Chá de poejo é calmante, expectorante e induz um sono tranquilo

0 1.093

Também chamado de “hortelãzinho”, o chá de poejo é extremamente aromático e um famoso auxiliar no tratamento de resfriados e gripes. Desde a Antiguidade, a planta aparece aromatizando pratos e também como uma bebida rica em propriedades medicinais.

 

O que é poejo?

O poejo (Mentha pulegium) tem origem no Mediterrâneo e na Ásia Ocidental. Hoje em dia, é comum encontrá-lo em hortas e jardins Brasil afora, uma vez que a planta se dá bem com locais úmidos ou próximos a cursos fluviais.

Conhecido desde o tempo da vovó, o chá de poejo é extremamente aromático e tem propriedades relaxantes, expectorantes, antissépticas, digestivas e cicatrizantes.

 

o que é poejo
Imagem: Wikipedia

 

O uso documentado de poejo remonta às antigas culturas grega, romana e medieval. Seu nome – embora de etimologia incerta – vem do latim pulex, fazendo alusão à maneira como era usado para afastar pulgas quando espalhado no corpo. Ademais, a erva aparecia comumente na cozinha tanto na Grécia Antiga quanto na Idade Média. Embora algumas pessoas ainda fazem o uso das folhas de poejo como um tempero (especialmente para peixes), é muito mais comum encontrá-lo na versão chá.

Ele também é frequentemente usado como inseticida e repelente de pragas. No entanto, se a ideia é fazer uso como repelente, é importante evitar o óleo concentrado, pois ele pode ser extremamente tóxico. Portanto, o ideal é utilizar as folhas ou, ainda, o chá.  Esse, por sua vez, é historicamente eficaz para alívio de resfriados, febres, tosse, indigestão, problemas hepáticos e renais e dores de cabeça.

As folhas frescas ou secas do poejo também atuam no tratamento de gripe, cólicas abdominais, para induzir a sudorese, bem como no tratamento de doenças como varíola e tuberculose.

 

Benefícios do chá de poejo

 

chá de poejo
Imagem: Reprodução / Healthy Tea

 

  • Possui ação calmante e, portanto, ajuda a aliviar a ansiedade causada pelo estresse;
  • Também contribui para a eliminação de gases e auxilia na digestão;
  • Ajuda eliminar secreções acumuladas nos pulmões, acalma a tosse e alivia os sintomas do resfriado comum;
  • Conta com propriedades sedativas e relaxantes, motivo pelo qual é interessante para melhorar a qualidade do sono;
  • Pode auxiliar no alívio dos sintomas do período menstrual

 

Receita de chá de poejo

chá de poejo
Imagem: Reprodução / Healthy Tea

 

Assim como os demais chás naturais, a bebida é feita tanto com as folhas secas quanto com as folhas secas. O mais comum, contudo, é encontrar o ingrediente seco em lojas de produtos naturais.

Na sequência, você vai aprender como preparar o chá de poejo de acordo com as orientações de dosagem do Ministério da Saúde.

 

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa (1 grama) de folhas secas
  • 150 mL de água (1 xícara de chá)

 

Modo de preparo

  1. Para começar, ferva a água e, assim que levantar fervura, apague e acrescente as folhas secas de poejo;
  2. Na sequência, abafe e aguarde de 3 a 5 minutos;
  3. Por último coe e adoce como preferir, embora o ideal seja beber puro;
  4. Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia durante ou após refeições.

 

Contraindicações

flores de poejo secas
Imagem: Reprodução / Outside Pride

 

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do Ministério da Saúde, o chá de poejo não deve ser utilizadao na gravidez, lactação e em crianças menos de 6 anos. Ademais, contraindica-se o uso prolongado e a inalação.

A cartilha orienta, ainda, que a administração em doses e tempo de uso acima dos recomendados pode promover danos no fígado e ocasionar problemas na gravidez. Portanto, o ideal é seguir a dosagem ideal e, sempre que possível,  buscar orientação profissional antes de iniciar o consumo de chás.

 

Gosta de chás? Então aproveite e leia também:

Chá de macela: descubra os benefícios da bebida e como consumir

Chá de Jasmim é calmante, analgésico e ajuda a melhorar a concentração

Mulungu: descubra os benefícios do chá que promete combater a ansiedade


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy