Vitaminas para unhas mais fortes e saudáveis: conheça as principais

0 456

Uma dieta rica em vitaminas para unhas também é sinônimo de saúde. Isso porque unhas quebradiças e fracas não são apenas um problema estético.

Descubra quais são as vitaminas e minerais essenciais, além de dicas profissionais para ter unhas mais fortes:

 

A importância das vitaminas para unhas

vitaminas para unhas crescerem
Pinterest

 

Primeiramente, é fato que uma deficiência de vitaminas ou minerais apresenta sinais. Entre eles, a queda capilar acentuada e também unhas secas, descamadas, quebradiças e de formato irregular.

Se seus olhos são as janelas da sua alma, suas unhas são as janelas da sua saúde. Muitas vezes, a aparência das unhas pode informar o médico sobre uma condição médica específica.

Isso porque uma deficiência de vitaminas do complexo B, por exemplo, se revela através de sulcos ao longo nas unhas. Já a dieta com falta de cálcio contribui para unhas descamando e com ondulações. A falta de ácido fólico e vitamina C pode ocasionar descamação nas cutículas, enquanto a insuficiência de ácidos graxos como o ômega-3 reflete em rachaduras.

 

Qual a melhor vitamina para unhas quebradiças?

melhor vitamina para unhas quebradiças
Reprodução

 

As raízes ungueais constantemente dão origem ao tecido das unhas e, por isso, a ingestão adequada de vitaminas, minerais e nutrientes ajuda a apoiar o crescimento, a formação e a força das novas células das unhas.

Certamente, uma mudança na aparência, textura ou formato das unhas pode indicar deficiências nutricionais. Por isso se você notou que as unhas estão fracas ou quebrando com facilidade, a melhor opção é pedir por um exame completo. Na sequência, você confere algumas das vitaminas essenciais para unhas:

Vitaminas do complexo B

 

A vitamina B12 desempenha um papel na absorção de ferro, bem como no desenvolvimento de glóbulos vermelhos. Tanto o ferro quanto a vitamina B12 são necessários para manter as unhas fortes e saudáveis.

Da mesma forma, folato ou vitamina B9, é importante para o crescimento e a saúde das unhas, contribuindo para a formação de glóbulos vermelhos e o desenvolvimento de novas células.

Além delas, vale lembrar da biotina que é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B7, coenzima R e vitamina H. Essa vitamina promove o crescimento celular saudável e auxilia no metabolismo dos aminoácidos que produzem proteínas, essenciais para o crescimento das unhas.

Alimentos e suplementos ricos em biotina podem ajudar a fortalecer as unhas quebradiças. Alguns estudos pequenos apóiam o uso de suplementos de biotina para esse efeito. (1) Apesar disso, é interessante notar que a deficiência de biotina é uma condição rara, por isso a famosa suplementação nem sempre é necessária.

 

Ômega 3

 

Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a lubrificar e hidratar as unhas, conferindo uma aparência brilhante. Além disso, esses ácidos graxos também podem reduzir a inflamação no leito ungueal, o que nutre e promove a saúde das células que dão origem à sua unha. A falta de ácidos graxos ômega-3 pode contribuir para unhas secas e quebradiças

 

vitaminas para unhas saudáveis
Instagram

 

Vitamina C

 

Além de aumentar a imunidade, a vitamina C ainda é importante para as unhas. Isso porque ela é essencial para a produção de colágeno, uma proteína que dá forma, força e integridade a muitos tecidos e é o alicerce das unhas, cabelos e dentes fortes e saudáveis.

Por esse motivo, uma deficiência de vitamina C pode resultar em unhas quebradiças, além de retardar o crescimento das unhas.

Ferro e zinco

 

Essa é uma dupla indispensável para a saúde das unhas. Primeiramente, o ferro compõe o centro dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os órgãos e todas as células do corpo – inclusive as unhas.

Sem ferro, o oxigênio não é transportado adequadamente para as células. Como o oxigênio é necessário para unhas saudáveis, uma deficiência de ferro ou anemia pode criar a sulcos verticais nas unhas ou deixá-las com formato côncavo.

Já o zinco, por sua vez,  é necessário para muitas reações em seu corpo, incluindo o crescimento e a divisão das células.

As unhas são constituídas por um tipo de célula que cresce e se divide rapidamente. Devido a essa produção rápida, é necessário um suprimento constante de zinco para promover o crescimento saudável das unhas .

Assim sendo, a ingestão inadequada de zinco pode contribuir para a degeneração da placa ungueal, causando o aparecimento de manchas brancas nas unhas. Aliás, essas manchinhas são um sinal de alerta para a deficiência do nutriente.

 

Quais alimentos contém vitaminas para unhas e cabelos?

alimentos que contém vitaminas para unhas
Reprodução

 

Como você viu anteriormente, muitas vitaminas e nutrientes influenciam nesse processo. Por esse motivo, o ideal é manter uma dieta saudável e bastante variada.

Alimentos de origem animal são boas fontes de vitamina do complexo B, zinco e ferro, enquanto frutas e verduras variadas fornecem os outros nutrientes necessários. Além disso, as sementes de abóbora, girassol e oleoginosas também possuem papel importante no organismo, em especial no fortalecimento de unhas e cabelos.

Vale a pena tomar suplemento para fazer a unha crescer?

 

Consumir uma variedade de vitaminas, minerais e nutrientes através dos alimentos é a melhor maneira de melhorar e manter a saúde das unhas. Sob certas circunstâncias, tomar um suplemento pode ser benéfico, embora não haja pesquisa científica o suficiente para embasar essa decisão.

Isso porque, no geral, os suplementos vendidos com o objetivo de deixar as unhas e cabelos mais fortes são uma mistura genérica. A melhor forma de suplementar é sempre consultar um médico e fazer uma formulação específica, com base nas suas necessidades individuais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy