Diferença entre nutrição e hidratação: aprenda a escolher a máscara correta!

2

A diferença entre nutrição e hidrataçāo ainda confunde muitas mulheres. No post de hoje você vai descobrir pra que serve cada uma e como escolher a máscara ideal para o seu cabelo.

 

Afinal, qual a diferença entre nutrição e hidratação?

qual a diferença entre nutrição e hidratação
@carmen.solomons https://www.instagram.com/carmen.solomons/

 

Em primeiro lugar, é preciso compreender que ambas fazem parte do cronograma capilar e uma não substitui a outra, afinal, os objetivos são diferentes.

Enquanto a hidratação serve para repor a água perdida pelos fios, a nutrição é ideal para repor os nutrientes e também lipídios, motivo pelo qual também é chamada de umectação.

Por isso as máscaras hidratantes costumam ser ricas em ativos como glicerina, silicones, extratos aquosos, vitaminas e aloe vera. Já as máscaras nutritivas possuem óleos e manteigas vegetais na formulação, sendo portanto mais pesadas do que as anteriores.

 

qual a diferença entre nutrição e hidratação
@mabel

 

Ambas são indicadas para todos os tipos de cabelo, o que muda de fato é a formulação e os ingredientes utilizados, já que os cabelos secos pedem por fórmulas densas enquanto os fios oleosos precisam de formulações leves.

Na sequência você confere mais a diferença entre nutrição e hidratação, bem como suas particularidades e indicações.

 

 

como fazer o teste de porosidade do cabelo
Mulher Up

 

O que é e para que serve a hidratação capilar?

 

Como explicamos anteriormente, a hidratação serve para repor água. Assim, se os fios estão desidratados, ressecados e pouco maleáveis, isso indica falta de hidratação.

Como em geral essas máscaras são mais leves, a hidratação capilar pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana, afinal ela não sobrecarrega os fios. Também é possível notar que a diferença entre a nutrição e hidratação se reflete na frequência, já que os fios devem ser nutridos de 1 a 2 vezes na semana, dependendo da oleosidade natural.

 

receitas caseiras de hidratação capilar
@kehaulanisanares

 

As melhores receitas de hidratação caseira

 

Além das máscaras de farmácia, é possível hidratar as madeixas com ingredientes naturais e bem acessíveis. Se o cabelo está muito danificado, você também pode adicionar ampolas e óleos vegetais na sua hidratação, potencializando os efeitos.

Essas são os melhores ingredientes e receitas de hidratação caseira:

 

O que é e para que serve a nutrição capilar?

cronograma capilar nutrição
@arbenitalsmajli

 

Também conhecida como umectação, a nutrição serve para repor os lipídios (gorduras) e nutrientes que o cabelo perde diariamente, seja por agressões naturais ou procedimentos químicos.

Ela serve para adicionar brilho, trazer vitalidade, selar a hidratação e alinhar os fios, além de acabar com pontas duplas e ressecadas. Você pode apostar nas máscaras nutritivas de farmácia ou caseiras e também vale incluir a umectação na rotina.

Essa, por sua vez, consiste em nutrir os fios com óleos, de preferência vegetais pois os óleos minerais são derivados do petróleo e acabam criando um “efeito Cinderela” ao invés de nutrir, de fato, os cabelos.

Esse efeito ocorre porque os óleos minerais e petrolatos criam barreiras impermeáveis que impedem os nutrientes de chegar até os fios. Sabe aquele creme que deixa o cabelo maravilhoso, mas quando você muda de marca percebe que, na verdade, os fios estavam super desidratados? Esse é o famoso “efeito Cinderela”.

 

As melhores receitas de nutrição ou umectação caseira

 

Assim como ocorre na hidratação, também é possível nutrir os cabelos com ingredientes simples e naturais. Nesse caso aposte em óleos vegetais e capriche na umectação natural.

Outra alternativa é turbinar a máscara hidratante com alguns ativos bem potentes de origem natural. Essas são as melhores receitas caseiras:

 

nutrição e hidratação diferenças
@nikki_makeup

 

Além das receitas listadas anteriormente, também vale ficar de olho nos óleos essenciais para cabelos. Eles são ingredientes 100% naturais e super concentrados, portanto basta algumas gotinhas para potencializar o efeito da sua umectação.

 

Resumo da diferença entre nutrição e hidratação

 

  • Hidratação: repõe água, deixa os fios mais maleáveis e hidratados, pode ser feita até 3x na semana, não sobrecarrega os fios.
  • Nutrição: repõe nutrientes e lipídios, adiciona brilho e vitalidade, acaba com pontas duplas e ressecadas, pode ser feita até 2x na semana e, em excesso, deixa o cabelo pesado.
Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy