Conheça os benefícios da lentilha, a queridinha do Ano Novo

A lentilha está presente nas ceias de Ano Novo porque antigamente esse grão era muito caro e, por isso, tê-lo à mesa significava fartura e prosperidade. O tempo passou, esse alimento nutritivo e delicioso deixou de ser exclusividade da alta sociedade, mas a tradição de réveillon continuou. No entanto, não é só na época de festas que devemos aproveitar os benefícios da lentilha, já que ela é uma grande aliada da nossa saúde.

Lentilha: quais as propriedades e como consumir?

Foto: Engin Akyurt

Se você só consome lentilha no Ano Novo, é bom reavaliar isso e, quem sabe, incluir esse grão nutritivo e saboroso no seu prato com mais frequência. Rica em vitaminas e minerais, a leguminosa pode, eventualmente, substituir o feijão para variar o cardápio do dia a dia e ainda entrar em outras receitas, como saladas, sopas e hambúrgueres vegetarianos.

Para aproveitar todos os benefícios da lentilha, o preparo é bem simples. Mas merece atenção: “Ela deve ser consumida sempre cozida e, para diminuir fatores antinutricionais causados pelos fitatos – como inchaço abdominal, por exemplo –, deve ser deixada de molho por 12 horas antes do cozimento”, ensina a nutricionista Carolina Gastaldo.

A lentilha é da família do feijão, do grão-de-bico e da ervilha e, assim como as outras leguminosas, é rica em proteínas e fibras. Por isso, é uma ótima alternativa proteica para quem não come carne. “A lentilha ocupa o terceiro lugar entre as leguminosas com maior quantidade de fibras. Além disso, contém ferro, ácido fólico, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, fibras e poucas calorias”, complementa a nutricionista. Em outras palavras, esse alimento é nutritivo e de baixo teor calórico, o que reforça a tese de que ela cabe muito bem em dietas saudáveis.

Foto: Matthias Lipinski

Quais são os benefícios da lentilha?

Quer saber por que você deve comer essa leguminosa não apenas no Ano Novo? Confira a lista dos principais benefícios da lentilha:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ajuda na perda de peso

O alto teor de fibras presente na lentilha promovem sensação de saciedade. Dessa forma, temos menos fome durante o dia. Além disso, as fibras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Portanto, ela ajuda na perda de peso se aliada a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas.

Melhora a saúde do coração

A lentilha contém nutrientes importantes para a nossa saúde cardiovascular, como o magnésio e o potássio, que previnem arritmias cardíacas e regulam a pressão arterial. E tem mais: as fibras ajudam no controle do colesterol e diminuem a absorção de gordura pelo organismo, prevenindo doenças.

Faz bem para pele, cabelo e unhas

A lentilha é tão nutritiva que acaba se tornando uma ótima aliada da saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Isso porque as proteínas presentes na leguminosa ajudam nosso corpoa produzir queratina. Além disso, por conter vitaminas do complexo B – principalmente a B7 – a lentilha previne o envelhecimento precoce.

Melhora o humor

Vitaminas, ácido fólico, ferro, fósforo e manganês, juntos, estabilizam o humor porque atuam diretamente no sistema nervoso central. Também vale mencionar que há outros benefícios da lentilha para a saúde mental, como o fato de ela conter triptofano, assim como a banana. Esse aminoácido estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comentários (1)
Comentar