Dieta Sirtfood: saiba como funciona e descubra alimentos SIRT para emagrecer

1 891

A dieta Sirtfood inclui alimentos saudáveis e que estimulam as sirtuínas, sendo essas responsáveis por ativar o emagrecimento e combate ao envelhecimento precoce. O protocolo consiste de 2 fases e divide-se ao longo de 14 dias, prometendo resultados estéticos e que também turbinam a saúde.

 

O que é e como funciona a dieta Sirtfood?

alimentos da dieta sirtfood
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Recentemente, essa dieta ganhou destaque no mundo todo graças à evolução incrível da cantora Adele, que perdeu 45 kg graças ao cardápio.

Apesar de ser uma dieta relativamente nova e ainda em pesquisa, a Sirtfood prega o consumo de polifenóis, antioxidantes e alimentos que estimulem as sirtuínas. Trata-se, na verdade, de um protocolo alimentar, desenvolvido pelos experts em medicina nutricional Aidam Goggins e Glenn Matten. Foram eles que publicaram o livro “Dieta Sirt”, ainda em 2016.

O grande trunfo desse protocolo é que ele permite o consumo de vinhos e até mesmo chocolates (desde que contenham a partir de 65% de cacau). Isso porque a dieta Sirt se baseia na ativação do chamado “gene magro”, que é feito através das sirtuínas.

Segundo pesquisas, os alimentos ricos em polifenóis (couve, café, oleoginosas, chá verde) ativam a liberação de sirtuínas no organismo. Essas, por sua vez, promovem o emagrecimento e ainda protegem as células do envelhecimento precoce.

Assim como outros protocolos alimentares da moda, a dieta Sirtfood também se divide em etapas, sendo constituída por 2 fases, com restrição calórica e alta ingestão de fibras e sucos verdes.

 

suco verde sirtfood
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Fase 1

Para começar, nos primeiros 3 dias é liberado o consumo de até 1.000 calorias diárias, incluindo alta ingestão de fibras que aumentam a saciedade.

Depois vem a segunda etapa, que dura 4 dias. Nela a ingestão aumenta para 1,5 mil calorias, mantendo as fibras.

Fase 2

Após os 7 primeiros dias, é atingida a etapa de manutenção, na qual não há limite de ingestão calórica, desde que o cardápio seja rico em alimentos antioxidantes e saudáveis.Nesse momento, a ideia é manter até 3 refeições balanceadas e ricas em alimentos sirt diariamente, além de ingerir ao menos 1 suco verde.

Essa fase dura 14 dias, embora ambas possam ser repetidas sempre que for necessário acelerar a perda de gorduras, conforme explica o site da dieta.

O que são Sirtuínas?

 

Encontradas em diferentes compartimentos das células, as sirtuínas (SIRTs) são responsáveis por funções celulares e biológicas. Segundo o farmacêutico Lucas Portilho, as SIRT’s regulam a atividade de genes responsáveis pela reprodução e defesa das célular. Desse modo, as sirtuínas são responsáveis pela longevidade e vida celular, além de retardar o envelhecimento e prevenir doenças ligadas à idade, como é o caso do Alzheimer.

 

 

 

O que comer na dieta Sirtfood?

o que comer na dieta sirtfood
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Conforme mencionamos anteriormente, o protocolo Sirtfood é baseado em restrição calórica, alta ingestão de fibras e alimentos Sirt, sendo esses os principais:

  • Alcaparras
  • Cebola roxa
  • Café
  • Chá verde
  • Chocolate amargo
  • Couve
  • Cúrcuma
  • Frutas vermelhas e frutas cítricas
  • Oleaginosas
  • Rúcula
  • Salsa
  • Tâmara
  • Vinho

O suco verde também é fundamental dentro da dieta SIRT. Além de auxiliar na ingestão de fibra, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade e também faz com que o consumo de frutas e legumes seja facilitado.

Em entrevista ao Globo Esporte, a nutricionista Renata Starling Torres observou que a presença dos alimentos saudáveis é um grande ponto positivo desse plano alimentar. Isso porque os alimentos ricos em antioxidantes são capazes de prevenir o envelhecimento precoce das células

Se você estiver planejando entrar na dieta SIRT, é importante encarar o período como uma oportunidade para reeducação alimentar. Uma vez que esse protocolo é baseado em alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, vale pensar em formas de incluí-los na rotina de uma forma mais permanente.

Apesar disso, é importante lembrar que a Dieta Sirtfood é relativamente nova, portanto não existem estudos a longo prazo que mostrem o seu efeito no corpo. Em suma, o recomendado é sempre consultar com um nutricionista de confiança para elaborar uma estratégia alimentar específica para as suas necessidades e realidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy