Como dormir rápido: dicas para pegar no sono rapidamente

0

Como dormir rápido é uma das maiores pesquisas ultimamente. Isso porque, com tantos estímulos e preocupações durante o dia, pode ser difícil relaxar e descansar à noite. Mas, nada que uma boa rotina noturna e algumas técnicas de higiene do sono não possam ajudar! Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

É comum se sentir cansado e com sono e, na hora que deitar na cama, tudo isso sumir, já que o ambiente e os hábitos podem influenciar e muito na qualidade do sono. Por isso, é importante criar uma rotina antes de dormir que ajude o corpo a entender que é hora de ir desacelerando.

Como dormir rápido? A higiene do sono pode ajudar

como dormir rápido
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

A higiene do sono nada mais é do que a organização de alguns hábitos que podem ajudar a cair no sono mais facilmente e ter uma noite reparadora. Apesar do nome diferente, atividades básicas e do dia a dia podem fazer parte da rotina noturna, como uma boa alimentação ou evitar consumir cafeína próximo ao horário de dormir, por exemplo.

Já que o sono influencia não só a saúde física, mas a mental também, criar e seguir uma rotina antes de dormir é muito importante. Além de obesidade, pressão alta e diabetes, a falta de uma boa noite de sono pode causar ansiedade e depressão.

 

Saiba mais sobre: Higiene do sono: aprenda a fazer para dormir melhor

 

Dicas de como dormir rápido

como dormir rápido
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Crie uma rotina noturna e comprometa-se a segui-la!

Você pode até achar que não gosta ou não precisa de uma rotina estruturada, mas isso não é verdade. O corpo humano funciona através no ritmo circadiano, o período de 24h em que o relógio biológico se baseia. Sendo influenciado pela luz, temperatura, ventos, dia e noite, ele regula diversas atividades do corpo, inclusive o sono.

Ou seja, pensar em uma rotina noturna que faça sentido para você é importante, já que ela cria o ambiente perfeito para induzir o sono. Tente incluir mini hábitos que comecem a criar um ambiente propício para desacelerar.

Sugestão de hábitos para incluir na sua rotina noturna 

  • Tomar um chá
  • Apagar as luzes fortes, deixando o ambiente mais escuro
  • Acender velas
  • Evitar a luz azul, como celular e televisão, por exemplo, algumas horas antes de deitar
  • Ler um livro por meia hora
  • Escrever sobre o dia, organizar o dia seguinte
  • Anotar sobre o seu dia na mandala lunar
  • Tomar um banho relaxante
  • Meditar/orar

Praticar yoga e meditar são dicas de como dormir rápido

Já falamos muito sobre a importância e os benefícios do yoga e da meditação por aqui. Por isso, incluir essas práticas na sua rotina de higiene do sono faz muito sentido. Dependendo da modalidade de yoga que você escolher, ela pode ajudar a desacelerar, a relaxar os músculos e a proporcionar uma noite de sono restauradora.

Além disso, a meditação também é muito poderosa para quem quer dicas de como dormir rápido. Isso porque, ela ajuda a desacelerar a mente e trazer a atenção plena para o aqui e agora. Existem muitos aplicativos com meditações gratuitas e muito boas para ajudarem a cair no sono mais facilmente.

Cuidado com a alimentação

Uma alimentação saudável tem inúmeros benefícios e um deles é regular a qualidade do sono. Apesar de uma alimentação rica em carboidratos poder ajudar a cair no sono mais rapidamente, isso não significa que será um sono tranquilo. Enquanto isso, apostar em gorduras boas pode ser uma boa estratégia de como dormir rápido.

É claro que uma alimentação rica consiste em todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras, etc. Porém, as últimas refeições do dia devem ser mais leves e um pouco mais gordurosas (gordura boa e saudável, é claro!) Um mousse de abacate com cacau é uma boa opção para a ceia, por exemplo.

Ouça músicas relaxantes ou sons da natureza

Outra dica de como dormir rápido e criar um ambiente propício para uma boa noite de sono é a escolha dos sons e músicas. Evite escutar algo muito agitado e pesado, prefira músicas mais calmas e relaxantes. As músicas clássicas são ótimas para isso, porém, fica a seu critério escolher o que te desacelera. Outra ideia é procurar sons da natureza, como mar, pássaros, sons da floresta, etc. Isso porque, eles são altamente relaxantes e ajudam a tornar o ambiente mais gostoso.

Inclua o exercício físico na sua rotina

A prática de exercícios físicos durante o dia mostrou-se muito eficaz para melhorar a qualidade do sono e ajudar a dormir mais rápido, já que aumenta a produção de serotonina e diminui a de cortisol.

Porém, para que isso seja eficaz, é preciso escolher bem o horário. A manhã é considerada como o melhor momento para treinar, dando mais disposição para o resto do dia, além de ajudar a melhorar o sono.

Aromaterapia é uma ideia de como dormir mais rápido

A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais para ajudar em diferentes aspectos da vida. Alguns deles ajudam a reconquistar a autoconfiança, outros podem ajudar no alívio dos sintomas de depressão, dores de cabeça, etc. E é claro que existem óleos muito potentes no combate à insônia, como a lavanda, por exemplo.

Pensando nisso, é interessante pesquisar sobre óleos essenciais e escolher um específico para a sua necessidade. E assim, todas as noites, minutos antes de deitar, pode fazer uso dessa técnica poderosa e natural!

 

Leia mais sobre sono:

+ Como dormir bem: dicas naturais para garantir noites de sono melhores

+ Máscara de dormir: entenda os principais tipos e dicas para um sono de qualidade

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy