Esfoliante para os pés: conheça os benefícios e como esfoliar

Assim como qualquer parte do corpo, os pés também merecem um cuidado especial. São eles que carregam o peso do nosso corpo e nos faz ir para qualquer lugar que quisemos, por isso, é importante se lembrar deles na hora do spaday e dos cuidados com o corpo. Existem diversos produtos que ajudam nessa missão, como esfoliante, cremes hidratantes e muitos outros produtos.

Os pés dão sinais que estão sendo deixados de lado, como o ressecamento, as rachaduras no calcanhar, as unhas ficando amareladas ou fracas e entre outros. Por isso, observe o seu pé e veja o que ele está te pedindo, assim conseguirá dar a atenção necessária. Para que você não sofra mais com esses problemas, conheça o esfoliante para os pés e veja a importância desse produto na rotina de cuidados.

(Foto: Reprodução/Freepik)

Quais são os benefícios de esfoliar os pés?

Todos os meses e dias, a nossa pele vai se renovando. Assim dando adeus as células velhas e fabricando células novas. Acontece que, nem sempre eliminamos naturalmente e é preciso de ajuda de agentes externos para que essa limpeza seja feita. Essas células velhas podem ressecar a pele e por isso é tão importante remover. E essa remoção só é feita com esfoliação. Ou seja, esse é o principal benefício da esfoliação: remover as impurezas e a células mortas que o nosso corpo não foi capaz de eliminar sozinho. É por isso que após a esfoliação, a pele fica lisinha.

Além de deixar a pele livre dessas células, prevenindo o ressecamento da região e as famosas rachaduras, a esfoliação também ajuda a pele a absorver melhor os cremes, assim, deixando a pele ainda mais hidratada e mais bonita.

Quantas vezes na semana devo esfoliar os pés?

Isso varia de pessoa para pessoa, pois cada pele, é uma pele. Se seus pés estão rachados e muito ressecados, o ideal é fazer duas vezes na semana. Se seus pés estão normais, é importante fazer uma vez na semana. Vale destacar que, é importante não exagerar na esfoliação, pois o efeito pode ser ao contrário do esperado, deixar mais mais ressecado pelo o excesso de atrito causado por esse cuidado. Além disso, se possível, faça visitas periódicas em especialistas, como pedóloga e dermatologista, assim, o tratamento será o mais adequado para você.

Como esfoliar pés rachados?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Reprodução/Freepik)

Se você está em dúvida de como esfoliar os pés da maneira correta, siga o passo a passo abaixo:

Como esfoliar com creme esfoliante

  1. O primeiro passo é tomar um banho e lavar bem os pés. Pode ser usado um sabonete tradicional e de sua preferência para esse processo;
  2. Seque bem os pés e após aplique o produto;
  3. Faça movimentos circulares com as mãos removendo todas as células mortas. Se preferir, faça uma massagem nos pés enquanto está esfoliando;
  4. Enxague os pés;
  5. Após a esfoliação, aplique um creme hidratante ou se quiser algo ainda mais potente, aplique os hidratantes em formatos de sapato, é ideal para dormir com creme nos pés.

Como esfoliar com esponja vegetal

  1. Tome o banho normalmente e com um sabonete hidratante, aplique sobre a esponja vegetal;
  2. Esfregue com cuidado e sem força os pés com a esponja, que ela sozinha conseguirá retirar todas as células mortas sem agredir a pele;
  3. Tire o sabão e termine o banho;
  4. Ao sair, aplique um hidratante de sua preferência.

Como esfoliar com lixa de pés

  1. Após o banho ou ficar com os pés imersos na água, pegue uma lixa própria para pés e passe no calcanhar para remover as células mortas;
  2. Ao contrário das anteriores, é importante lembrar que a lixa pode afinar a pele dos pés, por isso, fazer essa esfoliação apenas a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como fazer um creme esfoliante caseiro?

Se você não deseja investir em um creme esfoliante, é possível fazer um natural. Essas receitas não têm produtos químicos e por isso, não tem contraindicação. A aplicação deve ser feita da mesma maneira do creme e ser usada apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias para não ressecar ainda mais os pés. Após a aplicação, lembre-se de de hidratar os pés.

Esfoliante com mel

(Foto: Pexels/Reprodução)

Ingredientes

  • Mel
  • Açúcar

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e aplique no local da esfoliação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esfoliante com óleos

(Foto: Reprodução/Freepik)

Nessa receita você poderá usar seu óleo preferido, mas se quiser uma indicação, pode optar por óleo de coco e amêndoas, que são ótimos hidratantes naturais.

Ingredientes

  • Óleo natural
  • Açúcar

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e aplique no local da esfoliação.

Como manter os pés macios e hidratados?

Após saber como esfoliar corretamente os pés, saiba como ter um pé sempre lindo:

  • Tome banho sempre de água morna, a água quente ressecada a pele;
  • Faça a esfoliação nos pés;
  • Jamais pule a hidratação, se possível, faça todos os dias após o banho;
  • Evite meias de tecidos sintéticos, dê preferência para algodão, assim seu pé irá ficar fresquinho e evitará o suor que pode prejudicar  os pés;
  • Não use sapato apertado e se possível, não use salto alto todos os dias;
  • Descanse os pés ao final do dia e dê a atenção necessária.

Se você gostou desse artigo, leia também:

Comentários (0)
Comentar