Chá de manjericão ajuda a combater a insônia. Aprenda como fazer!

0

O chá de manjericão auxilia na digestão, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, baixa a pressão e ainda combate a insônia. Aprenda tudo sobre essa bebida milagrosa e inclua já na sua rotina.

 

Para que é bom chá de manjericão?

pra que serve o chá de manjericão
Reprodução

 

De acordo com o livro ‘Healing Foods’ (Comidas Que Curam) da DK Publishing, o chá de manjericão pode facilitar a digestão e induzir uma boa noite de sono. “O manjericão fortalece o sistema digestivo e nervoso e pode ser um bom remédio para dores de cabeça e insônia”, observa o livro.

Isso ocorre porque o eugenol presente nas folhas garante ação anti-inflamatória no trato digestivo. Assim, as folhas de manjericão ajudam a equilibrar o ácido dentro do corpo e restaura o nível de pH adequado do corpo.

As propriedades anti-inflamatórias do manjericão podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite reumatóide e doenças inflamatórias intestinais. Dessa forma, o consumo diário do chá de manjericão também pode aliviar febre, dor de cabeça, dor de garganta, resfriado, tosse, gripe.

Estudos preliminares sugerem que o consumo regular de manjericão (em folhas, extratos ou chá) pode:

  • Reduzir a perda de memória associada ao estresse e ao envelhecimento (1);
  • Melhorar os níveis de açúcar no sangue em jejum, colesterol e triglicerídeos, sendo assim benéfico para diabéticos;  (2)
  • Reduzir a depressão relacionada ao estresse crônico; (3)
  • Auxiliar na digestão;
  • Garantir uma boa noite de sono e reduzir a ansiedade causada pelo estresse.

 

Quais os benefícios do manjericão para saúde?

benefícios do manjericão pra saúde
Herbal Academy

 

O manjericão é uma erva perfumada da família Lamiaceae de plantas de hortelã. Suas folhas, frescas ou secas, são usadas para temperar pratos e curar doenças em todo o mundo. Os historiadores da comida acreditam que o manjericão se originou na Índia, mas atualmente é cultivado em muitos países asiáticos e mediterrâneos, França, Egito, Hungria, Indonésia, Marrocos e Estados Unidos.

No que tange a saúde, o manjericão é um poderoso antioxidante. Isso porque ele é rico emflavonóides polifenólicos, que protegem grande parte das estruturas do corpo dos radicais livres que danificam as células. Os radicais livres podem causar muitos problemas, como oxidar o colesterol na corrente sanguínea, onde se acumula nas artérias e aumenta o risco de derrame e ataque cardíaco. Asma, certos tipos de artrite e várias outras doenças também podem ser atribuídas aos radicais livres.

Além disso, o manjericão é uma excelente fonte de vitamina K, manganês, ferro, vitamina A e vitamina C. Também é uma boa fonte de cálcio, magnésio e ácidos graxos ômega-3.

Por fim, o óleo essencial de manjericão também é comumente usado na aromaterapia para tratar tensão nervosa, fadiga mental, melancolia, enxaqueca e depressão e – felizmente – para tratar certos sintomas dessas doenças, incluindo vômitos e náuseas.

 

Quem tem pressão alta pode tomar chá de manjericão?

manjericão para pressão alta
Reprodução

 

Sim, pois o chá pode ajudar a baixar naturalmente a pressão, porém o contrário também é válido: se o seu problema for pressão muito baixa, melhor evitar.

Ainda que seja uma bebida natural, é preciso observar as contra-indicações. Portanto, gestantes, lactantes, pessoas com pressão baixa e crianças de até 12 anos não devem consumir o chá. Além disso, ele também não é recomendado para quem tem alergia à planta.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Afinal, como fazer chá de manjericão?

chá natural de manjericão para insônia e ansiedade
Pink Villa

Agora que você já sabe todos os benefícios da bebida, hora de incluí-la na rotina. Dê preferência para as folhas frescas sempre que possível, já que as propriedades delas estão mais ativas.

Chá de manjericão para insônia

 

Para dormir bem, você pode preparar uma xícara bem quentinha desse chá antes de dormir. Basta ferver cerca de 300 ml de água, adicionar um punhado de folhas de manjericão (equivalente a 1 colher de sopa, mais ou menos) e abafar por 5 a 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Além disso, você pode fazer a receita abaixo (em maior quantidade), para beber ao longo do dia. O sabor é suave e adocicado, bem gostoso.

 

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 punhado generoso de folhas frescas de manjericão.

 

Receita:

  1. Primeiro, ferva a água;
  2. Em seguida adicione o manjericāo e desligue o fogo;
  3. Abafe por cerca de 5 a 10 minutos.
  4. Coe e adoce, caso necessário.

 

Opcionais:

A receita anterior é um chá básico de manjericão para a insônia. No entanto, já mostramos anteriormente por aqui outros remédios naturais para combater a ansiedade e os problemas do sono. Portanto, para obter todos os benefícios dos chás naturais, vale misturar alguns ingredientes extra nesse chá.

Você pode, por exemplo, adicionar flores de camomila, lavanda ou chá de passiflora. Desse modo, o chá fica ainda mais poderoso e garante noites de sono mais tranquilas.

 

Os calmantes naturais podem ser aliados muito poderosos para tratar a ansiedade e outros sintomas causados pelo estresse. Além dos chás, alguns fitoterápicos e vitaminas também podem turbinar o tratamento e garantir uma melhor qualidade de vida. Tudo isso sem precisar recorrer a remédios.

Leia mais em: Calmantes Naturais – Soluções Poderosas Para Combater Ansiedade E Insônia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy