Chá de orégano combate a tosse e alivia a rinite. Aprenda como fazer!

0

O chá de orégano ajuda na digestão e também pode auxiliar no tratamento de resfriados e alergias respiratórias. Além do aroma e do sabor, suas propriedades medicinais fazem com que essa especiaria seja uma aliada em todos os momentos.

 

Pra que serve o chá de orégano?

pra que serve chá de orégano
Pinterest

 

Tradicionalmente, o chá feito com folhas de orégano é utilizado para aliviar uma variedade de problemas de saúde, incluindo tosse, dores de garganta, problemas digestivos e até rinite.

Embora o chá de orégano tenha uma história bastante rica e cheia de supostos benefícios à saúde, não há muitos estudos em humanos para respaldar essas afirmações. A pesquisa existente envolve principalmente amostras de laboratório (não humanos) e extratos de orégano ao invés do chá.

Ainda assim, esses estudos de laboratório sugerem a planta possui, de fato, propriedades medicinais. Muitos desses benefícios estão relacionados a produtos químicos chamados flavonóides e ácidos fenólicos e o orégano é rico em ambos.

Sempre que falamos de chás medicinais, é importante notar que boa parte dos benefícios divulgados fazem parte da sabedoria popular. Como boa parte dos estudos são financiados pela indústria farmacêutica, muitas vezes falta o incentivo financeiro para comprovar as propriedades das plantas.

Ainda assim, os adeptos dessa bebida milenar atestam sua eficácia e, é claro, você pode experimentar também.

Benefícios do orégano para a saúde

benefícios do orégano para a saúde
Reprodução

 

Os gregos e romanos associaram o orégano à alegria e à felicidade. O nome vem das palavras gregas “oros”, que significa montanha, e “ganos”, que significa alegria. Esses são os principais benefícios da especiaria:

.

Possui propriedades antibacterianas

 

Os principais componentes do óleo essencial de orégano são carvacrol e timol. Estes, por sua vez, podem ter propriedades antimicrobianas.

Em um estudo de laboratório de 2019, o carvacrol e o timol impediram o desenvolvimento de várias linhagens de bactérias Staphyloccus aureus (S. aureus) em carnes e laticínios, sugerindo que o orégano poderia ajudar a controlar o crescimento bacteriano nos alimentos.

Em meio a preocupações crescentes de doenças se tornarem resistentes a antibióticos, os pesquisadores realizaram testes de laboratório para investigar os efeitos do óleo de orégano em vários micróbios que não respondem a outras drogas.

O óleo mostrou “atividade antibacteriana significativa” contra 11 desses micróbios. Isso sugere que as substâncias no orégano podem desempenhar um papel no combate a doenças que não respondem mais a antibióticos.

 

Reduz processos inflamatórios no corpo

 

Também observou-se que os compostos flavonóides e fenólicos do orégano podem diminuir a inflamação no corpo.  Por isso, o consumo dessa erva pode ajudar com certas condições inflamatórias, como dores musculares ou articulares, irritação da pele ou tosse seca..

Auxilia na digestão

Por fim, o chá ou suplementos a base de orégano também podem ser usados para tratar indigestão, azia e baixa acidez estomacal. O orégano ajuda a reduzir o gás no estômago e a acalmar o estômago agitado.

Chá de orégano para combater a tosse

chá de orégano para a tosse
Pinterest

 

Agora que você já conhece todos os benefícios do chá de orégano, é hora de colocar suas propriedades à prova. Se você está sofrendo com garganta irritada, tosse seca ou catarro, esse chá pode ajudar.

Além de ser uma receita simples e barata, ela não possui contraindicações, a menos em casos de alergia à planta.

Para fazer o chá, basta adicionar 1 a 2 colheres (chá) de orégano em 1 xícara de água fervente e abafar por 5 minutos. Depois é só coar e beber.

O ideal é tomar até 3 xícaras ao dia. Se possível, faça antes de dormir e adoce com mel, já que esse ingrediente também possui propriedades medicinais que aliviam os sintomas da gripe e resfriados.

 

Que tal aprender mais receitas incríveis de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

 

Vaporização com orégano para rinite e sinusite

vaporização de orégano rinite
DoTerra

 

Quem sofre com a rinite ou sinusite sabe como os sintomas são perturbadores. Embora a farmácia ofereça inúmeros remédios para essas doenças, muitos deles dependem de prescrição médica e nem sempre dá tempo de sair para comprar algo em meio à crise. Nesses casos, é interessante testar receitas naturais com ingredientes simples, que estão sempre à mão.

É o caso da vaporização caseira feita a partir do chá de folhas de orégano. Uma vez que a erva possui propriedades descongestionantes, vasodilatadoras e antimicrobianas, a vaporização de chá de orégano ajuda a aliviar os sintomas de sinusite, rinite alérgica e até mesmo resfriados. Aliás, vale lembrar que os fumantes também podem se beneficiar dessa receita para aliviar a tosse seca.

Para fazer a vaporização você precisa apenas de uma vasilha de tamanho médio para o chá e uma toalha ou lençol para colocar por cima da cabeça.

Como fazer a vaporização caseira de orégano

 

  1. Em primeiro lugar, leve ao fogo 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de orégano.
  2. Após levantar fervura, conte 5 minutos e transfira o chá para uma vasilha, apoiada em uma mesa.
  3. Sente-se confortavelmente e, em seguida, cubra a cabeça com uma toalha grande ou lençol.
  4. Isso serve para que você forme uma espécie de “cabana” para garantir que irá inalar a vaporização.
  5. Permaneça inalando por 15 minutos.
  6. Depois, passe um pano molhado com água fria no rosto e no peito.
  7. Sempre faça a inalação a noite e evite sair para o vento após o processo.
  8. Você pode repetir diariamente até melhorar da crise.

 

Além dessa vaporização caseira, também é possível fazer uma nebulização com orégano. Nesse caso, o ideal é consultar seu médico e o fabricante do nebulizador caseiro para descobrir a melhor forma.

 

Contra-indicações

Em geral, a ingestão do chá de orégano é segura.  No entanto, lembre-se de que certas especiarias podem causar reações alérgicas graves, alerta a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Procure atendimento de emergência se tiver sintomas incomuns após a ingestão desta erva.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy