Chá de macela: descubra os benefícios da bebida e como consumir

0 2.391

Macela, Marcela ou Camomila-nacional, é uma planta medicinal nativa da América do Sul. Sua árvore pode alcançar até um metro de altura, floresce em março e tem uma coloração amarelada. No Brasil, é amplamente usada e seu consumo é popular na região do Rio Grande do Sul.

A planta é versátil, pois é utilizada tanto como uma erva medicinal quanto em cosméticos. Além disso, a macela tem um preço acessível e é encontrada para o consumo do chá, em mercados e casas de produtos naturais. Entretanto, essa não é a única maneira de usar o extrato da planta medicinal. Confira tudo sobre a planta abaixo.

marcela ou macela árvore
Marcela/macela árvore (Foto: Liana John/Conexão Planeta)

Propriedades e benefícios

Assim como a camomila, macela também é conhecida por seu poder calmante. Entretanto, também é analgésica e anti-inflamatória.

  • Com propriedades calmante, o consumo de macela combate os sintomas da ansiedade e estresse;
  • Além disso, por ser anti-inflamatório, alivia cólicas menstruais e dor de cabeça;
  • Diminuí azias e dor no estômago;
  • Ajuda no controle da diarreia;
  • Previne resfriados e combate os sintomas do mesmo.

Como usar

O consumo da macela é feito por chás, no entanto, encontra-se também na composição de shampoo clareador e cremes hidratantes. Confira posteriormente algumas formas do uso para aproveitar os benefícios da planta. Atenção: Lembre-se de sempre procurar um médico antes de consumir qualquer chá.

Chá de macela
Chá de macela – Aprenda como preparar e descubra os benefícios (Foto: Freepik)

Chá de macela

Em primeiro lugar, a forma mais popular do consumo é o chá. Para isso, deve-se utilizar a flor seca. Pode consumir até quatro xícaras por dia. Veja o passo a passo do chá.

Ingredientes 

  • 10 g de flores de macela
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

  1. Primeiramente ferva a quantidade indicada de água;
  2. Logo após adicione 10 g das flores secas;
  3. Deixe descansar por 10 minutos;
  4. Por fim, coe e sirva morno. No entanto, se preferir gelado, deixe na geladeira até a temperatura que achar ideal. Prefira não adoçar, entretanto, caso não consiga consumir sem adoçar, opte por mel.

Todavia, se você comprar o sachê, confira as instruções de uso na embalagem e siga o passo a passo do fabricante.

No chimarrão

Por ser versátil, você pode adicionar o chá da macela junto ao chimarrão.

No travesseiro 

Conhecida por seu poder calmante, a planta pode te ajudar a ter um sono reparador. Para isso, adicione algumas folhas de macela secas dentro do seu travesseiro.

chá de marcela ou macela
Chá de macela tem poder calmante e é anti-inflamatório (Foto: Freepik)

Contraindicação

Como já dissemos, antes do consumo de qualquer chá ou planta medicinal, é imprescritível consultar um especialista. Entretanto, a macela não tem muitas contraindicações. Além disso, não foi identificado efeitos colaterais causados pelo consumo de macela. Enfim, se você está na lista abaixo, evite o consumo.

  • Grávidas;
  • Diabéticos que fazem o uso controlado de remédio;
  • Anêmicos.

Vida saudável

Para ter um corpo saudável, é importante visitar um médico regularmente, além de manter uma alimentação balanceada e uma rotina fixa de exercícios físicos. Entretanto, há alimentos que nos ajudam na tarefa de uma rotina mais ‘limpa’.

Além disso, existem alimentos que contribuem para o melhor funcionamento de determinada função do corpo. Esse é o caso da ‘Brain foods’, ou seja, é uma seleção de alimentos que são ideais para o bom funcionamento do cérebro. Alguns dos alimentos da lista são: Peixe, café, frutas cítricas, leite e chocolate.

No entanto, se você está procurando alimentos que aumentam a imunidade confira essa lista e aprenda receitas poderosas.

Fontes: Tua Saúde / Catraca Livre  / Wikipédia / Conexão planeta

+ Aranto: Descubra Os Benefícios E Saiba Como Usar

+ Água com limão: Descubra os benefícios desse shot poderoso

+ Unha-de-gato: Descubra para que serve e como fazer o chá

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy