Quer aumentar a imunidade? Veja alimentos e receitas que vão te ajudar

Confira esses shots para melhorar a sua imunidade

0 45

A imunidade alta combinada com uma alimentação saudável previnem o aparecimento de espirros, nariz entupido ou rinite, irritação do frio e até mesmo a indesejável gripe. E, nos dias de hoje, em meio à pandemia do corona vírus, melhorar o sistema imunológico é de extrema importância. Por isso, a Nutri Marcela Roma traz aqui receitas de shots para aumentar a imunidade e aumentar a energia para o dia a dia.

Hábitos que fortalecem a imunidade

  • alimentação adequada: escolher bem os alimentos é a base para otimizar a saúde. Por isso é importante aproveitar as fontes de nutrientes para conquistar um corpo saudável. “Quando a dieta está errada, a medicina é inútil. Mas quando a dieta está certa, a medicina é desnecessária.” (provérbio Ayureda).
  • praticar atividades físicas: o corpo precisa estar em movimento. Por isso, pratique exercícios para fortalecer a imunidade, e também para controle do stress, pois os exercícios regulam os hormônios.
  • controle o seu stress: baixar o cortisol é importante para o bem estar, e também para a imunidade. Técnicas como meditação e  relaxamento auxiliam muito nessa questão.
  • tenha um sono de qualidade: um bom sono é capaz de relaxar o cérebro, descansar o corpo e ainda mantém os hormônios em equilíbrio. Além disso, favorece a produção de anticorpos, o que é essencial para uma ótima imunidade

3 alimentos para reforçar sua imunidade

Segundo a nutri Marcela Roma, podemos sempre reforçar a imunidade usando a alimentação a nosso favor. “O segredo de um shot poderoso está na seleção e combinação dos ingredientes! O limão está presente em praticamente todas as variações, devido ao seu grande poder alcalinizante, proporcionando um pH equilibrado, além do alto teor de antioxidantes.” ressalta a especialista.

Chás naturais como o Super chá seca barriga também possuem antioxidantes e ervas que ajudam na imunidade. Confira então  3 alimentos que não podem faltar na sua dieta para turbinar a imunidade.

Cúrcuma:

Conhecido como cúrcuma ou como açafrão-da-terra, é um potente anti-inflamatório natural capaz de ajudar o nosso corpo a combater inflamações causadas por diversos fatores (atividade físicas intensas,
doenças associadas ao estilo de vida – como diabetes, pressão alta, obesidade e etc.). Além disso,alguns estudos associam a cúrcuma com a perda de peso, e apontam que pode também auxiliar no tratamento contra a depressão.

Gengibre:

Esta raíz funciona como um anti-inflamatório natural, anticâncer e tem também função de desintoxicar o organismo, visto que seus compostos são capazes de aumentar a temperatura corporal. Dessa forma, o gengibre pode contribuir para a sudação, aumentando assim a eliminação de toxinas.

Canela e pimenta caiena:

Estimulam a digestão, podem causar efeito termogênico e podem também equilibrar a glicose no sangue.

“A canela é rica em substâncias minerais, como manganês, ferro, cálcio, magnésio, zinco, iodo e flavonoides. Ela combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce, estimula a memória, ameniza resfriados simples” Heloísa Bernardes – Joias raras da saúde.

Shots: receitas poderosas da Nutri

Manter a saúde em dia com essas receitas é prático e econômico. Confira abaixo receitas simples da nutri Marcela para complementar a sua alimentação e dar aquele “up” no seu sistema imunológico.

Shot Digestivo: 

Suco de 1 Limão e 1 colher de chá de vinagre de maçã;
1/4 xícara de Água morna
1/2 colher de chá de Gengibre fresco ralado ou em pó,                             1 colher de chá de Cúrcuma em pó (ou abrir uma capsula de suplemento de cúrcuma) e uma pitadinha de pimenta do reino

Shot de imunidade e Anti-inflamatório 
Suco de 1 Limão e 1 colher de sopa de Água morna
1/2 colher de chá de Pimenta Caiena e 1 colher de chá de Cúrcuma
Uma pitada de pimenta do reino e 1 pitada de canela

Shot de Imunidade
Suco de 1 Limão e 1 colher de sopa de Água morna
10 gotas de Própolis em álcool
1 colher de Cúrcuma e uma pitada de Gengibre
1 colher de chá de Glutamina (opcional)

Energy Boost Shot 
50ml de Aloe Vera e 1/2 colher de chá de Pimenta Caiena
1/2 colher de chá de Cúrcuma e o Suco de 1 Limão,
1 colher de sopa de Água morna e 1 colher de chá de Mel (opcional)

Então agora mãos à obra, o modo de preparo é igual em todas as receitas, basta misturar os ingredientes e aproveitar!

Fonte: Heloisa Bernardes em “Jóias raras da Saúde” e Marcela Roma nutricionista CRN 3 – 4684-3   instagram.com/nutrimarcelaroma