Frutas cítricas aumentam a imunidade e promovem o emagrecimento
As frutas cítricas são baixas em calorias e ricas em antioxidantes. Além do sabor, elas oferecem inúmeros benefícios e são aliadas em uma dieta saudável.
O que são frutas cítricas?
São chamadas de cítricas as plantas que fazem parte do gênero Citrus. Como possuem altas concentrações de ácido ascórbico e vitamina C, elas possuem um sabor ácido característico, como por exemplo as laranjas e limões.
Sua origem se deu no sudeste da Ásia, embora as frutas cítricas tenham se tornado muito populares onde quer que se chegassem. A cidra (Citrus medica) foi e, em muitos casos, continua sendo um elemento de destaque em cerimônias e festivais religiosos, como a Festa Judaica dos Tabernáculos (Sucot), que encontra suas raízes como um festival de ação de graças pela colheita de frutas. Já os gregos conheciam as frutas cítricas como “Thyon”, enquanto os romanos as chamavam de “Citrus”.
A partir da cidra, outras espécies cítricas híbridas começaram a surgir, como laranjas, limões, limas, tangerinas, etc. Os viajantes espanhóis introduziram a laranja doce no continente americano, enquanto acredita-se que Cristóvão Colombo trouxe sementes cítricas para serem plantadas na ilha do Haiti em sua segunda viagem em 1493.
Onde quer que fossem encontradas, logo se destaavam tanto pela fragrância quanto pelo sabor. Além disso, as frutas cítricas sempre foram conhecidas por suas propriedades medicinais. De fato, são usadas desde a Antiguidade para combater doenças, distúrbios intestinais, doenças da pele, gota, escorbuto e até mesmo como antídoto para veneno e anti-séptico durante os períodos de peste.
Atualmente, são cultivadas em climas tropicais e subtropicais em todo o mundo. Os principais centros de produção incluem Espanha, Brasil, China, EUA, México e Índia.
Essa classe de frutas inclui limões, limas, laranjas e cupuaçu, além de muitos outros híbridos e variedades. Eles têm vários benefícios à saúde, que vão desde aumentar a imunidade até combater o câncer.
Benefícios das frutas cítricas
As frutas cítricas são ricas em vários nutrientes, como vitamina C, flavonóides e fibras, que conferem proteção vascular, reduzem a inflamação, melhoram a função e a saúde gastrointestinal e desempenham um papel importante na prevenção de condições como diabetes, câncer e doenças neurológicas.
- Aumentam a imunidade;
- Auxiliam na perda de peso;
- São ótimas fontes de vitamina C e também de fibras;
- Podem reduzir o risco de desenvolver pedras nos rins;
- Atuam no combate aos radicais livres;
Quais são as melhores frutas para aumentar a imunidade?
Como falamos anteriormente, todas as frutas cítricas são recomendadas para o aumento da imunidade. De um modo geral, a indicação é variar sempre e consumir nutrientes de fontes diversas. Para isso, tenha sempre à mão especialmente o limão, já que uma única unidade dessa fruta possui 90mg de vitamina C. Isto é: 100% da necessidade diária dessa vitamina.
Laranja, kiwi, morango e acerola também são frutas fáceis de encontrar e que ajudam a aumentar a imunidade.
Você pode consumir suas frutas sozinhas, em sucos ou mesmo adicionar laranja e limão no shot da imunidade.
Lista das principais frutas cítricas
- Abacaxi
- Acerola
- Ameixa
- Amora
- Caju
- Cidra
- Cupuaçu,
- Framboesa
- Groselha
- Jabuticaba
- Laranja
- Lima
- Limão
- Marmelo
- Morango
- Nêspera
- Pêssego
- Romã
- Tamarindo
- Tangerina
- Uva
Qual a melhor fruta cítrica para perder peso?
Por fim, pesquisas recentes indicam que as frutas cítricas são excelentes para acelerar a perda de peso. Isso porque elas são ricas em sinefrina, que é um termogênico natural muito utilizado em diversos suplementos. Assim, a ingestão dessas frutas potencializa a quebra das moléculas de gordura, transformando-a em energia mais rapidamente.
Embora a suplementação de sinefrina em cápsulas deva ser orientada por um profissional, o consumo de frutas cítricas é seguro e saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir 5 porções de frutas ao dia, incluindo as cítricas.
Como as frutas dessa categoria costumam ser mais baixas em calorias do que aquelas mais doces, elas também podem ser incluídas facilmente nas dietas mais restritivas como a low carb ou os protocolos de jejum intermitente.