Dormir de cabelo molhado é ruim? Veja o que é mito ou verdade

Dormir de cabelo molhado é uma prática comum na vida das mulheres que têm uma rotina bem agitada. Pode acontecer de à noite ser o único momento para lavar os fios e assim acabar adormecendo com ele molhado ou ainda úmido. Mas será que prejudica os fios dormir sem secar o cabelo e faz mal para a saúde?

A Pajaris fez um guia sobre o assunto e irá tirar suas principais dúvidas sobre dormir ou não com o cabelo molhado. Assim, você poderá tomar as melhores decisões sobre os fios e ainda conseguir ter um cabelo mais saudável e bonito, fugindo de qualquer problema capilar.

Faz mal dormir com o cabelo molhado?

A resposta é bem simples e direta: sim. Dormir com os fios molhados traz mais problemas para a saúde capilar do que muitos imaginam. Descubra posteriormente todos os malefícios que esse hábito causa:

Quais sãos os malefícios de dormir com os fios molhados? (Foto: Freepik/Reprodução)

Aumenta a quebra e queda os fios

Dormir com o cabelo molhado pode deixar o fio mais frágil e com isso o atrito feito no travesseiro na hora de dormir pode provocar a quebra. Os fios podem começar a cair com mais frequência, mesmo seco, quando se tem esse hábito de dormir com os fios molhados.

Pode piorar a caspa

Se você está com caspa e não sabe qual é o motivo do surgimento, dormir com os fios molhados pode ser a resposta. A umidade dos fios quando dorme pode piorar e muito as caspas. Se você já sofre naturalmente com esse fungo, cuidado para não piorar e transformar um uma seborreia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pode causar dermatite

A seborreia é uma dermatite, mas não é o único sintoma que o seu couro capilar pode sofrer por maus hábitos. Dormir com os fios molhados pode causar outros problemas de dermatite, como vermelhidão no local, coceira, descamação do couro, bolhas e sensação de ardência. Por esse motivo é tão importante secar os fios antes de dormir.

É verdade que dormir de cabelo molhado deixa resfriado?

É um mito bem comum quando se trata de dormir com os fios molhados. Ao contrário do que muitos antigos pensam, não é possível contrair um resfriado dessa forma. Isso acontece porque o resfriado e a gripe são doenças causadas por vírus que circulam no ar e entram no corpo pelo sistema respiratório. Mas, mesmo não causando o resfriado, fique atento aos problemas citados acima.

O que fazer quando for dormir com o cabelo molhado?

Mitos e verdades sobre dormir com o cabelo molhado (Foto: Unsplash/Reprodução)

Se você está acostumada a dormir com os fios, saiba que não é recomendado em hipótese nenhuma esse hábito. Mas existe formas de ir se acostumando a dormir com os fios secos. Ao sair do banho, retire todo o excesso de água com uma toalha, dê preferência de algodão para não agredir os fios. Após, seque o seu cabelo retirando a água que sobrou, deixando apenas úmido. Não prenda o cabelo ao dormir e prefira fronhas de cetim para não quebrar os fios. Mas lembre-se, dormir de cabelo molhado é apenas em caso de extrema necessidade e não deve se tornar um hábito.

Secar o cabelo antes de dormir é a melhor opção

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O uso do calor produzido pelo secador e chapinha, em excesso também faz mal, mas ainda sim é a melhor opção para os fios. Ao contrário da umidade do cabelo durante à noite, que não existe uma maneira de proteger os fios, é possível secar e continuar com o cabelo saudável. Para isso, utilize protetor térmico antes de usar o calor. Escolha um produto específico para o seu tipo de cabelo. Além disso, não encoste o secador nos fios, isso pode queimar o cabelo.

Tem algum problema hidratar o cabelo à noite?

Não, hidratação pode ser feita no cabelo à noite, mas é preciso fazer da maneira correta. A hidratação mais indicada para fazer nesse período é a umectação. É usado um óleo vegetal e aplicado em todo o comprimento dos fios, cuidado para não depositar na raiz. O cabelo é envolvido em uma touca de cetim, que não quebra os fios e na manhã seguinte deve ser lavado normalmente para retirar todos os resquícios de óleo. Esse procedimento deve ser feito apenas uma vez na semana, no máximo. Se o seu cabelo é oleoso na raiz, faça apenas a cada 15 dias e jamais aplique o óleo no couro.

Leia também outros artigos sobre beleza e cuidados femininos:

Esfoliante para os pés: conheça os benefícios e como esfoliar
 Pré-poo caseiro: o que é, benefícios e 3 receitas caseiras para testar já!
Rugas do sono: o que é, como prevenir e quais são os tratamentos

cabelo
Comentários (0)
Comentar