Como dormir rápido: dicas para pegar no sono rapidamente

0 64

Como dormir rápido é uma das maiores pesquisas ultimamente. Isso porque, com tantos estímulos e preocupações durante o dia, pode ser difícil relaxar e descansar à noite. Mas, nada que uma boa rotina noturna e algumas técnicas de higiene do sono não possam ajudar! Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

É comum se sentir cansado e com sono e, na hora que deitar na cama, tudo isso sumir, já que o ambiente e os hábitos podem influenciar e muito na qualidade do sono. Por isso, é importante criar uma rotina antes de dormir que ajude o corpo a entender que é hora de ir desacelerando.

Como dormir rápido? A higiene do sono pode ajudar

como dormir rápido
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

A higiene do sono nada mais é do que a organização de alguns hábitos que podem ajudar a cair no sono mais facilmente e ter uma noite reparadora. Apesar do nome diferente, atividades básicas e do dia a dia podem fazer parte da rotina noturna, como uma boa alimentação ou evitar consumir cafeína próximo ao horário de dormir, por exemplo.

Já que o sono influencia não só a saúde física, mas a mental também, criar e seguir uma rotina antes de dormir é muito importante. Além de obesidade, pressão alta e diabetes, a falta de uma boa noite de sono pode causar ansiedade e depressão.

 

Saiba mais sobre: Higiene do sono: aprenda a fazer para dormir melhor

 

Dicas de como dormir rápido

como dormir rápido
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Crie uma rotina noturna e comprometa-se a segui-la!

Você pode até achar que não gosta ou não precisa de uma rotina estruturada, mas isso não é verdade. O corpo humano funciona através no ritmo circadiano, o período de 24h em que o relógio biológico se baseia. Sendo influenciado pela luz, temperatura, ventos, dia e noite, ele regula diversas atividades do corpo, inclusive o sono.

Ou seja, pensar em uma rotina noturna que faça sentido para você é importante, já que ela cria o ambiente perfeito para induzir o sono. Tente incluir mini hábitos que comecem a criar um ambiente propício para desacelerar.

Sugestão de hábitos para incluir na sua rotina noturna 

  • Tomar um chá
  • Apagar as luzes fortes, deixando o ambiente mais escuro
  • Acender velas
  • Evitar a luz azul, como celular e televisão, por exemplo, algumas horas antes de deitar
  • Ler um livro por meia hora
  • Escrever sobre o dia, organizar o dia seguinte
  • Anotar sobre o seu dia na mandala lunar
  • Tomar um banho relaxante
  • Meditar/orar

Praticar yoga e meditar são dicas de como dormir rápido

Já falamos muito sobre a importância e os benefícios do yoga e da meditação por aqui. Por isso, incluir essas práticas na sua rotina de higiene do sono faz muito sentido. Dependendo da modalidade de yoga que você escolher, ela pode ajudar a desacelerar, a relaxar os músculos e a proporcionar uma noite de sono restauradora.

Além disso, a meditação também é muito poderosa para quem quer dicas de como dormir rápido. Isso porque, ela ajuda a desacelerar a mente e trazer a atenção plena para o aqui e agora. Existem muitos aplicativos com meditações gratuitas e muito boas para ajudarem a cair no sono mais facilmente.

Cuidado com a alimentação

Uma alimentação saudável tem inúmeros benefícios e um deles é regular a qualidade do sono. Apesar de uma alimentação rica em carboidratos poder ajudar a cair no sono mais rapidamente, isso não significa que será um sono tranquilo. Enquanto isso, apostar em gorduras boas pode ser uma boa estratégia de como dormir rápido.

É claro que uma alimentação rica consiste em todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras, etc. Porém, as últimas refeições do dia devem ser mais leves e um pouco mais gordurosas (gordura boa e saudável, é claro!) Um mousse de abacate com cacau é uma boa opção para a ceia, por exemplo.

Ouça músicas relaxantes ou sons da natureza

Outra dica de como dormir rápido e criar um ambiente propício para uma boa noite de sono é a escolha dos sons e músicas. Evite escutar algo muito agitado e pesado, prefira músicas mais calmas e relaxantes. As músicas clássicas são ótimas para isso, porém, fica a seu critério escolher o que te desacelera. Outra ideia é procurar sons da natureza, como mar, pássaros, sons da floresta, etc. Isso porque, eles são altamente relaxantes e ajudam a tornar o ambiente mais gostoso.

Inclua o exercício físico na sua rotina

A prática de exercícios físicos durante o dia mostrou-se muito eficaz para melhorar a qualidade do sono e ajudar a dormir mais rápido, já que aumenta a produção de serotonina e diminui a de cortisol.

Porém, para que isso seja eficaz, é preciso escolher bem o horário. A manhã é considerada como o melhor momento para treinar, dando mais disposição para o resto do dia, além de ajudar a melhorar o sono.

Aromaterapia é uma ideia de como dormir mais rápido

A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais para ajudar em diferentes aspectos da vida. Alguns deles ajudam a reconquistar a autoconfiança, outros podem ajudar no alívio dos sintomas de depressão, dores de cabeça, etc. E é claro que existem óleos muito potentes no combate à insônia, como a lavanda, por exemplo.

Pensando nisso, é interessante pesquisar sobre óleos essenciais e escolher um específico para a sua necessidade. E assim, todas as noites, minutos antes de deitar, pode fazer uso dessa técnica poderosa e natural!

 

Leia mais sobre sono:

+ Como dormir bem: dicas naturais para garantir noites de sono melhores

+ Máscara de dormir: entenda os principais tipos e dicas para um sono de qualidade

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy