Descubra o que é selagem capilar, contraindicações e para que serve

1

Muitas pessoas, principalmente mulheres, procuram uma forma de recuperar os fios de cabelos danificados, seja por alisamentos, tintura ou processos químicos. A selagem capilar é um dos tratamentos criados no Brasil, à base de queratina, que tem o poder de fechar as cutículas do fio, selando a estrutura. Saiba um pouco mais sobre esse tratamento, para que serve e quais são as contraindicações. Veja:

 

Para que serve a selagem?

Ela é indicada para pessoas que estão com os fios danificados e com as cutículas abertas, por causa dos procedimentos químicos. A selagem vai fazer uma reposição intensa de nutrientes, deixando os fios mais disciplinados e com menos volume. Além disso, o tratamento vai recuperar os cabelos de dentro para fora, reduzindo o frizz.

selagem capilarSelagem capilar tem formol?

Na maioria das vezes, os tratamentos com o nome de selagem podem ser uma escova progressiva, e isso aconteceu quando o produto contém formol, além da queratina. Esse procedimento também alisa os fios, porém, esse composto só pode estar em 0,2% de concentração, nos produtos, caso contrário, os efeitos colaterais podem ser variados.

Se o intuito da selagem for de alisar, mas tiver produtos alternativos para alisamento, como substâncias semelhantes ao formol, e que causam menos danos aos cabelos, não tem problemas, mas se torna um alisamento. Veja agora alguns danos causados pelo formol, para a saúde:

  • Queimadura
  • Descamação do couro cabeludo
  • Queda de cabelo
  • Ardência nos olhos
  • Falta de ar
  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Enjoo
  • Vômito
  • Desmaio

Alguns produtos podem ter formol na sua composição, e isso é bem fácil de perceber, afinal, o produto solta fumaça e tem um cheiro característico. 

 

Como fazer selagem capilar no cabelo?

A selagem é feita com xampu, condicionador e ampolas. Primeiro, o cabelo é lavado com os dois primeiros produtos, e depois de seco, tem suas ampolas aplicadas. Depois, é preciso de uma fonte de calor para que os produtos funcionem e fechem os fios, no caso, a chapinha, que será passada em cada mecha, por várias vezes.

selagem capilarSessões

A quantidade de vezes varia de acordo com o grau de danos do fio, e o número de sessões vai depender também do nível de sensibilização dos fios. A periodicidade será determinada pelo profissional, mas geralmente é feita a cada dois ou três meses. Já a selagem com alisamento é feita em uma sessão, e só repetida conforme o efeito passa. A selagem capilar é voltada para tratar, e a escova progressiva é indicada para alisar os fios.

 

Cuidados após a selagem

Se o cabelo recebeu selagem capilar sem alisamento, o único cuidado necessário é deixar de fazer outros procedimentos, como tintura ou alisamentos. Porém, se a selagem foi com alisamento, o indicado é evitar usar xampus de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois esses produtos diminuem a duração do efeito da selagem. Use uma boa quantidade de condicionador para diminuir a fragilidade dos fios, quando lavar os cabelos. Hidrate sempre e evite fazer descoloração ou tingimentos, pois pode potencializar os danos.

 

Contraindicações – selagem capilar

Se o cabelo estiver muito sensibilizado, sem poder receber uma fonte de calor, o procedimento não é recomendado. Pessoas com couro cabeludo sensível e com cabelos oleosos não deverão fazer a selagem com alisamento. Pessoas com cabelos virgens não são contraindicadas, mas os resultados do tratamento nesse cabelo não são os melhores. É contraindicado para cabelos muitos crespos também, já que a selagem não funciona para alisamento dos fios.

selagem capilarGrávida pode fazer selagem capilar?

A comum, com queratina apenas, pode ser feita, mas o ideal é que seja feita após o terceiro mês. Porém, há sempre uma chance do produto ter alguma quantidade de formol ou outros químicos alisantes, então o ideal é que a gestante fotografe os ingrediente do produto, levando eles para um dermatologista analisar.

 

O tratamento pode estragar o cabelo?

O calor da chapinha tem que ser adequado ao nível de sensibilidade dos fios, já que o calor em excesso sobre um cabelo danificado pode sensibilizá-lo bem mais. A queratina em excesso pode causar enrijecimento dos fios, por isso a importância de fazer o procedimento com um profissional de confiança. Outro erro é na hora de fazer a chapinha, já que esses aparelhos podem chegar a 230 graus celsius, enquanto o cabelo só aguenta 200 graus.

 

Antes e depois do procedimento

A selagem com queratina apenas pode melhorar a aparência de alguns cabelos, tornando eles mais alinhados e disciplinados. Além disso, o procedimento tratá brilho mais intenso ao cabelo, que estão mais saudáveis. Já a selagem com alisamento vai ter os mesmos resultados de uma escova progressiva, que é os fios lisos sem volume, com menos frizz. Na maioria das vezes, o cabelo pode ficar com um aspecto chapado, já que o volume e ondas são retirados.

Fonte: Minha Vida

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy