Drenagem linfática: saiba o que é e quais são os benefícios
A drenagem linfática foi criada em 1932 por um casal dinamarquês Estrid e Emil Vodder e começou a se popularizar quatro anos após, em que o casal passou a ensinar a técnica para outras pessoas. No entanto só chegou ao Brasil em 1969 quando uma esteticista austríaca que morava em Belo Horizonte – Minas Gerais, foi para Alemanha estudar com o próprio criador da técnica.
Afinal, o que é drenagem linfática?
É uma técnica de massagem para trabalhar o sistema linfático, que é o principal sistema de defesa do nosso organismo. São diversos vasos semelhantes às veias que se espalham pelo corpo todo. Essa massagem é feita manualmente por um profissional da área de estética, em movimentos circulares por alguns pontos específico.
Benefícios da drenagem
Apesar de ser amplamente usado como procedimento estético, a drenagem linfática traz diversos benefícios à saúde. Conheça posteriormente cada um dos benefícios.
Ajuda na cicatrização
A massagem ajuda na irrigação sanguínea, sendo assim, acelera a cicatrização dos tecidos. Além disso, diminui o inchaço do local da lesão.
Melhora retenção de líquido
O corpo fica inchado quando retém líquido, que pode ser um problemão no dia a dia de várias pessoas. No entanto, com o procedimento é possível drenar líquidos e eliminar toxinas, fazendo o inchaço ir embora logo na primeira sessão.
Previne e combate celulites
Umas das causas da celulites é o acumulo de líquido no corpo. Como foi citado anteriormente, a drenagem é uma massagem que elimina os líquidos, desinchando o corpo e assim, tratando e combatendo celulites.
Melhora circulação sanguínea
A drenagem trabalha o sistema linfático, fazendo com que ative a microcirculação, sendo assim diminuindo o inchaço e o sintomas de uma má circulação, como o aparecimento de vasinhos.
Previne o aparecimento de rugas
A drenagem pode ser feita também no rosto. A estimulação facial previne o aparecimento de rugas e promove a produção de colágeno. Além disso, diminuí o inchaço e aumenta a circulação sanguínea do rosto.
Quem pode fazer drenagem linfática?
A massagem é indicada para a maioria das pessoas, no entanto, como em qualquer técnica existem pessoas que devem evitar o procedimento. Saiba quem pode ou não fazer o procedimento. Importante ressaltar que, a drenagem deve ser feita com um profissional capacitado e sempre procurar um especialista antes de iniciar qualquer procedimento.
Contraindicações:
- Pessoas com acne severa;
- Pessoas com lesões e machucados abertos que possam causar infecções.
Recomendado:
- Para mulheres grávidas;
- Após qualquer cirurgia, incluindo plástica;
- Pessoas com lesões musculares;
- Ou qualquer pessoa que busque os benefícios da prática.
Quantas sessões são necessárias?
Depende. Se foi indicação de um médico, após uma cirurgia ou por qualquer outro motivo, siga o recomendado pelo profissional. No entanto, para ter um resultado significativo, o ideal é fazer de cinco até dez sessões. Cada corpo terá uma necessidade, algumas pessoas precisarão de mais e outras de menos sessões.
Drenagem linfática dói?
Apesar de ser uma massagem um pouco mais “forte”, não é sentido nenhuma dor ou desconforto durante a sessão. Se estiver com dor ou algum hematoma, avise imediatamente a pessoa que fez o procedimento em você.
Quanto custa?
O valor é relativo e varia conforme cada profissional. Atualmente existem esteticistas que fazem pacotes com diversas sessões para baratear ao consumidor. Mas encontra-se sessões a partir de 100 reais.
Se você gostou da matéria sobre os benefícios da drenagem linfática, confira também tudo sobre a massagem modeladora que ajuda na redução de medidas. O blog Pajaris fez uma matéria especial sobre o assunto e deu dicas que como fazer em casa. Ainda falando em redução de medidas e emagrecimento, conheça quais são as vantagens do treino online e quais são os melhores treinos.