Dormir com o cabelo solto ou preso? Descubra qual é o ideal

O cabelo é alvo de muitas dúvidas sobre cuidados, qual é o melhor shampoo, quantas vezes na semana precisa hidratar, como fazer cronograma capilar e entre outros. Mas um questionamento simples e que as pessoas sempre fazem é sobre a hora de dormir, qual é a melhor opção, devo soltar o cabelo ou posso dormir com ele preso? A Pajaris irá todas as suas dúvidas sobre o assunto!

(Foto: Freepik/Reprodução)

Como dormir com cabelo, solto ou preso?

A resposta é bem simples, o ideal é dormir com o cabelo solto. Assim, evitará qualquer dano aos fios, como a quebra. Além de quebrar, pode deixar os fios fragilizados e propensos à queda. Outro problema comum em pessoas que dormem com o cabelo preso é o ressecamento. Por isso, prefira dormir com o cabelo solto.

Não consigo dormir com o cabelo solto e agora?

Caso você não consiga dormir com o cabelo solto por algum motivo pessoal, não precisa se preocupar, é possível acabar com essa agonia e dormir com o cabelo “preso”. O ideal é encontrar alternativas que não agrida os fios e que mantenha eles sempre saudáveis. Para isso, você pode optar por “lacinhos” mais frouxos e dormir com touca de meia ou de nero.

Aposte em scrunchie para dormir

É um lacinho menos nocivo ao fios e por isso, se prefere dormir com o cabelo preso, aposte nesse acessório. Entretanto, não adianta amarrar forte, porque mesmo sendo melhor para os fios, poderá quebrar e causar algum atrito noturno.

A xuxinha é a melhor opção para quem deseja dormir com o cabelo amarrado – Foto: Thássia Naves

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aposte em um preso bem frouxo para não agredir os fios ao dormir – Foto: Pinterest

Aprenda a fazer touca de nero/meia

Essa técnica é conhecida para alisar os fios, por isso, se deseja manter o cabelo na ondulação natural, é melhor usar a opção anterior. Mas essa touca é uma boa escolha para mulheres que não gostam dos fios encostando no corpo, já que fica bem preso no cabelo.

Leia também: Touca de cetim é aliada para as madeixas sempre hidratados e sem frizz

Foto: Rihanna/Divulgação

Passo a passo: 

  • Divida o cabelo no meio;
  • Pegue uma mecha e passe para a frente do cabelo e prenda com um grampo;
  • Faça a mesma coisa do outro lado e com as outras mechas;
  • Finalize colocando uma meia por cima ou uma touca de cetim.

Passo a passo em vídeo para de ajudar nessa missão: 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pode dormir com trança?

Depende. Se você dizer uma trança embutida, bem presa a raiz e com os fios amarrados bem forte, você irá acabar ressecando os fios e até quebrando o mesmo. Se você deseja apostar na trança para dormir e se sente mais confortável assim, deixe o penteado o mais soltinho possível, assim você terá sempre cabelos saudáveis e dormirá do jeito que se sente melhor.

Trança folgada é uma opção para quem deseja dormir com o cabelo preso – Foto: Pexels
Trança simples para dormir e proteger os fios – Foto: Pexels

Como não quebrar o cabelo dormindo?

Algumas dicas simples e práticas de se fazer, ajudam a proteger os fios quando estiver dormindo. Para ter cabelos sempre lindos, siga as instruções abaixo:

Seque o cabelo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se você tem o costume de lavar o cabelo antes de dormir, sempre seque os fios. Jamais durma com ele molhado, assim evitará a quebra. Mas esse não é o único problema que dormir com os fios molhados causam, pode acontecer problemas no couro, como caspa e dermatites. Por isso, evite ao máximo dormir com o cabelo molhado, mesmo que esteja úmido.

Atenção na roupa de cama

A fronha que é usada também influencia da beleza, na quebra e no frizz dos fios. Se possível, invista em fronhas de cetim ou de seda. Caso não consiga dormir com fronhas com esses materiais, invista em uma touca com esses tecidos, assim seu cabelo estará protegido durante à noite.

Penteie o cabelo

Algumas pessoas se mexem muito enquanto estão dormindo e se você dormir com o cabelo embaraçado, esse nó pode piorar durante o sono. Por isso, antes de dormir, penteie o cabelo para tirar todos os nós. Se seu cabelo é cacheado e não gosta de pentear para não desfazer os cachinhos, tire com cuidado o nó com as mãos.

Aposte em umectação

A umectação serve para devolver os nutrientes para os fios enquanto você dorme e para isso, são usados óleos vegetais. Aposte em óleo de coco, de abacate e jojoba para fazer a umectação. Pode ser feito uma vez por semana ou se o seu cabelo estiver muito ressecado, pode ser feito duas vezes na semana, mas não uma seguida da outra. Para fazer, siga o passo a passo abaixo:

  1. Se o seu cabelo é oleoso, evite passar os óleos na raiz, mas se seu cabelo é seco, aplique do começo dos fios, mas sem aplicar no couro;
  2. Passe em todo o comprimento e desembarace os fios;
  3. Use a touca para que não te incomode na hora de dormir;
  4. No dia seguinte, lave o seu cabelo normalmente.

cabelo
Comentários (0)
Comentar