Suco de babosa: descubra os benefícios e contra-indicações da aloe vera

Aloe Vera é a planta da vez e o suco de babosa também faz sucesso no exterior. Graças aos super-poderes dessa folha, ela têm sido usada historicamente na medicina ayurvédica e natural.

Apesar disso, em 2011 um parecer da Anvisa proibiu a venda, fabricação e importação de produtos alimentícios à base de Aloe Vera no Brasil com o parecer Nº 47, que veta a comercialização dos mesmos.

Portanto, lembramos que antes de iniciar o consumo de qualquer ingrediente natural, é importante consultar um médico de confiança. As informações contidas online não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.

Benefícios do suco de babosa

 

Apesar de ser uma receita milenar, foi apenas recentemente que o suco de babosa ganhou atenção na internet. Isso se deve ao sucesso estrondoso das receitas com a planta, em especial as de beleza natural como a hidratação com babosa ou, ainda, o óleo de babosa.

A babosa (ou aloe vera) é uma espécie vegetal com vários usos medicinais e nutricionais. A planta possui folhas verdes, com o interior suculento e cheio de gel. É desse gel que sai o suco.

O suco feito com babosa é alcalino, auxilia a função hepática e promove uma hidratação turbinada com nutrientes. Essa bebida medicinal também ajuda a tratar a constipação bem como acalma e ajuda a tratar úlceras estomacais.  Se você estiver no exterior, vale a pena experimentar a bebida. No entanto, especialistas e Anvisa alertam para o uso no Brasil, onde a fabricação é proibida.

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Contra-indicações do suco de babosa

 

Em geral, o consumo do suco de babosa é considerado comum no exterior, movido pela onda fitness. Entretanto, no Brasil a Anvisa proibiu a fabricação, venda e importação do produto por afirmar que não existe histórico de consumo no país. Além disso, a agência baseou sua decisão na ausência de comprovação de segurança de uso desses alimentos.

A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do SUS, recomenda o uso tópico de babosa como tratamento de queimaduras de 1º e 2º graus e também como coadjuvante no tratamento de psoríase. Essa é, também, a recomendação de uso da babosa pela Agência Nacional de Vigilância sanitária.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ingestão de um produto natural usado fora das indicações da Anvisa configura uso fora da bula. Para tanto, deve ser previamente esclarecido e conversado com seu médico de confiança.

Confira mais informações no vídeo do Dr. Gabriel Azzini, Pós Graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia:

 

 

 

 

 

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como utilizar a babosa na pele?

 

O gel, que dá origem ao suco de babosa, é um ótimo cicatrizante para a pele. Mas antes de fazer qualquer preparo com a planta para aplicação tópica é preciso ter alguns cuidados.

Para começar, é preciso retirar a aloína, um composto alergênico presente naturalmente nas folhas de Aloe vera.

 

 

Agora que você já removeu a aloína das folhas, é só raspar o gel do interior das folhas e aproveitar todos os benefícios mágicos dessa planta.

Segundo o Ministério da Saúde, a babosa é reconhecida pelo seu uso cicatrizante, já que a substância ativa, ao penetrar no tecido lesionado, atua para alívio de dor e redução da inflamação.  Além disso, é um bom hidratante para a pele.

Nesses casos, recomenda-se o uso principalmente em cortes e queimaduras de 1º e 2º grau. Na sequência, você aprende a preparar um leve gel hidratante, que ajuda a reparar os tecidos da pele e é absorvido rapidamente.

Essa receita pode ser aplicada após o banho ou mesmo utilizada como um pós sol para os dias de verão.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ingredientes:

  • 1 folhas de babosa
  • 50 ml de água

 

Modo de preparo:

  1. Após remover a aloína, raspe o gel da babosa e transfira o conteúdo para um liquidificador;
  2. Agora é só acrescentar a água e bater bem.
  3. Aplique sobre a pele e aguarde até a absorção completa. Se preferir, você pode acrescentar uma gotinha de óleo essencial de lavanda para deixar um cheirinho gostoso na pele e ajudar no processo de cicatrização.

 

Leia também:

Babosa no rosto combate espinhas e hidrata a pele. Aprenda como usar!

Hidratação com babosa: aprenda a usar essa planta milagrosa nos cabelos

Comentários (0)
Comentar