Chá de orégano combate a tosse e alivia a rinite. Aprenda como fazer!

0 21.219

O chá de orégano ajuda na digestão e também pode auxiliar no tratamento de resfriados e alergias respiratórias. Além do aroma e do sabor, suas propriedades medicinais fazem com que essa especiaria seja uma aliada em todos os momentos.

 

Pra que serve o chá de orégano?

pra que serve chá de orégano
Pinterest

 

Tradicionalmente, o chá feito com folhas de orégano é utilizado para aliviar uma variedade de problemas de saúde, incluindo tosse, dores de garganta, problemas digestivos e até rinite.

Embora o chá de orégano tenha uma história bastante rica e cheia de supostos benefícios à saúde, não há muitos estudos em humanos para respaldar essas afirmações. A pesquisa existente envolve principalmente amostras de laboratório (não humanos) e extratos de orégano ao invés do chá.

Ainda assim, esses estudos de laboratório sugerem a planta possui, de fato, propriedades medicinais. Muitos desses benefícios estão relacionados a produtos químicos chamados flavonóides e ácidos fenólicos e o orégano é rico em ambos.

Sempre que falamos de chás medicinais, é importante notar que boa parte dos benefícios divulgados fazem parte da sabedoria popular. Como boa parte dos estudos são financiados pela indústria farmacêutica, muitas vezes falta o incentivo financeiro para comprovar as propriedades das plantas.

Ainda assim, os adeptos dessa bebida milenar atestam sua eficácia e, é claro, você pode experimentar também.

Benefícios do orégano para a saúde

benefícios do orégano para a saúde
Reprodução

 

Os gregos e romanos associaram o orégano à alegria e à felicidade. O nome vem das palavras gregas “oros”, que significa montanha, e “ganos”, que significa alegria. Esses são os principais benefícios da especiaria:

.

Possui propriedades antibacterianas

 

Os principais componentes do óleo essencial de orégano são carvacrol e timol. Estes, por sua vez, podem ter propriedades antimicrobianas.

Em um estudo de laboratório de 2019, o carvacrol e o timol impediram o desenvolvimento de várias linhagens de bactérias Staphyloccus aureus (S. aureus) em carnes e laticínios, sugerindo que o orégano poderia ajudar a controlar o crescimento bacteriano nos alimentos.

Em meio a preocupações crescentes de doenças se tornarem resistentes a antibióticos, os pesquisadores realizaram testes de laboratório para investigar os efeitos do óleo de orégano em vários micróbios que não respondem a outras drogas.

O óleo mostrou “atividade antibacteriana significativa” contra 11 desses micróbios. Isso sugere que as substâncias no orégano podem desempenhar um papel no combate a doenças que não respondem mais a antibióticos.

 

Reduz processos inflamatórios no corpo

 

Também observou-se que os compostos flavonóides e fenólicos do orégano podem diminuir a inflamação no corpo.  Por isso, o consumo dessa erva pode ajudar com certas condições inflamatórias, como dores musculares ou articulares, irritação da pele ou tosse seca..

Auxilia na digestão

Por fim, o chá ou suplementos a base de orégano também podem ser usados para tratar indigestão, azia e baixa acidez estomacal. O orégano ajuda a reduzir o gás no estômago e a acalmar o estômago agitado.
 

Chá de orégano para combater a tosse

chá de orégano para a tosse
Pinterest

 

Agora que você já conhece todos os benefícios do chá de orégano, é hora de colocar suas propriedades à prova. Se você está sofrendo com garganta irritada, tosse seca ou catarro, esse chá pode ajudar.

Além de ser uma receita simples e barata, ela não possui contraindicações, a menos em casos de alergia à planta.

Para fazer o chá, basta adicionar 1 a 2 colheres (chá) de orégano em 1 xícara de água fervente e abafar por 5 minutos. Depois é só coar e beber.

O ideal é tomar até 3 xícaras ao dia. Se possível, faça antes de dormir e adoce com mel, já que esse ingrediente também possui propriedades medicinais que aliviam os sintomas da gripe e resfriados.

 

Vaporização com orégano para rinite e sinusite

vaporização de orégano rinite
DoTerra

 

Quem sofre com a rinite ou sinusite sabe como os sintomas são perturbadores. Embora a farmácia ofereça inúmeros remédios para essas doenças, muitos deles dependem de prescrição médica e nem sempre dá tempo de sair para comprar algo em meio à crise. Nesses casos, é interessante testar receitas naturais com ingredientes simples, que estão sempre à mão.

É o caso da vaporização caseira feita a partir do chá de folhas de orégano. Uma vez que a erva possui propriedades descongestionantes, vasodilatadoras e antimicrobianas, a vaporização de chá de orégano ajuda a aliviar os sintomas de sinusite, rinite alérgica e até mesmo resfriados. Aliás, vale lembrar que os fumantes também podem se beneficiar dessa receita para aliviar a tosse seca.

Para fazer a vaporização você precisa apenas de uma vasilha de tamanho médio para o chá e uma toalha ou lençol para colocar por cima da cabeça.

Como fazer a vaporização caseira de orégano

 

  1. Em primeiro lugar, leve ao fogo 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de orégano.
  2. Após levantar fervura, conte 5 minutos e transfira o chá para uma vasilha, apoiada em uma mesa.
  3. Sente-se confortavelmente e, em seguida, cubra a cabeça com uma toalha grande ou lençol.
  4. Isso serve para que você forme uma espécie de “cabana” para garantir que irá inalar a vaporização.
  5. Permaneça inalando por 15 minutos.
  6. Depois, passe um pano molhado com água fria no rosto e no peito.
  7. Sempre faça a inalação a noite e evite sair para o vento após o processo.
  8. Você pode repetir diariamente até melhorar da crise.

 

Além dessa vaporização caseira, também é possível fazer uma nebulização com orégano. Nesse caso, o ideal é consultar seu médico e o fabricante do nebulizador caseiro para descobrir a melhor forma.

 

Contra-indicações

Em geral, a ingestão do chá de orégano é segura.  No entanto, lembre-se de que certas especiarias podem causar reações alérgicas graves, alerta a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Procure atendimento de emergência se tiver sintomas incomuns após a ingestão desta erva.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy