Receitas fit com banana: aprenda cinco e conheça os benefícios da fruta

1 110

Se tem um alimento que nunca falta na fruteira do brasileiro, certamente é a banana e dá pra entender o por quê. Além de super prática para comer, já que basta descascá-la, a banana também é super versátil, saudável e barata. Neste post, você irá conhecer os principais benefícios dessa fruta tão popular e gostosa, além de algumas receitas fit com banana!

Benefícios da banana

Embora seja considerada inimiga das dietas, a banana pode ser incluída na alimentação de uma forma saudável, mesmo para quem deseja emagrecer, ao passo que é rica em carboidratos, vitaminas e minerais e, portanto, uma ótima fonte de energia. Ao mesmo tempo, promove saciedade. Por isso as receitas fit com banana fazem o maior sucesso!

 

Imagem: Reprodução / Ciclo Vivo.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Já que é rica em dois tipos de fibras, a pectina e o amido resistente, a banana ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, essa fruta possui baixo índice glicêmico, ou seja, o consumo dela não causa picos elevados de açúcar no corpo.

É rica em antioxidantes – Benefícios das receitas fit com banana

A banana é responsável pela prevenção de doenças cardíacas e degenerativas, pois é rica em dopamina e catequinas.

Aliada dos atletas

Algumas pesquisas mostram que o consumo da banana pode ser benéfico antes, durante e depois da prática de exercícios físicos, já que promove energia.

Além disso, por conta dos carboidratos, ela também é rica em minerais, como o potássio, o qual é capaz de ajudar com cãibras e dores musculares. Sendo assim, as receitas fit com banana também contribuem para o desempenho nos treinos.

Melhora o humor e pode ajudar nos sintomas de TPM

Alguns alimentos são conhecidos por promoverem bem-estar. Entre eles, está a banana, visto que é rica em triptofano, um aminoácido que ajuda na síntese da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

Mais do que isso, a banana também contém vitamina B6, que ajuda a regular o sono, enquanto o magnésio, também presente na fruta, ajuda a diminuir a tensão muscular.

Assim sendo, a banana é considerada um bom alimento para combater depressão, ansiedade e até os sintomas mais forte da TPM.

As melhores receitas fit com banana

Panqueca vegana de banana

Para começar, um clássico das receitas fit com banana: a deliciosa panqueca! Ela é fácil de fazer, saborosa e super leve.

panqueca de banana
Imagem: Reprodução / 5S Estilo de Vida.

Ingredientes

  • 1 banana grande amassada
  • 3 colheres de sopa de aveia
  • 3 colheres de sopa de água filtrada
  • 1/2 colher de sopa de cacau (opcional)
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo, misture a aveia com a água e deixe descansar por 10 minutos, ou até que a aveia esteja inchada. Depois, adicione a banana amassada, o cacau e a canela e misture bem. Em seguida, unte uma frigideira com um pouco de óleo de coco e despeje a massa. Deixe dourar, vire e repita o processo do outro lado.

Receitas fit com banana – Panqueca

 

Ingredientes

  • 1 banana amassada
  • 1 ovo
  • Uma colher e meia de sopa de aveia
  • Canela e cacau a gosto

Modo de preparo

Para começar, amasse a banana e misture-a ao ovo. Misture bem e, em seguida, acrescente o cacau e a canela, se desejar. Quando a massa estiver homogênea, despeje em uma frigideira antiaderente, ou untada com um pouco de óleo de coco. Para finalizar, espere dourar e repita do outro lado.

Dicas para as panquecas fit de banana

  1. Prefira usar bananas maduras, já que elas são mais doces!
  2. Sirva suas panquecas com frutas e mel, melado ou agáve.

Receitas fit com banana – Brigadeiro

Que tal um brigadeiro mais saudável? Essa versão do doce é tão gostosa quanto a original e por isso se destaca entre as receitas fit com banana.

brigadeiro de banana
Imagem: Reprodução / Lívian Alves.

Ingredientes

  • 1 unidade de banana;
  • 2 colheres (sobremesa) de leite em pó desnatado;
  • 1 colher (sobremesa) de cacau em pó;
  • raspas de chocolate meio amargo.

 

Modo de preparo

Em primeiro lugar, descasque e amasse a banana. Em seguida, leve ao micro-ondas por 1 minuto. Logo após, adicione o leite em pó e o cacau e mexa bem até que a mistura esteja bem incorporada e no ponto de brigadeiro. Por fim, decore com as raspas de chocolate e está pronto para servir!

Receitas fit com banana – bolo sem açúcar

bolo
Imagem: Reprodução / Veja.

 

Ingredientes

  • 3 bananas médias maduras
  • 3 ovos
  • 1 xícara de aveia em flocos ou farelo de aveia
  • 1/2 xícara de uvas passas ou tâmaras
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa rasa de fermento

Modo de preparo

É muito fácil: bata tudo no liquidificador. Em seguida, despeje em uma forma untada e leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos, ou até o palitinho sair limpo. Está pronto!

Sorvete vegano de banana fit

receitas fit com banana
Imagem: Reprodução / CyberCook.

Você pode consumir o sorvete não só puro, mas também, como base para outros sabores.

Ingredientes

  • Bananas congeladas
  • Água
  • Frutas congeladas da sua escolha: manga, morango, frutas vermelhas, etc. (opcional)
  • Essência de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo

Primeiramente, bata as bananas congeladas num processador. Caso precise, vá jogando água aos poucos, até atingir a consistência de sorvete. Aliás, se quiser, adicione outras frutas e bata novamente.

Para concluir, essas são ótimas ideias de receitas para o café da manhã ou lanches durante o dia. O recomendado é consumir de 1 a 2 bananas por dia, mas lembre-se que apenas um nutricionista pode te dizer ao certo.

Fontes: Área de Mulher, Tua Saúde, Uol, Vitta.

 

Está de dieta? Então aproveite e confira também:

Dieta Sirtfood: saiba como funciona e descubra alimentos SIRT para emagrecer

Nibs de cacau: os benefícios do chocolate em uma versão saudável e natural

Exercícios para queimar bastante calorias e emagrecer rápido

 

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy