Pós-sol: descubra para que serve e como escolher o melhor

0 7

O verão está chegando e, com ele, o pós-sol se torna indispensável. Isso porque ele acalma pele e é indicado para aqueles dias em que exageramos na exposição solar.

 

O que é um pós-sol e para que ele serve?

 

Todo mundo adora um bronzeado perfeito, mas, algumas vezes, a exposição solar acaba trazendo efeitos colaterais. Por isso, o pós-sol é indicado em casos de eritema, que é a vermelhidão causada pela queimadura.

Esses produtos são formulados com extratos especiais, que ajudam a regenerar a epiderme após as agressões pelos raios UV.  Em geral, os efeitos de uma queimadura solar costuma aparecer entre 8 a 24 horas após a exposição. Assim, é comum que muitas pessoas sintam a pele irritada e pensem que podem resolver apenas com um hidratante.

No entanto, ainda que a hidratação seja necessária em casos leves de ressecamento, sempre que a pele estiver vermelha e ardendo o ideal é apostar no pós-sol. Uma vez que o creme é formulado com ingredientes calmantes e anti inflamatórios, ele auxilia a reduzir a sensação de ardência.

Aliás, dos extratos muito utilizados nesse tipo de produto é Aloe vera, a queridinha babosa que serve para hidratar tanto a pele quanto os cabelos.

Além desse ingrediente, também é muito comum que os cremes pós sol contenho extratos botânicos de camomila, que suaviza a vermelhidão e acalma a pele.

 

O que fazer depois de tomar sol?

como proteger a pele depois do bronzeado
Biquíni Canárias – Pajaris

 

Se você está planejando de passar um dia inteiro na praia ou na piscina, experimente deixar o creme pós-sol na geladeira. Assim, quando você retornar, pode aplicar o produto bem geladinho no corpo. A sensação refrescante com certeza vai fazer toda diferença!

Já para quem prefere produtos naturais, uma boa dica bater o gel de 1 folha de babosa com um pouco de água filtrada. Depois é só aplicar o produto no corpo. Ele age como um hidratante de textura leve e poder regenerador poderoso, sendo indicado mesmo para os casos onde não há vermelhidão. Se preferir, adicione gotinhas de óleo essencial de lavanda, um poderoso regenerador da pele.

Ainda é importante lembrar de manter a hidratação interna. Para isso, use e abuse das águas saborizadas, chás naturais ou sucos. Aproveite para adicionar ingredientes que prolongam o bronzeado, como por exemplo a cenoura, laranja e damasco.

 

Cuidados com o uso de pós-sol

cuidados com o uso de pós sol
Biquíni Jeri – Pajaris

 

Ainda que o creme pós-sol seja formulado especificamente para a ocorrência de eritema, os casos de queimaduras graves exigem outros cuidados específicos.

Portanto, fique de olho em sintomas como febre alta, vermelhidão excessiva ou bolhas. Isso porque geralmente eles indicam uma queimadura de segundo grau.

Caso ocorra a suspeita de algo mais grave, suspenda a aplicação do creme e procure um médico imediatamente. O profissional, então, conseguir avaliar os danos sofridos e, se necessário, receitar medicações e produtos mais específicos.

 

Como escolher o melhor pós-sol?

como escolher o melhor pós-sol
Biquíni Aro – Pajaris

 

Na sequência, você irá aprender como escolher o melhor pós sol para o seu tipo de pele. Como se trata de um creme formulado para região, é preciso levar em consideração algumas questões, como por exemplo a presença ausência de oleosidade.

Peles oleosas

Para começar, quem sofre com a pele oleosa deve escolher produtos oil-free, isto é, sem óleo. Além deles, as formulações em gel também são muito interessantes e de absorção rápida.

É importante evitar as formulações oleosas por que, caso sua pele tenha tendência a acne, esse tipo de ingrediente pode acabar entupindo os poros e agravando o quadro.

Peles secas

Ao contrário das peles oleosas, quem sofre com ressecamento deve apostar em produtos pós-sol enriquecidos com óleos e manteigas vegetais. Nesses casos, os ingredientes ajudam a hidratar a epiderme, o que é importante já que a exposição solar excessiva costuma ressecá-la.

 

Bebês e crianças

Por fim, é importante reiterar que bebês e crianças devem ter a exposição solar reduzida, sempre de acordo com orientação médica. Assim, antes de escolher o pós-sol é importante pedir a opinião do profissional que acompanha a criança. Ele saberá orientar qual é a melhor simulação para a pele infantil.

 

Gostou? Então confira mais dicas da Pajaris para aproveitar o verão ao máximo:

O biquíni de cada signo: veja qual modelo os astros escolheram para você

Dicas para lavar e manter seu biquíni conservado por muito mais tempo

Suco verde: 10 receitas deliciosas para reproduzir em casa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy