do cotidiano e excesso de responsabilidades levam a maior parte de nós diretamente para a pressão alta. Que tal preveni-la? O kefir, quando consumido regularmente, é capaz de aumentar taxas boas em nosso corpo e diminuir as ruins.

 

2. Aumenta a imunidade

Ter mais imunidade, algo que é sempre excelente e que nesses últimos meses de pandemia tem se tornado primordial. Quem por aí quer ser mais resistente a doenças, levanta a mão!

3. Fortalece os ossos

Fortalecer os ossos é muito importante para evitar doenças como a osteoporose e manter a estrutura do corpo firme. Você já sabe que diversos alimentos, assim como o leite, são bons neste caso. E que tal colocar mais uma opção e variar cardápio?

 

Saiba como se faz kefir de leite
Foto: Reprodução/Pinterest

4. Ajuda na digestão

Este provavelmente é o item principal do consumo do kefir. Ele ajuda muito na sua digestão. Te oferece saciedade e é capaz de colocar muitas coisas no seu organismo no lugar.

5. Melhora a pele

O kefir pode ajudar muito no trabalho do intestino. Isso por si só já é capaz de mudar muitas coisas pelo nosso corpo, dentre elas, fazer com que a nossa pele fique mais bonita, vistosa e saudável.

6. Não causa alergias

Todo alimento causa alergias em alguém. Provavelmente você conhece pessoas alérgicas a camarão, frutos do mar, amendoim, pimenta. Entretanto, o kefir é um alimento que não costuma causar reações adversas nas pessoas, sendo uma maravilhosa opção para quem já possui uma dieta bastante restrita e precisa de opções complementares.

Ufa! Te convencemos a dar uma chance ao kefir? Por isso, agora te ensinaremos e a fazê-lo.

 

Como fazer kefir?

Primeiramente, é importante que você saiba que o kefir pode ser colocado para fermentar em substâncias como leite e água. No leite, ele fica mais cremoso e pastoso, podendo ser usado em iogurtes. Na água, ele fica mais líquido e fino, podendo ser bebido ou incorporado a receitas.

Vamos lá, mão na massa!

Aprenda a fazer kefir de água

 

Assistindo o vídeo acima, você aprendeu a fazer o kefir de água. Agora, assistindo o vídeo abaixo, saiba mais sobre seus benefícios.

 

Faça também o kefir de leite

O vídeo a seguir vai te ensinar a fazer a versão da receita no leite e é ideal para iniciantes. No entanto, se você tem alergia ou intolerância à lactose, melhor consultar o médico antes de ingerir.

 

Bônus: kefir de água de coco.

Sabia que ele também pode ser feito na água de coco? Essa opção é muito interessante pois a água de coco é fonte riquíssima de vitaminas e sais minerais. Bora aprender como se faz?

 

 

A gente ainda pode te dar mais uma dica?

Veja o vídeo a seguir sobre os mitos e as verdades acerca do consumo, preparo e armazenamento do kefir. Isso pode te ajudar bastante nas suas produções futuras.

Esperamos ter ajudado você a iniciar uma alimentação mais saudável!

Através da
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy