Drenagem linfática: saiba o que é e quais são os benefícios

2

A drenagem linfática foi criada em 1932 por um casal dinamarquês  Estrid e Emil Vodder e começou a se popularizar quatro anos após, em que o casal passou a ensinar a técnica para outras pessoas. No entanto só chegou ao Brasil em 1969 quando uma esteticista austríaca que morava em Belo Horizonte – Minas Gerais, foi para Alemanha estudar com o próprio criador da técnica.

Afinal, o que é drenagem linfática? 

É uma técnica de massagem para trabalhar o sistema linfático, que é o principal sistema de defesa do nosso organismo. São diversos vasos semelhantes às veias que se espalham pelo corpo todo. Essa massagem é feita manualmente por um profissional da área de estética, em movimentos circulares por alguns pontos específico.

Benefícios da drenagem

Apesar de ser amplamente usado como procedimento estético, a drenagem linfática traz diversos benefícios à saúde. Conheça posteriormente cada um dos benefícios.

Drenagem linfática
(Fotos: Freepik/Reprodução)

Ajuda na cicatrização

A massagem ajuda na irrigação sanguínea, sendo assim, acelera a cicatrização dos tecidos. Além disso, diminui o inchaço do local da lesão.

Melhora retenção de líquido

O corpo fica inchado quando retém líquido, que pode ser um problemão no dia a dia de várias pessoas. No entanto, com o procedimento é possível drenar líquidos e eliminar toxinas, fazendo o inchaço ir embora logo na primeira sessão.

Previne e combate celulites

Umas das causas da celulites é o acumulo de líquido no corpo. Como foi citado anteriormente, a drenagem é uma massagem que elimina os líquidos, desinchando o corpo e assim, tratando e combatendo celulites.

Melhora circulação sanguínea

A drenagem trabalha o sistema linfático, fazendo com que ative a microcirculação, sendo assim diminuindo o inchaço e o sintomas de uma má circulação, como o aparecimento de vasinhos.

Previne o aparecimento de rugas

A drenagem pode ser feita também no rosto. A estimulação facial previne o aparecimento de rugas e promove a produção de colágeno. Além disso, diminuí o inchaço e aumenta a circulação sanguínea do rosto.

Drenagem linfática
(Foto: Freepik/Reprodução)

Quem pode fazer drenagem linfática? 

A massagem é indicada para a maioria das pessoas, no entanto, como em qualquer técnica existem pessoas que devem evitar o procedimento. Saiba quem pode ou não fazer o procedimento. Importante ressaltar que, a drenagem deve ser feita com um profissional capacitado e sempre procurar um especialista antes de iniciar qualquer procedimento.

Contraindicações: 

  • Pessoas com acne severa;
  • Pessoas com lesões e machucados abertos que possam causar infecções.

Recomendado:

  • Para mulheres grávidas;
  • Após qualquer cirurgia, incluindo plástica;
  • Pessoas com lesões musculares;
  • Ou qualquer pessoa que busque os benefícios da prática.

Quantas sessões são necessárias?

Depende. Se foi indicação de um médico, após uma cirurgia ou por qualquer outro motivo, siga o recomendado pelo profissional. No entanto, para ter um resultado significativo, o ideal é fazer de cinco até dez sessões. Cada corpo terá uma necessidade, algumas pessoas precisarão de mais e outras de menos sessões.

Drenagem linfática dói?

Apesar de ser uma massagem um pouco mais “forte”, não é sentido nenhuma dor ou desconforto durante a sessão. Se estiver com dor ou algum hematoma, avise imediatamente a pessoa que fez o procedimento em você.

Quanto custa?

O valor é relativo e varia conforme cada profissional. Atualmente existem esteticistas que fazem pacotes com diversas sessões para baratear ao consumidor. Mas encontra-se sessões a partir de 100 reais.

Se você gostou da matéria sobre os benefícios da drenagem linfática, confira também tudo sobre a massagem modeladora que ajuda na redução de medidas. O blog Pajaris fez uma matéria especial sobre o assunto e deu dicas que como fazer em casa. Ainda falando em redução de medidas e emagrecimento, conheça quais são as vantagens do treino online e quais são os melhores treinos.

+ Conheça a massagem com pedras quentes e seus benefícios

+ Conheça o leite de aveia: saudável, saboroso e barato

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy