Dieta Sirtfood: saiba como funciona e descubra alimentos SIRT para emagrecer

2

A dieta Sirtfood inclui alimentos saudáveis e que estimulam as sirtuínas, sendo essas responsáveis por ativar o emagrecimento e combate ao envelhecimento precoce. O protocolo consiste de 2 fases e divide-se ao longo de 14 dias, prometendo resultados estéticos e que também turbinam a saúde.

 

O que é e como funciona a dieta Sirtfood?

alimentos da dieta sirtfood
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Recentemente, essa dieta ganhou destaque no mundo todo graças à evolução incrível da cantora Adele, que perdeu 45 kg graças ao cardápio.

Apesar de ser uma dieta relativamente nova e ainda em pesquisa, a Sirtfood prega o consumo de polifenóis, antioxidantes e alimentos que estimulem as sirtuínas. Trata-se, na verdade, de um protocolo alimentar, desenvolvido pelos experts em medicina nutricional Aidam Goggins e Glenn Matten. Foram eles que publicaram o livro “Dieta Sirt”, ainda em 2016.

O grande trunfo desse protocolo é que ele permite o consumo de vinhos e até mesmo chocolates (desde que contenham a partir de 65% de cacau). Isso porque a dieta Sirt se baseia na ativação do chamado “gene magro”, que é feito através das sirtuínas.

Segundo pesquisas, os alimentos ricos em polifenóis (couve, café, oleoginosas, chá verde) ativam a liberação de sirtuínas no organismo. Essas, por sua vez, promovem o emagrecimento e ainda protegem as células do envelhecimento precoce.

Assim como outros protocolos alimentares da moda, a dieta Sirtfood também se divide em etapas, sendo constituída por 2 fases, com restrição calórica e alta ingestão de fibras e sucos verdes.

 

suco verde sirtfood
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Fase 1

Para começar, nos primeiros 3 dias é liberado o consumo de até 1.000 calorias diárias, incluindo alta ingestão de fibras que aumentam a saciedade.

Depois vem a segunda etapa, que dura 4 dias. Nela a ingestão aumenta para 1,5 mil calorias, mantendo as fibras.

Fase 2

Após os 7 primeiros dias, é atingida a etapa de manutenção, na qual não há limite de ingestão calórica, desde que o cardápio seja rico em alimentos antioxidantes e saudáveis.Nesse momento, a ideia é manter até 3 refeições balanceadas e ricas em alimentos sirt diariamente, além de ingerir ao menos 1 suco verde.

Essa fase dura 14 dias, embora ambas possam ser repetidas sempre que for necessário acelerar a perda de gorduras, conforme explica o site da dieta.

O que são Sirtuínas?

 

Encontradas em diferentes compartimentos das células, as sirtuínas (SIRTs) são responsáveis por funções celulares e biológicas. Segundo o farmacêutico Lucas Portilho, as SIRT’s regulam a atividade de genes responsáveis pela reprodução e defesa das célular. Desse modo, as sirtuínas são responsáveis pela longevidade e vida celular, além de retardar o envelhecimento e prevenir doenças ligadas à idade, como é o caso do Alzheimer.

 

 

 

O que comer na dieta Sirtfood?

o que comer na dieta sirtfood
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Conforme mencionamos anteriormente, o protocolo Sirtfood é baseado em restrição calórica, alta ingestão de fibras e alimentos Sirt, sendo esses os principais:

  • Alcaparras
  • Cebola roxa
  • Café
  • Chá verde
  • Chocolate amargo
  • Couve
  • Cúrcuma
  • Frutas vermelhas e frutas cítricas
  • Oleaginosas
  • Rúcula
  • Salsa
  • Tâmara
  • Vinho

O suco verde também é fundamental dentro da dieta SIRT. Além de auxiliar na ingestão de fibra, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade e também faz com que o consumo de frutas e legumes seja facilitado.

Em entrevista ao Globo Esporte, a nutricionista Renata Starling Torres observou que a presença dos alimentos saudáveis é um grande ponto positivo desse plano alimentar. Isso porque os alimentos ricos em antioxidantes são capazes de prevenir o envelhecimento precoce das células

Se você estiver planejando entrar na dieta SIRT, é importante encarar o período como uma oportunidade para reeducação alimentar. Uma vez que esse protocolo é baseado em alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, vale pensar em formas de incluí-los na rotina de uma forma mais permanente.

Apesar disso, é importante lembrar que a Dieta Sirtfood é relativamente nova, portanto não existem estudos a longo prazo que mostrem o seu efeito no corpo. Em suma, o recomendado é sempre consultar com um nutricionista de confiança para elaborar uma estratégia alimentar específica para as suas necessidades e realidade.

Aprenda o plano de emagrecimento da dieta Sirt em 21 dias

Você está a um passo de aprender o método mais saudável de perder peso.

O programa alimentar de emagrecimento da dieta sirt oferece acesso a um cardápio de 21 dias, receitas e treinos para fazer na sala da sua casa e suporte online da nutricionista Daniela Cyrulin. 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy