6 diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido

0 48

Diversas pessoas sofrem com a retenção de líquido por diversos fatores, mas o principal é a ingestão excessiva de sódio. A água acumulada causa inchaço pelo corpo, mas as principais áreas afetadas são as pernas e a barriga. Felizmente, existem formas de combater esse acumulo de líquido, como diminuir a ingestão de produtos com sódio, fazer atividades físicas e acrescentar produtos diuréticos naturais na dieta.

Além da ingestão de sal, outros fatores podem contribuir para a retenção de líquido, como o período menstrual, viagens longas de avião, consumo de água menor do o desejado e entre outros fatores. Se você sofre com retenção, saiba quais produtos naturais você deve colocar na sua dieta.

Hibisco

Cientificamente conhecida como Hibiscus sabdariffa e popularmente como vinagreia, o consumo do hibisco se dá pela infusão da flor seca dessa planta. É um chá bastante consumido para pessoas que desejam perder peso ou estão entrando em uma alimentação mais saudável. Mas o hibisco é aliado de quem sofre com retenção pois é rico em quercetina, que atua como um diurético natural eliminando os líquidos.

Como consumir?

  • O consumo é feito através do chá. Pode optar por comprar as flores secas do hibisco ou o sachê individual no mercado.
  • 1 colher de chá das pétalas rendem 200 ml de chá.
  • Para fazer é bem simples: basta ferver essa quantidade.

Extrato de dente-de-leão

O dente-de-leão é muito utilizado por pessoas que exageraram na comida e desejam desintoxicar o organismo desses alimentos pesados. Além disso, é uma ótima opção de diurético natural, ajudando eliminar os líquidos retidos. A maioria dos alimentos diuréticos eliminam o potássio do corpo, em contrapartida, com essa planta isso não ocorre, pois também é rico nesse mineral.

Como consumir?

  • O dente-de-leão é encontrado em cápsula na farmácia ou mandar manipular.
  • Pode ser feito também o chá. Para fazer é bem simples: 2 colheres da erva para um litro de água.
diuréticos naturais 1
Diuréticos naturais (Foto: Reprodução/Freepik)

Salsa

Amplamente usada na culinária e também na medicina tradicional, já que é utilizada na composição de remédios naturais. Além de eliminar o líquido retido, é indicado para pessoas que sofrem com pedras nos rins e melhora a digestão por suas propriedades antioxidantes.

Como consumir?

  • Na comida: basta acrescentar as folhas na sua receita.
  • Para fazer o chá, é necessário utilizar a folha seca e a folha fresca. Para fazer é bem simples: 1 colher de chá de salsa desidratada ou 3 colheres de sopa de salsa fresca em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos.

Cavalinha

Uma planta medicinal muito usada como um remédio natural para pedras nos rins e infecção urinária. Por ajudar aumentar a eliminação de urina, auxilia na retenção de líquido agindo no corpo como um diurético. Além disso, também é utilizado por mulheres quando a menstruação está abundante.

Como consumir?

  • Pode ser encontrado em cápsulas em farmácias de manipulação.
  • Para fazer o chá, é necessário apenas 1 colher de sopa de cavalinha com 1 xícara de chá fervente. É só coar e está pronto para o consumo.

Chá verde

O chá verde é produzido a partir da folha Camellia sinensis e é muito utilizados por pessoas que querem perder peso. É rica em antioxidantes, flavonoides e catequinas e um diurético natural, auxiliando na retenção de líquido e inchaço causado pelo menos.

Como consumir?

  • O consumo pode ser feito através de capsulas encontradas em lojas de produtos naturais;
  • Já o chá é bem simples, basta colocar uma colher de sopa de chá em uma xícara de chá de água fervente. Se preferir, adicione o limão para melhorar o sabor.

Carqueja

É uma erva utilizada para diversos fins, como combater diarreia, auxilia no bom funcionamento do fígado e da vesícula, auxilia no controle da febre e muito mais. Mas o seu poder diurético também fez a erva conquistar muitos fãs.

Como consumir?

  • Para consumir a carqueja, pode-se utilizar cápsulas manipuladas;
  • Já o chá é feito de uma maneira bem simples, basta usar 25 g de hastes de carqueja para 1 litro de água fervente.
diuréticos naturais 1
Diuréticos naturais (Foto: Reprodução/Freepik)

Contraindicação dos diuréticos naturais

Se você está retendo muito líquido, é importante se consultar com um médico para avaliar o que está causando essa retenção. Além disso, é contraindicado para pessoas que possuem hipertensão e já estão tratando com remédios. Grávidas e lactantes, pessoas com problemas renais ou cardíacas.

Com a alta ingestão de de diuréticos naturais, pode acontecer a queda de potássio no corpo, causando vómitos, ânsias, sede, tontura, dor de cabeça, cãibras e diarreia. Por isso, antes de colocar qualquer alimento diferente na sua rotina alimentar, é importante se consultar com um especialista.

Quais são os alimentos diuréticos?

Sim, existem alimentos que são diuréticos e que valem a pena incluir na dieta. Entretanto, vale lembrar que, nenhum alimento sozinho é capaz de eliminar a retenção, por isso e importante a prática de atividade física e uma alimentação balanceada, com o consumo de sódio controlado.

  • Melancia
  • Tomate
  • Abacaxi
  • Cenoura

  • Salsa
  • Beterraba
  • Limão
  • Berinjela
  • Alface

Fonte: Ecycle / Tua Saúde

Leia também outros artigos sobre saúde:

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy