Óleo de linhaça é rico em Ômega-3 e um aliado da saúde do coração

0 30

O óleo de linhaça é um aliado da saúde do coração, rico em ômega-3 e ainda pode auxiliar no combate a células cancerígenas. Descubra tudo sobre esse elixir da saúde:

 

O que é e pra que serve óleo de linhaça?

benefícios do óleo de linhaça
The Green Protein

 

De acordo com revisões do site Healthline, as sementes de linhaça são conhecidas por seus muitos benefícios à saúde, que incluem o fornecimento de uma dose saudável de proteínas e fibras, redução do apetite e auxílio no controle de peso.

Dado o seu perfil incrível de nutrientes, não é de admirar que o óleo de linhaça também seja repleto de benefícios similares à saúde. O óleo é feito a partir de sementes de linhaça que foram moídas e pressionadas para liberar seu óleo natural.

Na hora de comprar, dê preferência para as versões extraídas à frio, uma vez que as mesmas preservam melhor os nutrientes. Outra opção interessante é apostar nas cápsulas de óleo de linhaça, um suplemento alimentar que vem fazendo o maior sucesso mundo afora.

Assim como a semente de chia, esse é outro ingrediente fácil de encontrar e que merece espaço cativo na sua rotina. Aliás, é uma carta na manga também dos que seguem a dieta vegetariana.

Benefícios do óleo de linhaça para a saúde

óleo de linhaça pra que serve
Harvard Health

 

Contém alto teor de ácidos graxos ômega-3

Em primeiro lugar, lembre-se que a linhaça é uma das maiores fontes de ômega-3 vegetal, um nutriente essencial também para a saúde das unhas e cabelos. E assim como as sementes, o óleo de linhaça é rico em ácidos graxos ômega-3, que são extremamente saudáveis para o coração.

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para a saúde e têm sido associados a benefícios como redução da inflamação, melhora da saúde do coração e proteção do cérebro contra o envelhecimento.

De fato, as quantidades impressionam: uma colher de sopa (15 ml) contém incríveis 7.196 mg de ômega-3. Especificamente falando, o óleo de linhaça contém ácido alfa-linolênico (ALA), uma forma de ácido graxo ômega-3 que é convertido apenas em pequenas quantidades em formas ativas de ômega-3, como EPA e DHA. (1).
Desse modo, se você não está ingerindo DHA e EPA suficientes em sua dieta, a maioria das diretrizes recomenda pelo menos 1.600 mg de ácidos graxos ALA ômega-3 diariamente para homens contra 1.100 mg para mulheres.
Esse ingrediente natural é tão impressionante que apenas uma colher de sopa do óleo pode atender e até exceder suas necessidades diárias de ALA.

 

Ajuda a manter a saúde do coração

 

Além do que foi exposto anteriormente, vários estudos descobriram que o óleo de linhaça pode, de fato, beneficiar a saúde do coração.

Um estudo em 59 pessoas comparou os efeitos do óleo de linhaça aos do óleo de cártamo, um tipo de óleo rico em ácidos graxos ômega-6. Neste estudo, a suplementação com uma colher de sopa (15 ml) de óleo de linhaça por 12 semanas levou a níveis significativamente mais baixos de pressão arterial do que a suplementação com óleo de cártamo. (2)

Esses benefícios provavelmente se devem à alta concentração de ácidos graxos ômega-3 nas sementes de linhaça. De fato, a suplementação com o óleo demonstrou aumentar significativamente a quantidade de ômega-3 no sangue.

No mais, o óleo extraído das sementes de linhaça também pode melhorar a elasticidade das artérias.  O que é extremamente benéfico, pois o  envelhecimento e o aumento da pressão arterial geralmente estão associados a reduções na elasticidade das mesmas. (3)

 

como tomar óleo de linhaça
Very Well Health

Pode ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas

 

Embora a pesquisa atual se limite a estudos em tubo de ensaio e em animais, existem evidências de que o óleo de linhaça pode ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas.

Isso porque, em um estudo com animais, os ratos receberam 0,3 ml de óleo de linhaça por 40 dias. Verificou-se que a quantidade foi ideal para impedir a propagação do câncer e o crescimento de tumores pulmonares. (4)

Além disso, testes em tubo de ensaio produziram resultados semelhantes, com vários estudos mostrando que o óleo extraído das sementes de linhaça ajudou a reduzir o crescimento de células de câncer de mama. (5)

Ainda que a pesquisa esteja em andamento e não seja conclusiva, pode ser interessante incluir esse óleo na sua dieta. Isso pode ser benéfico especialmente nos casos onde há histórico familiar de câncer. Consulte seu médico de confiança ou mesmo um nutricionista e informe-se sobre os benefícios.

Auxilia na saúde da pele

 

Por fim, diversas evidências apontam que o óleo de linhaça também pode ajudar a melhorar a saúde da pele.

Um pequeno estudo analisou 13 mulheres suplementando óleo de linhaça por 12 semanas. No final do período, elas experimentaram melhorias na suavidade e hidratação da pele, enquanto a sensibilidade da pele à irritação e rugosidade havia diminuído. (6)

Além disso, estudos com roedores apontam que o óleo pode auxiliar no tratamento de dermatite atópica.

 

Como ingerir óleo de linhaça?

como tomar óleo de linhaça
Reprodução

 

Uma das melhores coisas sobre o óleo de linhaça é a sua versatilidade. Na cozinha, por exemplo, ele pode ser facilmente utilizado para substituir outros óleos em saladas ou na finalização de pratos frios. Você também pode adicionar 1 colher de sopa ou 15 ml em sucos, shakes ou batidas.

Lembre-se de que o óleo de linhaça não deve ser usado para cozinhar, pois não possui alto ponto de fumaça e pode formar compostos nocivos quando exposto a altas temperaturas

Outra maneira ainda mais fácil de ingerir é em cápsulas, que são vendidas em farmácia e já vem com os microgramas corretos, prontos para ingestão.

Neste caso, consulte um especialista ou confirme na bula qual é a dose diária sugerida.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy