Peeling de fenol: saiba mais sobre o procedimento que rejuvenesce a pele

1

Porcelana, cristal, diamante. Talvez você já conheça esses tipos de peeling. Mas você já ouviu falar em peeling de fenol? Pois o procedimento estético ganhou fama principalmente por conta da sua potência. Sim, porque sua função é chegar às camadas mais profundas da pele para renovar as células e, assim, promover o rejuvenescimento facial.

 

O que é o peeling de fenol?

peeling de fenol
Imagem: reprodução / Pinterest

 

O peeling de fenol é um tipo de peeling químico, ou seja, um procedimento em que se aplica no rosto um ácido conhecido como fenol. O objetivo do tratamento é remover as células mortas e, assim, promover uma renovação celular. Como resultado, ocorre melhora significativa na aparência da pele, com a redução de rugas, marcas de expressão e manchas.

Ele é considerado o peeling mais profundo de todos. Isso porque consegue chegar até a camada mais interna da pele. É exatamente essa característica que faz com que o peeling de fenol seja mais eficaz que os ácidos que penetram somente nas partes superficiais da derme.

Assim como em outros procedimentos, após o peeling de fenol a pele descama para, então, começar a produzir mais colágeno. Com isso, a textura do rosto fica mais lisa e sua aparência, mais jovem.

O tempo de tratamento também é mais rápido: apenas uma sessão é suficiente. Além disso, os resultados, por serem tão surpreendentes, costumam são bastante duradouros.

 

Quando o procedimento é indicado?

tratamento de pele
Imagem: reprodução / Instagram

 

Justamente por ser muito potente, vale dizer que o peeling de fenol é também agressivo. Apesar de ser diferente de uma cirurgia plástica, demanda, por exemplo, anestesia e apenas médicos especializados podem realizar o tratamento. Até porque, o ácido fenol é uma substância tóxica e pode afetar a saúde do organismo se não for administrada corretamente.

Por isso, somente casos específicos devem aderir ao procedimento, principalmente quem tem rugas profundas ou a pele muito danificada por manchas de sol ou acne.

Por outro lado, o peeling de fenol é contraindicado em caso de pele escura, cicatrizes de queloide, pele pálida e com sardas ou verrugas faciais. Se você tem problemas no coração também deve evitar o procedimento. De fato, consulte o médico para saber se você pode ou não fazer o tratamento.

Por fim, uma informação importante: por ser tão poderoso, esse peeling não é lá muito acessível. A depender do local, da clínica e do profissional, uma sessão pode chegar ao valor de R$ 12 mil. A isso pode-se acrescentar ainda taxas de anestesia e até uma possível internação.

 

Como funciona o peeling de fenol?

ácido fenol - como funciona
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Em primeiro lugar, prepara-se o paciente para o procedimento, visto que sua frequência cardíaca será monitorada o tempo todo. Recebe também uma anestesia local que alivia a dor do ácido.

O peeling de fenol começa com a limpeza da pele. Depois, o médico aplica a solução com fenol em todo o rosto. A pele recebe várias camadas do produto, cada uma depois de um intervalo de 15 a 20 minutos. O rosto fica branco ou acinzentado rapidamente.

Assim que todas as camadas ficam prontas, o procedimento termina com uma máscara oclusiva de efeitos calmantes. Ao todo, sessão do peeling de fenol dura cerca de 90 minutos.

 

Cuidados especiais

cuidados após o peeling
Imagem: reprodução / Pinterest

 

O peeling de fenol exige muitos cuidados antes e depois do procedimento. Confira quais são os principais.

Antes da aplicação

O primeiro passo para o paciente é fazer eletrocardiograma e exame de sangue antes da sessão. Em geral, ele também toma um remédio antiviral, já que o tratamento pode favorecer o aparecimento de herpes simples.

Além disso, o médico costuma recomendar o uso de cremes com ativos como ácido retinoico, hidroquinona e corticoide suave.

É bom evitar exposição ao sol, usar sempre protetor solar com fator de proteção acima de 30 e não fazer massagens ou depilação no rosto nos dias que antecedem o peeling de fenol.

 

Depois da aplicação

Nas primeiras 24 horas depois que finalizar a sessão do peeling de fenol, é importante tomar analgésicos e anti-inflamatórios.

Também é necessário manter uma rotina de skincare, principalmente para deixar o rosto limpo e hidratado. Nada de sol por pelo menos três meses. Por fim, vale apostar em uma alimentação equilibrada e cheia de vitaminas para dar um up na imunidade.

Quanto à recuperação, a rotina só recomeça uma semana depois do peeling de fenol. A pele deve continuar vermelha e podem surgir manchinhas brancas por um tempo. Aliás, pode demorar até três meses para o paciente se recuperar totalmente.

Já os resultados levam até seis meses para aparecer. E, apesar de ter efeitos de longo prazo, como viço e luminosidade, eles não são permanentes. Portanto, conforme o tempo passar, novas marcas de expressão vão surgir na pele.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy