Limpeza de pele: descubra a importância, cuidados e como fazer em casa

1 99

Uma boa limpeza de pele faz toda a diferença na rotina de skincare. Afinal, ela é responsável por remover as células mortas e limpar profundamente a derme, extraindo cravos e reduzindo os danos causados por agentes externos.

O ideal é realizar o procedimento sempre com uma esteticista. Contudo, você pode fazer uma versão simples em casa, o que ajuda a prolongar os efeitos do processo e garantir a pele bonita por mais tempo. Confira:

 

Benefícios da limpeza de pele

Apesar da popularização do termo, a limpeza de pele verdadeira é um procedimento profundo e que deve ser feito por profissionais habilitados.

De modo geral, ela consegue atingir camadas que a limpeza caseira não atinge, uma vez que o dermatologista ou esteticista irá utilizar equipamentos de ponta para remover as impurezas.

 

benefícios da limpeza de pele
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Dito isso, vamos aos benefícios:

  • Remove células mortas e desintoxica o organismo
  • Ajuda no controle da oleosidade e evita os surgimento de acne, cravos e comedões
  • Melhora a textura da pele, devolvendo o viço e a elasticidade
  • Ajuda a remover o milium, um cisto pequeno formado por queratina e que não deve ser extraído em casa, pois inflama facilmente.
  • Auxilia na hidratação, pois uma pele limpa absorve os produtos com mais facilidade.

Tratamentos complementares

Além da limpeza de pele profissional, é possível adicionar outros tratamentos para garantir a cútis perfeita por mais tempo. O peeling de fenol e demais tipos de peeling também devem ser realizados com acompanhamento profissional.

O período mais indicado é o inverno, em especial quando optar por procedimentos que atuam descamando a pele para eliminar as células mortas e tratar rugas e linhas de expressão. No entanto, o peeling de cristal pode ser realizado também durante o verão.

Lembre-se sempre de que somente o dermatologista ou esteticista podem indicar e realizar os tratamentos mais invasivos. Em casa, é preciso manter o tratamento e a limpeza cotidiana.

Como fazer limpeza de pele em casa

limpeza de pele caseira
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Por fim, é possível fazer uma limpeza de pele menos abrasiva em casa. Ademais, esse procedimento é fundamental na rotina de skincare e pode fazer parte de um dia de cuidados, na melhor vibe spa day em casa.

Vamos ao passo a passo:

 

1. Higienização

Em primeiro lugar, limpe bem a pele para remover qualquer traço de maquiagem e outras impurezas que podem entupir os poros. Nessa etapa, você pode utilizar um sabonete facial adstringente (peles oleosas) ou hidratante (peles sensíveis)

 

2. Sauna facial

Na sequência, ferva uma bacia de água e acrescente algumas gotinhas de óleo essencial de melaleuca ou lavanda. Aqui a ideia é criar uma espécie de sauna, para que o vapor ajude a abrir os poros e facilitar a próxima etapa.

Portanto, cubra a cabeça com uma toalha e, por alguns minutos, aproveite o vaporzinho aromático. Enquanto aguarda, você pode aproveitar para fazer uma meditação breve.

 

3. Esfoliação – Limpeza de pele caseira

Em terceiro lugar, a etapa que garante a eliminação das células mortas e devolve aquele aspecto de pele limpa e macia. Para isso, você pode utilizar esfoliantes caseiros, de farmácia ou, ainda, esfoliantes químicos (os famosos ácidos para o rosto). Os últimos requerem cuidado redobrado, pois são mais agressivos.

 

passo a passo limpeza de pele
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

4. Extração

A quarta etapa é comum na limpeza de pele profissional. No entanto, se você está fazendo a sua em casa, o melhor é pular a extração, que deve ser feita preferencialmente por dermatologistas e esteticistas. Isso porque, quando tentamos extrair cravos e espinhas em casa, a remoção acaba sendo mais difícil e dolorida. Além disso, é muito difícil conseguir extrair o comedão por completo, o que pode agravar a situação e causar inflamações.

 

5. Máscara de argila – Limpeza de pele caseira

Em quinto lugar, é a hora de caprichar na limpeza profunda que também hidrata. As máscaras de argila ou de dolomita são baratas, fáceis de achar e trazem resultados muito interessantes.

Nessa hora, o ideal é optar pela cor do mineral que traz mais benefícios para o seu tipo de pele. Na dúvida, a argila verde acaba sendo sempre a melhor opção.

 

6. Hidratação

Por último, após todas as etapas anteriores, é hora de finalizar com uma boa hidratação. Nessa etapa final, você pode utilizar o seu hidratante favorito ou turbinar com um sérum facial. E pronto! Viu como é fácil? Combinando esse passo a passo com a visita regular à esteticista, fica ainda mais fácil garantir a rotina de skincare perfeita sempre em dia.

 

Contraindicações

limpeza de pele não deve ser realizada em peles acneicas inflamadas. Do mesmo modo, evite fazer o procedimento se você estiver com muitas espinhas, pois as etapas podem acabar agredindo ainda mais a derme e até mesmo piorando o problema.

Por fim, nesses casos, o ideal é consultar um especialista e, em conjunto com ele, definir a melhor estratégia de cuidados com a pele.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy