Lettering: aprenda a fazer as letras estilosas que estão na moda

3

Então você está interessado em lettering? Que notícia fantástica. Você está prestes a entrar em um novo mundo de exploração criativa e diversão expressiva. Talvez você tenha tentado escrever letras à mão e não tenha ideia de por onde começar. De qualquer forma, este guia de Lettering, preparado com a marca Taccbook – especialista em cadernetas para desenhos -, o conduzirá por todos os elementos básicos desta arte e fornecerá uma base de apoio nesse passatempo incrível. Já separe um caderno e uma caneta.

 

O que é Lettering?

31063eab6fec6affcb4e949a20e76e16Lettering é a arte de desenhar palavra. Você pode pensar que as letras das mãos são apenas uma versão mais sofisticada da letra, mas isso não está certo! Obviamente, ambas as práticas usam a linguagem escrita, mas as semelhanças terminam aí. As letras manuais requerem um certo nível de disciplina e habilidade para serem desenvolvidas para atingir seus objetivos. Mas são boas notícias! Isso significa que, não importa quão limpa ou bagunçada seja sua letra, você pode absolutamente aprender letras de mão e ser bom nisso.

Uma das grandes vantagens das letras manuais é que elas não precisam ser perfeitas. Afinal, é desenhado à mão, não é? Obviamente, você precisa ter algum conhecimento básico sobre tipografia para desenhar as letras da maneira certa, mas não precisa imitar uma fonte. Se você deseja rápido e perfeito, de forma alguma, escolha uma fonte. Mas se você quer personalidade e personalidade, escolha definitivamente letras de mão.

Hand Lettering – Letra de mão

Termo que pode ser traduzido como “desenhar letras à mão”, o hand lettering se refere a toda e qualquer técnica que faz esse tipo de ilustração e texto manualmente, utilizando canetas, papel, pincel e outros materiais. Existe essa distinção quanto ao hand lettering já que também é possível fazer peças de caligrafia digitalmente, combinando tipografias, grafismos e vetores.

Por sua definição, o hand lettering inclui os dois próximos tipos de lettering. Ele é aplicado em ilustrações, cadernos, bullet journal, calendários, resumos, sobre fotos, sobre vidros e espelhos, em paredes e quadros decorativos, etc.

Screenshot 7

Brush Lettering

Também feito à mão, o brush lettering é referente apenas à técnica que utiliza pincel (brush), seja o convencional ou no formato de canetas e marcadores com bico maleável. Além das canetas, esse tipo de lettering pode utilizar aquarelas e nanquim, entre outras opções de tintura.

Pelo formato do pincel e das canetas próprias, a caligrafia fica mais rica, com variação na espessura das linhas de cada letra e também com elementos decorativos nos loops, as “voltinhas” das letras cursivas. É um resultado atrativo obtido com a prática, já que o manuseio dos materiais leva algum tempo.

3 dicas para começar

Screenshot 5

A beleza das letras das mãos é que você pode escolher praticamente qualquer caneta ou lápis e começar. Mas se você quiser aprender todos os diferentes aspectos das letras, precisará de algumas ferramentas.

 

 Escolha seu sketchbook para fazer lettering

caderno para lettering

O caderno certo pode ser a ferramenta para dar vida à sua ideia, e o sketchbook, que ao pé da letra significa “caderno de rascunho”, é o modelo preferido pelos aristas.

Então, se você precisa de um caderno de desenho sólido e confiável para desenhar, sua melhor opção é o caderno da marca brasileira Taccbook. O modelo tem capa rígida, espiral dupla 3 tamanho de 21 x 32. Além disso, as capas de capa dura podem oferecer superfícies de trabalho para desenhar em qualquer lugar! Você pode levar este caderno de desenho ao parque, ao trem ou a qualquer lugar que queira desenhar.

A qualidade do caderno Taccbook é tão bom quanto seu custo benefício.

Quando se trata de uma prática de caderno de rascunhos, cada artista precisa encontrar o que funciona melhor para eles em termos de abordagem à arte e ao processo criativo. Não há maneira certa ou errada de preencher suas páginas. O importante é experimentar!

taccbook

 

Melhores canetas para desenhar

caneta para fazer lettering

Além de soltar a criatividade e treinar bastante, quem vai começar a se aventurar na técnica de lettering precisa de algumas ferramentas. A dica é o super famoso marcador Copic, que tem base de álcool, por isso não destrói ou corrói o papel normal, como acontece com canetas com base aquosa.

É importante também que você também tenha um lápis, uma borracha e uma régua. Esse kit vai auxiliar você na simetria da escrita e no o rascunho do seu lettering antes de passar o marcador Copic.

O mais importante é praticar e descobrir quais ferramentas funcionam para você e seu estilo.

Faça aquecimento

Des1gnON 5 Melhores Tutoriais de Como Criar Lettering ou Caligrafia Iniciantes e Intermediarios 01

Inicie cada projeto com este aquecimento simples. Usando uma régua, faça linhas retas no papel. Comece fazendo algumas linhas retas angulares, movendo-se para formas e curvas mais complexas. Tente manter suas formas iguais e espaçadas uniformemente. “Isso ajudará você a se equilibrar e a entender em suas futuras peças de letras à mão.

Dica: Faça vários U em sequência até você sentir fluidez no traço. Uma regra do lettering é, ao fazer o desenho das letras, descer grosso e subir fino.

20190605 125231 2 1024x768 1

 

Se sentindo confiante? Faça esse mesmo movimento de curvas sem tirar a caneta do papel!

20190605 125231 2 1024x768 2

Agora que você se sente confortável com as formas básicas das formas das letras, e sua mão está boa e aquecida, é hora de jogar!

Guia completo com vídeos para fazer lettering

Por isso, destacamos 3 vídeos tutoriais de como criar lettering, com dicas para produção e desenvolvimento, que certamente irão ajudar você.

  • Tutorial para iniciantes

 

  • Aprenda a criar Lettering em 8 passos

 

  • Como Criar um Lettering

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy