Brain foods: quais são melhores alimentos para o cérebro (e a memória)
Verduras escuras, frutas cítricas e peixes estão entre os alimentos mais indicados para turbinar o cérebro e melhorar a memória
Está mais que provado que o consumo de alimentos certos ajudam no bom funcionamento do cérebro. De acordo com o médico Juarez de Oliveira, verduras, legumes, peixes e frutas são capazes de ajudar até na memória.
Conhecidos como brain foods, ou alimentos para o cérebro, estes ingredientes são ricos em vitaminas e sais minerais. Além disso, protegem os neurônios e estimulam as atividades cerebrais.
Alimentos para o cérebro e memória
O médico Juarez de Oliveira listou alguns alimentos bons para melhorar o funcionamento do cérebro. Confira:
Alimentos ricos em carboidratos
Primeiramente, os chamados açúcares são transformados em glicose. Dessa forma, são convertidos em fonte energética para todas as células do corpo. Assim como os neurônios. Este tipo de nutriente é encontrado em pães, massas e cereais.
Frutas cítricas
Estas frutas são fontes de vitamina C (ácido ascórbico), uma vez que é um antioxidante que protege o nosso corpo de infecções e ações dos radicais livres nos neurônios. Dessa forma, laranja, limão e kiwi, por exemplo, ajudam na manutenção de uma boa memória.
Nuts
Certamente as oleagionosas como nuts estão entre os melhores alimentos para o cérebro. Reduzem o estresse e os danos nas células celebrais porque agregam vitamina E e selênio em sua composição.
Peixes
Fontes de Ômega 3, peixes como salmão e atum são benéficos para o cérebro. Assim como para o aprendizado, comportamento e memorização.
Vegetais verde-escuros
Couve, agrião e brócolis também são ricos em vitamina C, zinco, selênio e fósforo. Portanto, fundamentais para o metabolismo do ferro do organismo.
Ovos
Segundo o médico Juarez de Oliveira, a gema do ovo possui colina, um nutriente que ajuda a reparar as células. Além da gema do ovo, a colina se faz presente em todas as sementes, grãos e óleos vegetais.
Café
Outro alimento que melhora as funções do cérebro é o café. É um potente estimulante do sistema nervoso central. Aumenta a disposição física e diminui o sono.
Chás
Chás caseiros como os de hortelã, alecrim, erva cidreira e camomila ajudam a aumentar a circulação. Assim, melhoram a as trocas de informações entre os neurônios, melhorando o sono, além da digestão.
Alimentos ricos em fisetina
A fisetina é uma substância que ajuda a manter a memória jovem. Isso porque a sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios e fortalecê-los. Morango, pêssego, uva, kiwi, tomate e maçã trazem a fisetina. Dessa forma, aumentam a capacidade de pensar, aprender e memorizar.
Vitaminas do Complexo B
As vitaminas do complexo B melhoram a memória e são importantes para o sistema nervoso central, já que ajudam o cérebro a produzir neurotransmissores. Principalmente a vitamina B6, presente em alimentos para o cérebro como fígado, carne vermelha, batatas, vegetais, grãos integrais e milho.
Leite e chocolate
Os derivados do leite trazem o triptofano, que é um aminoácido que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central, o chamado “hormônio da felicidade”. Está presente também na aveia, chocolate, leguminosas e cereais integrais.