Marcas
Uma marca é a maneira como uma empresa, organização ou indivíduo é percebido por quem a experimenta. Mais do que simplesmente um nome, termo, design ou símbolo, uma marca é o sentimento reconhecível que um produto ou empresa evoca. As marcas, então, vivem na mente.
Eles vivem na mente de todos que os experimentam: funcionários, investidores, mídia e, talvez o mais importante, clientes.
Simplificando, marcas são percepções.
Uma marca forte aumenta as chances de os clientes escolherem seu produto ou serviço em detrimento de seus concorrentes. Atrai mais clientes, a um custo mais baixo por aquisição, felizes em pagar um pouco mais e comprar um pouco mais frequentemente.
Como percepções, as marcas compreendem uma infinidade de elementos diferentes. Ajuda a dar uma olhada nos mais importantes, pois esses são os objetivos do próximo conceito que exploraremos: branding. Os elementos fundamentais de uma marca incluem a bússola, a cultura da empresa, o nome e o slogan, a identidade, a voz e as mensagens, o site e a arquitetura da marca.
A cultura da empresa é um espírito de propósito coletivo e inspiração que impulsiona sua marca . No entanto, são mais do que discursos de liderança ardentes e mesas de pingue-pongue em áreas comuns. A cultura mais forte da empresa baseia-se nos valores principais de uma marca, nos princípios que definem como sua marca se envolve com o mundo e por quê. A sólida cultura da empresa resulta no alinhamento interno da marca – o estado ideal de ser no qual os funcionários da marca a compreendem no nível mais profundo e são motivados a agir como seus embaixadores.